Turismo sustentável é viajar com consciência ecológica!

O dia Mundial do Turismo Sustentável é comemorado em 27 de setembro, mas ainda falta muito para que o turista tenha uma consciência ecológica plena. Passa da hora para que viajantes tenham mais respeito pelo meio ambiente e cultura local. Quer conhecer as lições básicas?

 

Qual é o impacto ecológico que você deixa onde visita?

O turista que pratica o consumo consciente, é aquele que  sempre deixa boas impressões nos lugares que visita. Ele sabe que o turismo sustentável é fundamental na preservação das belezas naturais de onde visita. Respeitar o meio ambiente, significa dar valor à cultura local em todos os seus aspectos, quais sejam, sociais, culturais e econômicos.

“Turismo sustentável é o que salvaguarda o ambiente e os recursos naturais, garantindo o crescimento econômico da atividade, ou seja, capaz de satisfazer as necessidades das presentes e futuras gerações.”  Organização Mundial do Turismo (OMT) 

Por outro lado, as cidades, princpalmente aquelas com potencial turístico, devem fazer sua parte. Fomentar a educação ambiental de seus habitantes é obrigação das autoridades e das organizações não governamentais presentes.

Os países desenvolvidos respeitam mais o turismo sustentável!

Regras básicas para praticar o turismo sustentável:

Respeitar a cultura da comunidade que está visitando

Mais do que conhecer um lugar e suas belezas, é demonstrar alegria em conhecer seus moradores e outros turistas que também visitam a cidade.

Respeitar a cultura local e demonstrar interesse é sinal de que você está curtindo a visita. Conhecer as diferenças e ouvir histórias que lhe contam, é saber dar valor a esse momento de conhecimento da sua vida.

Faça novas amizades! Peça ao nativo ou um guia local, que lhe mostre as atrações da cidade. Gestos que representam muito e que no futuro, você dará ainda mais valor.

Dar preferência aos pratos típicos locais

Quando o visitante dá preferência aos pratos típicos do lugar, além de orgulhar os moradores, está praticando consumo com menos impacto. 

Significa que o alimento que você consome é de procedência conhecida e, certamente, por causa disso, é mais nutritivo. 

Selecionar com atenção quando comprar as lembranças do lugar

Comprar qualquer souvenir do lugar que visita, demonstra não só atenção a quem você vai presentear (ou para sua coleção de lembranças), mas uma forma de valorizar a cultura local.

Desse modo, você está dando força aos artesãos e, claro ao comércio local. Por outro lado, evite comprar qualquer coisa que cause danos à natureza. Verifique sua procedência e como foi feito. 

Separar com critério o lixo, dentro e fora do local onde estiver hospedado

Se for realmente um cara preocupado com turismo sustentável, colabore na separação correta do lixo que produzir. Use esse importante conhecimento nas suas viagens.

Além do mais, colabore com a cidade e, quando vir um lixo na rua, floresta, parque ou na praia, coloque-o na lixeira. Ideia legal é levar uma sacola biodegradável, para utilizá-la, quando necessário.

Não retirar peças e objetos do caminho

Ao fazer passeios em áreas ambientais, evite recolher plantas, pois isso pode prejudicar o ecossistema. Melhor mesmo é fotografar ou filmar. De qualquer forma, guardará a imagem daquilo que o atraiu.

Uma recordação diferente também, é entrevistar um personagem folclórico da cidade. É assim que suas lembranças sempre permanecerão vivas na sua memória!

Substituir tudo que for de plástico por artigos biodegradáveis

Procure levar com você, a sua garrafa de alumínio para colocar água. Copos e canudinhos de plástico, também podem ser substituídos.

Tenha uma sacola de tecido reciclado para carregar seus objetos pessoas, além dos óculos, carteira, dentre outras necessidades pessoais para o seu dia a dia de turista.

Não desperdiçar o que não é seu, como água ou energia

Não desperdice água ou a energia do lugar onde estiver hospedado. Tenha bom senso. Educação a gente traz de casa. Em qualquer lugar do mundo, água é uma preciosidade que não se deve desperdiçar!

Evite a troca desnecessária de roupa de cama e toalhas (se estiver num hotel, pousada ou hostel). Ao sair do seu quarto, apague a luz, o ventilador ou o ar condicionado.  

Fazer deslocamentos de maneira sustentável, a fim de evitar poluição ambiental

O chegado no turismo sustentável, sabe que os passeios a pé ou de bicicleta, são as melhores opções. Só use uma condução (taxi ou ônibus) se a distância for muito grande. Serve também para economizar combustível, caso esteja com seu carro.

O ideal é fazer um bom roteiro da sua viagem antes de tudo. Trace os lugares que vai visitar. Dê preferência àqueles menos distantes. Economizar é também uma forma de ter consciência ecológica!  

Dizer um "não" às atrações que exploram animais

Pule fora de atrações como "nados artísticos" com golfinhos, performances de animais, em circos e aquários, passeios em elefantes, camelos (até cavalos) e visitas a zoológicos. Isso é maltratar os animais para divertir os turistas! Sem essa!

Quer coisa mais ridícula do que tirar uma foto ao lado de um animal que, coitado, sabe-se lá o sacrifício que esteja fazendo para divertir essa galera? Turismo sustentável é respeitar os animais e rechaçar quem os maltrate! 

Fazer a mala, tanto na ida, como na volta, de maneira uniforme

Tanto para ir, como para voltar, a mala de viagem deve ser racional. Por isso, seja seletivo. Escolha roupas versáteis, que combinem em várias ocasiões.

Repetir roupa é uma forma de economizar no vestir, ou seja, leve pouca roupa. Até porque, sempre será uma boa, deixar aquela vaguinha para as lembranças, quando da volta! Assim, o peso da mala, tanto na ida, como no retorno será, praticamente, igual.  

Como rola o turismo sustentável no Brasil

Especialistas da área do turismo, ressaltam que para dobrar o número de visitantes no Brasil, é preciso que as práticas sustentáveis sejam conhecidas pela população local.

Aspectos negativos decorrentes do turismo, como exploração sexual, assaltos, dentre outros delitos que denigrem nosso turismo, só serão reduzidos se a educação for eficiente.

Então, é crucial políticas mais claras com relação ao desenvolvimento social, cultural, econômico e ecológico que fomentem o turismo sustentável no país!

A Greenco apoia todo tipo de viagem que seja sustentável e respeite os valores culturais, sociais e ambientais locais. Confira como as camisetas ecológicas vão cair super-bem quando você viajar mundão afora!