Vai viajar nas férias? Conheça 10 dicas para fazer um turismo sustentável

Tempo estimado de leitura: 3 a 4 minutos

Julho é mês de férias em muitos lugares do mundo. Infelizmente, nem todo turista está consciente de suas responsabilidades ecológicas. Se vai viajar, pratique o turismo sustentável. Continue lendo para conhecer e aplicar 10 dicas importantes.  

 

O Dia Mundial do Turismo Sustentável é comemorado em 27 de setembro

Os princípios de sustentabilidade defendidos pelo UNWTO (United Nations World Tourism Organization) ou 'Organização Mundial do Turismo', referem-se aos aspectos ambientais, econômicos e socioculturais do desenvolvimento turístico.

3 pilares do turismo sustentável:

  1. Recursos ambientais - manutenção dos processos ecológicos visando a prservação do patrimônio natural e a biodiversidade local.

  2. Recursos materiais - manutenção da autenticidade sociocultural local, como o patrimônio cultural e seus valores tradicionais.

  3. Recursos financeiros - fomento à atividade comercial e artística local, assegurando as operações econômicas, proporcionando benefícios socioeconômicos a partir da manutenção de seus empregos e de renda.

Viajar com consciência ecológica, é praticar o turismo sustentável!

Aplique essas 10 dicas para tornar seu turismo sustentável:

1 - Faça e desfaça suas malas com critério e organização

Roteiro de viagem pronto, agora é arrumar a mala que deve ter uma distribuição racional. Escolha as roupas mais leves que possam ser usadas em diversas ocasiões. Quanto menor a quantidade de roupas e acessório, mais espaço na mala vai sobrar para as lembrancinhas que trouxer da viagem. Leve seu copo, garrafa e até talheres biodegradáveis ou feitos de madeira ou alumínio. 

2 - Escolha um guia turístico nativo

Ao chegar, procure um guia nativo de confiança. Faça todas as perguntas necessárias para se inteirar do que rola na cidade. Seja do tipo extrovertido e pergunte mais sobre a história local, suas lendas e seus tipos marcantes. Se der, faça uma entrevista com os personagens mais interessantes.    

3 - Dê preferência aos pratos típicos

Na hora do rango, dê preferência à culinária típica da cidade. Escolha sempre comidas mais leves. Varie sempre para dar uma força à economia local.  

4 - Nas compras, escolha o artesanato local

Ao comprar um souvenir, prefira aquele artigo produzido pelos moradores da cidade, valorizando sua arte. Diga não somente aos produtos não sustentáveis, como os feitos de plástico.  

5 - Evite usar artigos de plástico

Julho é mês de férias em várias partes do mundo, mas também é mês de consciência ecológica, principalmente dos turistas. Assim, foi criada a campanha #JulhoSemPlastico, que apoia o banimento toal de produtos feitos de plástico. Prefira produtos feitos de material reciclado que imitem plástico ou, por exemplo, essas lindas bolsas e mochilas da Greenco.

6 - Evite retirar plantas ou outros objetos

Quando for visitar áreas ambientais, evite arrancar uma plantinha ou peças para guardar de lembrança.  A melhor alternativa é tirar fotos, a melhor forma de reter na memória as coisas boas da sua viagem que mais lhe chamaram a atenção.

7 - Dê preferência aos transportes sustentáveis

Se não precisar de guia para visitar um determinado lugar, alugue uma bicicleta. Se for mais distante, prefira ir de ônibus ou taxi. Mais uma forma de contribuir para a economia local. Outra forma legal de fazer turismo, é pegar uma carona. 

8 - Denuncie as atrações que exploram animais

Se houver alguma atração que utilize animais como forma de exibir suas "qualidades", evite. Caso haja maus-tratos, denuncie. Exemplos de programas que abusam de animais: nados artísticos, circos, aquários e passeios à cavalo, dentre outras crueldades.  

9 - Não desperdice água e nem energia

A economia consciente de água ou energia é obrigação ecológica em casa ou fora dela. Como a água é preciosidade em qualquer lugar do mundo, economize sempre quando dela fizer uso. Vale também para a energia. Quando sair do local em que  estiver hospedado, apague tudo ou tire da tomada. 

10 - Separe com critério o seu lixo

O lixo é igual em todo o mundo, mas sua distribuição criteriosa depende da responsabilidade da cada um. Separe o lixo quando for descartá-lo. Faça isso tanto no lugar em que está hospedado, quanto na rua, floresta, parque, clube e na praia. Você ajuda o meio ambiente e dá exemplos para aquele "distraído" que não tem esse tipo de consciência.    

Viajar é muito legal. Mas ter consciência ecológica é fundamental para que seja um turismo sustentável. Essa responsabilidade garante a salvaguarda do meio ambiente, além de contribuir para o crescimento econômico e o aprimoramento sócio-cultural do lugar visitado.   

Se apoia o turismo sustentável, o momento é de conhecer a Coleção Viajantes da Greenco.