Para quem exatamente as pessoas se vestem? Para elas ou para os outros?

É para ficar na moda ou as pessoas se vestem para se sentirem bem? Quais as cores de roupas que definem a personalidade de cada um? Quer saber como rola uma parada tão subjetiva como essa, mas que pode fazer diferença para o astral e o seu jeito de ser? Continue lendo.

A escolha da roupa é uma forma de externar um sentimento, uma ideia ou uma mensagem. 

Para a consultora de imagem e personal stylist Karen Leão, "a maneira como nos vestimos diz muito sobre a nossa personalidade, por mais que, na maioria das vezes, esse não seja um processo consciente."

Na verdade, as roupas podem ser vistas como uma espécie de “segunda pele” que se transmuta de acordo com o perfil de cada um, isto é, como você se vê e se relaciona com você mesmo, com o seu corpo, com o seu ambiente. 

Estudos demonstram que o ser humano é afetado pelas cores e por seus diferentes graus de luminosidade. Por esse motivo, que num dia nublado ou chuvoso, muita gente se sente mais triste. E essa influência também impacta a maneira como a pessoa se veste.

No plano físico, a roupa aguça, no mínimo, três dos sentidos: visão, tato e olfato, pois os tecidos possuem cores, cortes, texturas e cheiros. 

O jeito de se vestir pode revelar o estilo de cada um. Qual é o seu?:

  • Clássico: estilo de quem é conservador para se vestir. Gente conectada com a estabilidade e o perfeccionismo. São elegantes e não abrem mão do conforto. 

  • Trendy: esse é o estilo de quem acompanha a moda. Adora chamar a atenção e, por isso, prefere agradar mais aos outros do que ela mesma.

  • Minimalista: a galera que se enquadra nesse estilo, se satisfaz com pouco. Assim como na vida, um minimalista acha que quanto menos roupa, melhor. Ele sabe combinar as peças e só compra roupa reciclada ou de segunda-mão.

As cores das roupas revelam a sua personalidade!

Como estilistas, especialistas e consultores de moda “enxergam” as cores das roupas, seus efeitos e a personalidade de quem as usa:

PRETO

"O preto é uma cor que se leva a sério", diz a especialista em moda e estilo Karen Haller. Na psicologia, o preto é visto como indicador de prestígio, poder e inteligência. Por isso, nas universidades a beca de graduação é preta. Quem gosta de usar roupa preta é ambicioso e decidido.

 

MARROM

O marrom, a cor da terra, é considerado uma tonalidade confiável, forte e estável. Quem gosta de usar mais essa cor é mais fechado, tipo “pé-no-chão” e racional.

 

AZUL

Analistas de moda concordam que o azul é a cor de roupa ideal para uma entrevista porque irradia confiança e lealdade. Por isso, muitos uniformes de trabalho são azuis. Cientistas da Universidade da Colúmbia Britânica, descobriram que os tons escuros de azul são calmantes. 

 

VERDE

Para Leatrice Eiseman, diretora executiva do Instituto Pantone e autora de "Lively with Color", quem prefere verde, leva uma vida pública ativa, sendo financeiramente estável. Cientistas da Universidade de Amsterdã concluíram que a roupa de cor verde aumenta o astral de quem a usa e dos que estão à sua volta. 

 

VIOLETA

No passado, o roxo era a cor predileta dos aristocratas. O tom remete ao luxo e sofisticação.Especialistas em moda, afirmam que a pessoa que veste roxo é sensível, com tendências místicas, além de ser criativa e perspicaz. 

 

VERMELHO

Cor forte e chamativa que representa a paixão e a força, por isso, está associada à energia e à emoção. A pessoa que usa roupa vermelha tem personalidade forte e é cativante, mas é narcisista.

 

AMARELO

A cor da luz pode ser considerada a cor da felicidade. De acordo com as pesquisas, o amarelo influi bastante no ambiente e muito mais em quem usa rouda dessa cor, porque elaajuda a elevar a produção de serotonina no cérebro, acelerando o metabolismo. Quem é chegado no amarelo é hiperativo e sentimental.  

 

BRANCO

O branco é considerado o símbolo da paz porque transmite ordem e tranquilidade. Os chegados na roupa branca são pessoas  simples e objetiva que amam a liberdade e ficar de boa.  

 

ROSA

Para os estilistas, o rosa é a cor predileta dos adolescentes. Na verdade, é uma cor usada por quem tem mente mais aberta e que não se importa com o preconceito. Isso acontece mais com os homens que usam rosa, pouco ligando para a opinião dos outros.  

 

LARANJA

O laranja está ligado à diversão e às comemorações festivas. Os amantes dessa cor são alegres, criativos e adoram mudanças. Por isso, são calculistas e precavidos.

 

CINZA

Os consultores de moda têm o cinza como a cor do equilíbrio por ser neutra. O armário que tiver mais roupa cinza, pertence a uma pessoa que não gosta de aparecer, sendo discreta e madura. 

A construção da moda tende sempre a seguir a cultura e a situação social de um lugar, pois é uma das mais influentes formas de expressão de um povo e no que ele acredita. 

A moda que não morre: os trajes típicos mais famosos do mundo

  1. China - O traje típico chinês é o qipao ou cheongsam, uma espécie de quimono que sempre foi símbolo de elegância. No seu design constam uma gola diagonal e um corte mais justo. 

  2. Alemanha - As conhecidas "roupas de festa" alemãs, são inspiradas nas vestes de camponeses que viviam nos Alpes. O traje feminino, dirndl, é composto por um corpete com babados no decote, uma camisa com um avental xadrez e uma saia. O traje masculino, lederhosen, é uma calça de couro que fica acima do joelho, meias altas, suspensórios e um chapéu com pena.

  3. Escócia - A peça mais conhecida do vestuário escocês são as kilts, saias xadrez utilizadas pelos homens. Antigamente, os clãs podiam se reconhecer apenas pelo padrão do xadrez do tecido.  

  4. Japão - O kimono nipônico é a peça mais tradicional do país. Ele pode ser usado, principalmente, em eventos super-formais, como em casamentos, festivais e nas cerimônias de chá. 

  5. Egito - O traje típico egípcio é o hijab e o véu. Em alguns locais pode até ser comum vestir a burca, sem ser obrigatório. As roupas são feitas com tecidos de ótima qualidade com caimentos que fazem sucesso no mundo inteiro, além de fonte de inspiração para muito estilista.

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