Fitocosmética: o processo que liga a beleza com a natureza!

As melhores soluções para o bem-estar pleno das pessoas se encontram mais perto do que se imagina: na natureza. Uma dessas soluções, é a fitocosmética: o custo-benefício que compensa. Além de fazer bem, reafirma o sucesso da parceria "homem-natureza". Prossiga.
ideias em blog

Fitocosmética: tudo a ver com o biomimetismo!

A fitocosmética tem relação direta com o biomimetismo, pois a natureza é também a sua fonte.

É o que atesta Karla Constâncio, farmacêutica e presidente da K Constâncio, para quem, "O princípio do biomimetismo está na pergunta: o que a natureza faria pra resolver determinado problema? Toda fitocosmética tambem parte desta pergunta, então podemos concluir que existe uma solução natural e cientificamente embasada para todos os males.".
Os fitocosméticos são cosméticos com formulação associada a plantas medicinais com propriedades terapêuticas e outros benefícios para o corpo.  

Essas plantas são cultivadas seu processamento na forma de extratos, óleos essenciaisóleos vegetais e manteigas que são fontes de obtenção de ácidos graxos, ésteres e álcoois graxos, que se tornam emulsionantes, emolientes e hidratantes. 

A tendência é que os “cosméticos verdes” substituam os cosméticos convencionais, que possuem formulação com predominância de derivados minerais e animais. 

Beleza e higiene: relação direta com a natureza desde as primeiras civilizações!

get it clinic

A íntima união com a natureza no campo da cosmética, não é uma tendência atual. Isso vem de longe!

No Egito Antigo, Cleópatra era, além de poderosa, super-vaidosa. Por isso, deu muita força à pesquisa na área da cosmética. Foi em seu reinado que um famoso guia de beleza fo lançado: “Cleopatre Gynoecirium Libri”, com dicas de cuidados higiênicos e tratamentos de afecções da pele à base de pomadas coloridas e linimentos extraídos de plantas.

Na Mesopotâmia, as plantas sagradas, na verdade, medicinais, eram utilizadas na produção de unguentos e bálsamos, com finalidades cosmética e terapêutica.

Na China e na Índia, a grande incidência de plantas aromáticas colocou ambos os países no topo da lista de exportadores de óleos essenciais desde aquela época.

Na Grécia Antiga, foi lançado um guia que, como no Egito, fez muito sucesso na área da beleza. No guia, “Os Cosméticos de Ovídio”, podem ser encontradas diversas receitas de pomadas com princípio-ativo vegetal. 

O fitoesterol é um tipo de molécula encontrada nos alimentos de origem vegetal.

A molécula do fitoesterol possui estrutura parecida com a do colesterol. A vantagem é que. diferentemente, a substância, quando absorvida pelo organismo, reduz os níveis de gordura no sangue, portanto, importante no tratamento de doenças cardiovasculares.

Essa substância quando processada em extratos vegetais, da protege a pele e as membranas celulares da ação dos agentes ambientais, como poluição, variações climáticas e contra os raios UV.  

giro marilia

5 espécies de plantas que agem como o princípio-ativo dos fitocosméticos:

1 - Alecrim

Característica: antisséptico e estimulante circulatório.

Princípio-ativo: combate estrias e dermatites seborreicas.

2 - Calêndula

Característica: anti-inflamatório e antifúngico.

Princípio-ativo: acelera a cicatrização e a hidratação, principalmente no tratamento de queimaduras solares, eritema das fraldas e rugas. 

3 - Camomila

Característica: anti-inflamatório.

Princípio-ativo: fixa melhor o clareamento do cabelo. Para o relaxamento dos músculos faciais, tonificando a pele, reduzindo as olheiras e as bolsas das pálpebras.

4 - Erva-do-caril

Característica: antialérgico e anti-inflamatório.

Princípio-ativo: acelera a cicatrização e a regeneção da pele, sendo usado muito em escaras, acne e rosácea.

5 - Sálvia

Característica: antimicrobiano e anti-inflamatória. 

Princípio-ativo: aumenta  o brilho do cabelo, tem função de demaquilante facial e é indicado para tratamento de peles envelhecidas, oleosas e com acne. 

Características que diferenciam os FITOCOSMÉTICOS da MEDICINA FITOTERÁPICA

  • Não contêm substâncias derivadas de órgãos animais.
  • São extratos obtidos de plantas cultivadas biologicamente ou coletadas espontaneamente, longe de fontes diretas de poluição.
  • Possuem todos os ingredientes ativos da planta utilizada, em vez do único ingrediente ativo isolado (o que poderia também dificultar na identificação de sua origem).
  • Contém a quantidade estritamente necessária de conservantes para que o cosmético preserve suas propriedades, aumentando seu prazo de validade.

    Segundo os místicos, essa "união cósmica" homem-natureza é essencial para  manter a sáude e o bem-estar físico e mental. A conexão real com o Universo!