Couro vegano: a solução que protege o meio ambiente e os animais

A degradação do meio ambiente e seus impactos é uma das grandes preocupações que rola atualmente. Esse quadro piora mais ainda, quando existe crueldade e matança de animais para consumo. O couro vegano vai mudar esse panorama sombrio. Leia para saber mais. 

O couro vegano está presente nos melhores calçados do mercado! 

O couro vegano é feito a partir de componentes do algodão orgânico, abacaxi, pet, elastano ou borracha natural. Ao contrário do couro comum, além de não poluir, evita a crueldade contra os animais.

Desse modo, os produtos feitos de couro comum, depois de descartados, entopem os aterros sanitários ou poluem outros ambientes. Além do mais, também igual ao plástico, leva anos para se degradar.

As indústrias de artigos feitos com couro, emitem em torno de 700 milhões de toneladas de CO2 por ano de acordo com o Estudo Global de Indústrias de Vestuário e Calçados.

Para colocar esse dado em perspectiva, o número se compara às emissões de gases de efeito estufa produzidas por quase 149 milhões de carros conduzidos durante um ano.

Em outras palavras, as criações de gado e de outros rebanhos de onde se retira o couro, representam o equivalente a 14,5% de todas as emissões de gases de efeito estufa no planeta Terra. As vacas, por exemplo, são responsáveis por mais emissões do que qualquer outra espécie de animal. 

O couro comum, matéria-prima para fazer sapatos, bolsas, carteiras, etc., como subproduto da indústria da carne, contribui para a matança de mais de 1 bilhão de animais em todo o mundo.

Depois de retirada do animal, a pele passa por um tratamento especial, onde se torna imputrescível, pronta para ser utilizada em vários produtos. 

3 tipos de couro que podem "enganar" o consumidor:

1 - Couro sintético

É um produto que engana bem o mais distraído, pois é feito à base de petróleo e vários produtos químicos com toxicidade elevada. Algumas variações do couro sintético são produzidas com cloreto de polivinil, ou PVC que também contém aditivos químicos ligados a muitos problemas de saúde.

2 - Couro vegetal

Pelo nome, o menos informado vai logo imaginar que o couro vem da planta e não é de origem animal. Nada disso. O couro passa por um processo de curtimento onde é usado o tanino, ao invés do cromo. Portanto, o que acontece é que esse “couro vegetal”, nada mais é do que uma pele de animal que passa por um curtimento com um vegetal, o tanino, extraído da casca de uma árvore chamada Acácia.

3 - Couro ecológico

Nome usado também para “enganar bobo” porque também é feito de pele animal. Trata-se, portanto, de “greenwashing”, ação praticada por fabricantes mal-intencionados que criam uma falsa aparência de sustentabilidade em seus produtosinduzindo o consumidor ao erro por este pensar que está comprando algo para ajudar a natureza.  

Os curtumes de couro estão classificados entre os 10 maiores problemas de poluição tóxica em todo o mundo, de acordo com o The Smith Institute de Nova York, e o  Environmental Protection Agency (EPA). Na indústria de bronzeamento de couro rola muita poluição também.

couro tradicional tende a entrar em declínio, pois a moda sustentável não permite esse tipo de produto em suas confecções.

Os pesquisadores descobriram a solução que poupa o meio ambiente e os animais! 

Surge o couro vegano

O couro vegano pode ser feito à base de cortiça ou algas. A maioria das empresas de moda sustentável utiliza na confecção de seus calçados veganos, componentes originados da mistura de algodão orgânico, cana de açúcar, elastano, pet ou de retalhos de tecidos reciclados.

O couro vegano tem alta resistência mecânica e seus laminados podem ser também utilizados para fazer móveis, cadeiras, poltronas, sofás, cabeceiras de cama, além de artigos de decoração para diversos segmentos.

O tênis vegano dura muito?

Desde que a qualidade seja comprovada, como é o caso dos tênis da Greenco e se você cuidar bem do seu tênis, pode ter certeza de que ele vai durar uma data!

Composição de um calçado vegano (como o tênis da Greenco):

  • SOLADO: fabricado com EVA de cana de açúcar (Espuma Vinílica Acetinada) de cana de açúcar. Esse tipo de espuma é muito usado no artesanato, produtos infantis, material escolar e para a confecção de esteiras de academias de ginástica. Outro material utilizado é a borracha natural ou reciclada. 
  • PALMILHA: igualmente fabricado com EVA de cana de açúcar. Algumas empresas utilizam sobras de tecidos, aplicando o processo conhecido como “logística reversa”, adotado na economia circular. 
  • CABEDAL: o tênis da Greenco utiliza 96% Pet reciclado e 4% elastano, mas a composição poderá ser de algodão orgânico também. 

A composição de todo produto que contém couro vegano está isenta de metais pesados tóxicos como o bário, presente em laminados de couro comum, assim como outros elementos comuns presentes em fertilizantes agrícolas.

Os tênis da Greenco, em síntese, são feitos com materiais naturais e reciclados para serem usados em qualquer ocasião porque são elegantes, confortáveis e leves. Dá uma conferida aqui.