Conheça o telhado verde, opção sustentável para que embeleza e ajuda as cidades!
Tempo estimado de leitura: 3 a 4 minutos
Opções inteligentes que possam reduzir os impactos no meio ambiente causados pela irresponsabilidade humana ou outros fatores naturais são sempre bem-vindas. Nesse contexto, surge mais uma ideia - nem tão recente - para “refrescar” as cidades: o telhado verde. Leia mais.
O telhado verde, além de vários benefícios, dá um toque de natureza aos prédios e casas, criando uma atmosfera visualmente atraente.
O telhado verde é um conjunto de telhas cobertas com vegetação rasteira normalmente plantada sobre uma membrana de impermeabilização, o que permite atuar como um filtro de ar natural.
Nas áreas urbanas, onde os edifícios e o asfalto são os maiores responsáveis por absorver o calor que resulta no aumento das temperaturas, o telhado verde ajuda a neutralizar o calor, pois sua vegetação suspensa absorve a radiação solar e libera umidade (“evapotranspiração”), mantendo a temperatura local mais baixa do que o ambiente externo.
A principal função do telhado verde é capturar e remover poluentes, ou seja, sua vegetação absorve dióxido de carbono e libera oxigênio, melhorando a qualidade do ar. Além disso, a cobertura verde proporciona isolamento, reduzindo a necessidade de aquecimento e resfriamento. Essa camada de vegetação, por sinal, funciona como uma barreira que mantém o interior do local mais fresco no verão e mais quente no inverno.
Origens do telhado verde
Os primeiros jardins nos telhados são conhecidos como os jardins suspensos de Semiramis (Babilônia), a atual Síria, sendo considerados uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Nos dias atuais, projetos semelhantes, como os de jardins suspensos, são mais aplicados em hotéis de alto luxo, centros de negócios ou em mansões. Em síntese, seja num edifício residencial, comercial ou público, um telhado verde pode transformar o espaço em um oásis atraente e saudável tanto para o meio ambiente, quanto para as pessoas.
A cidade de Basileia (Suíça) é aquela que possui maior número de casas ou prédios com telhado verdade do mundo. Isto porque em 2002, instituiu a "Lei de Construção Civil", quando todo prédio novo ou antigo deve ser reformado com telhado verde. Existem outras cidades pelo mundo com a mesma ideia.
Em resumo, são os seguintes os benefícios que o telhado verde proporciona:
Fornece um amortecedor de águas pluviais
Um telhado verde absorve a água da chuva por meio do amortecimento da água nas plantas e na camada de drenagem. Essa ação retarda o escoamento no sistema de esgoto. Como vai estabilizar o nível do lençol freático, irá reduzir o risco de inundações. Pesquisas demonstraram que os telhados verdes podem reter até 70 a 90% da água da chuva.
Purifica o ar
As plantas de um telhado verde filtram as partículas do ar e as convertem em dióxido de carbono (CO2) em oxigênio.
Reduz a temperatura ambiente
As plantas absorvem 50% da luz do sol recebida e 30% é refletida, o que ajuda a criar um clima interno mais agradável, por causa do telhado verde. Isso significa que o ar condicionado não precisa trabalhar tanto. O efeito cascata vale aqui também, porque essa "frescura" irá afetar as imediações do prédio e, por consequência na temperatura na cidade que terá por volta de reução de mais ou menos 3°C, segundo pesquisadores.
Aumenta a eficiência do painéis solares
Um telhado verde reduz a temperatura do teto da casa, tornando-o mais frio. Por isso, a eficiência dos painéis solares aumenta, o que irá reduzir os custos de energia.
Reduz o barulho interno e externo
Um telhado verde funciona como uma barreira sonora em toda residência. Ele absorve o som e, portanto, proporciona um ambiente mais silencioso, tanto dentro quanto fora de seu edifício.
Aumenta o tempo de vida do telhado
Um telhado verde protege o material da cobertura contra influências externas, como sol, chuva, vento e flutuações de temperatura e duplica ou até triplica a vida útil do telhado para até 60 anos ou mais. Você recuperará o investimento em seu telhado verde "rapidão".
Valoriza a casa ou o prédio
A aparência natural e sustentável, combinada com a redução dos custos de energia e a extensão da vida útil do seu telhado, significa um aumento no valor da sua propriedade.
Aumenta a biodiversidade local
As ervas, gramas ou plantas hospedeiras que complementam a vegetação do telhado verde, atraem os pássaros, borboletas e insetos. O ecossistema local, claro, será outro grande beneficiado.
Cria uma camada adicional anti-fogo
As plantas contêm naturalmente muita umidade. Por isso, tendo um telhado verde, você cria uma camada natural resistente ao fogo.
Aumenta a sensação de bem-estar do trabalhador
Tabalhar em um ambiente verde tem um efeito positivo sobre a produtividade indivividual. A vegetação proporciona relaxamento e reduz o estresse. A vida menos corrida dá mais prazer, como reza a cartilha do "Movimento Slow", por exemplo.
Cria um ambiente relaxante e curativo
Se o telhado verde for numa clínica ou hospital, a vegetação vai estimular a recuperação mais rápida dos pacientes.
Mais interação social e menos vandalismo
Trabalhar ou viver num ambiente verde, certamente, aproxima as pessoas por causa do clima ameno, não só literlamente, mas em termos de conexão. Os positivos se atraem. Essa observação faz sentido porque, segundo pesquisas, áreas com mais vegetação sofrem menos com agressões, violência e vandalismo. Provavelmente, a vibe contamina o ambiente externo também.