Conheça as baterias de informação que armazenam energia em formato de dados

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Novas ideias não param. E para acompanhar esse ritmo, aumenta a quantidade de dispositivos eletrônicos que precisam de baterias. Mas, elas são caras e de segurança duvidosa. Surge no mercado mais uma solução para esse problema: as baterias de informação que armazenam energia em formato de dados. Leia mais.

As baterias de informação poderão armazenar energia usando a infraestrutura de computação em grande escala. 

Além do baixo custo em comparação com as baterias de íons de lítio e a energia hidrelétrica bombeada, as baterias de informação poderão resolver o problema de recarga dos equipamentos (intermitência) de energia limpa.

Como no caso da energia solar que reduz o fonecimento durante a noite e sua reposição consome muita energia, elevando o custo das baterias comuns. A energia eólica, tem o mesmo problema em dias que não há vento suficiente.

Para atender tais deficiências da rede e evitar os altos custos decorrentes da reposição de carga, a adoção de energia renovável foi descartada durante os períodos críticos, dando lugar para as usinas de energia convencionais que queimam combustíveis fósseis.

As baterias com água do mar, igualmente, poderão aumentar o tempo de carga se comparadas com as baterias tradicionais.

Pesquisadores da University of Califórnia - San Diego idealizaras as baterias de informação a partir da elaboração do projeto que levou o nome de “Information batteries: storing opportunity power with speculative execution” (Baterias de informações: armazenamento de energia com execução especulativa”, em tradução livre), publicado na revista, Energy Informatics Review da SpringerOpen. "Do jeito que as coisas estão indo, em cinco anos, a quantidade de energia renovável desperdiçada anualmente na California, será equivalente à quantidade de energia que Los Angeles usa a cada ano", disse Barath Raghavan.

Baterias de informação: resolvendo o problema da intermitência e diminuindo a pegada de carbono

De acordo com o Office of Energy Efficiency and Renewable Energy, as baterias de informação fornecerão dados, através de cálculos computacionais para armazenar energia nos grandes "Data Centers" do Google, Meta, Microsoft e do YouTube que transcodifica, diariamente, mais de 700.000 horas de vídeos em diferentes resoluções. Elas também serão úteis também na renderização de filmes de Hollywood que consomem de 10 a 50 vezes a energia equivalente de um edifício comercial. 

Os data centers, portanto, se tornaram grandes responsáveis pelo aumento da pegada de carbono, por causa do excesso de dados gerados.

A função das baterias de informação será de converter os dados de programas computacionais em energia

"Nesse contexto, os pesquisadores acreditam que um grande armazenamento de energia limpa será possível a partir de uma integração dos grandes sistemas. Nesse sentido, ainda será possível que as baterias de informação armazenem os dados não estruturados da literatura."

As baterias de informação terão capacidade de armazenar conhecimento diretamente de textos numéricos com base em imagens de publicações, patentes e outros arquivos. 

Em outras palavras, a partir da utilização das baterias de informação, será possível identificar e coletar informações de documentos por meio da mineração de textos, coletando em tempo mínimo, um grande volume de dados literários, arqueológicos e de outras fontes importantes.

Assim, serão geradas e estruturadas novas bibliotecas de informação e de pesquisa com menor consumo de energia e baixo custo.

 Considerações Finais

As baterias de informação permitirão não somente a recarga de energia limpa a um baixo custo, como também aumentarão a produção de dados com menor consumo de energia. Portanto, além de úteis para a sustentabilidade do meio ambiente, elas viabilizarão as pesquisas e expandirão o conhecimento da humanidade, facilitando a vida de todos. Unindo o útil ao agradável.   

bazar greenco