A alimentação de antigamente era mais saúdavel do que a atual?

Por ter sido consumida “diretamente da fonte”, sem agrotóxicos e sem conservantes, a comida de antigamente pode ser considerada como mais saudável do que agora, ainda que a tecnologia ofereça muitas vantagens. Leia para saber como os padrões antigos de alimentação podem ser "copiados" atualmente.

A “comidinha da roça” ou caseira, faz sucesso até hoje! 

Naquele tempo, nossos antepassados se alimentavam de grãos integrais e vegetais fresquinhos, sem agrotóxicos e os temperos eram à base de ervas de procedência conhecida, assim como as frutas, colhidas  diretamente das árvores do próprio quintal ou terras. 

Antigamente, as banhas de porco e de outros animais eram usadas para fritar os alimentos. Mas , hoje em dia, quando as pessoas vão fritar batata, mandioca e carnes, costumam recorrer aos óleos vegetais ou até mesmo à fritadeira elétrica que, pelo menos, passou a ser uma alternativa bem mais saudável. 

No caso do óleo vegetal, nem sempre ele será nutritivo como anunciam, porque quando aquecido ele libera a substância acroleína, que é tóxica e pode estar associada ao surgimento de alguns tipos de câncer. 

Por sua vez, as carnes vinham de aves ou de animais criados em fazendas ou sítios, aguardando o tempo de crescimento e maturação normal, sem a exposição de estresse dos tempos modernos.

Nesse ponto, não existe muita saudade, porque movimentos como o “cruelty-free”, combatem a matança de animais e o consumo de produtos de sua origem.

Não importa a época, os hábitos alimentares sempre foram influenciados por valores culturais e por outros motivos, como religião, clima, regionalidade, agricultura e situação econômica. 

“Uma cultura pode ver o alimento como uma forma de saciar a fome e outra como uma fonte de prazer e oportunidade de socialização.” 

2 tendências na alimentação mundial:

  1. Tradicionalista - se baseia em produtos primários, dando prioridade total à agricultura, recomendando a contenção da industrialização alimentícia. 
  2. Modernista - o objetivo é aumentar a produção de alimentos a partir de fórmulas industrializadas, resultando vários tipos de alimentos: "de conveniência"; "desenhados" e alimentos "sintéticos", como os alimentos transgênicos. 

O lado negativo dos alimentos modernos, é o excesso de corantes e conservantes.

A “pureza” dos tempos passados foi, aos poucos, sendo substituída por conservantes e corantes, alimentos ultraprocessados e de preparo instantâneo, como hambúrguers, salsichas, macarrão com temperos artificiais, pizzas, sucos de caixa ou em pó. Muita comida se tornou muito artificial e, às vezes, com gosto diferente do original.

E justamente por causa do aumento do consumo de alimentos ricos em gorduras, sal e açúcar, houve um acentuado aumento das chamadas “Doenças Crônicas Não Transmissíveis” (DCNT):

  • Obesidade

  • Doenças cardiovasculares

  • Disfunções hormonais

  • Doenças cancerígenas

  • Diabetes

Desses males físicos, surgem os efeitos de ordem emocional: 

  • Culto excessivo ao corpo 

  • Rotina alimentar desencontrada, sem padrão

  • Autoestima baixa

  • Estresse frequente

  • Bulimia

  • Anorexia

A tecnologia na alimentação tem seu lado positivo

Com o avanço das técnicas de conservação de alimentos, houve aumento do abastecimento dos alimentos, reduzindo a desnutrição

Nesse contexto, a tecnologia na alimentação é positiva, desde que não substitua a sua conexão com a natureza. Todo esse progresso deu início a uma nova era na área da alimentação: a Ciência da Nutrição

7 benefícios do sistema alimentar atual em comparação com antigamente:

  1. Aplicações genéticas no cultivo de plantas e na criação de animais 

  2. Mecanização agrícola 

  3. Desenvolvimento dos processos técnicos para a conservação de alimentos

  4. Pasteurização do leite 

  5. Descobertas sobre fermentação 

  6. Congelamento de polpa de frutas

  7. Hidroponia

Uma boa maneira de unir o útil ao agradável, é simples: aliar o que é de positivo do presente com os hábitos sadios do passado. 

Em outras palavras, a mudanças de hábitos, significa a prática de atividades físicas junto ao consumo de alimentos que não sejam ricos de em gordura e açúcar, dando preferência às frutas, legumes e verduras. 

Uma “alimentação consciente” é o resultado dos hábitos sadios do passado e do presente, que terão relfexos positivos no futuro. O melhor, será consultar o nutricionista.

O papel do Nutricionista é fundamental nos dias atuais!

A saúde é muito mais do que a ausência de doença. É uma qualidade positiva, enfatizando o bem-estar físico, social, intelectual, emocional e espiritual.

O resultado da nutrição ideal, fornecendo todos os nutrientes em espécie e quantidade, é a pedra angular da boa saúde e da vanguarda da prevenção. Um bom nutricionista pode fornecer todos esses benefícios para você.

Aproveite e confira aqui os produtos da Greenco. Esses, respeitam a NATUREZA e, claro, VOCÊ também!