10 dicas de lugares do planeta onde tem a melhor comida vegana

Tempo estimado de leitura: 4 a 5 minutos
Com a chegada da Internet, você pode encomendar a comida da sua preferência e não precisa sair de casa. Mas, há quem prefira ir a um restaurante para saborear seu rango favorito. Outros vão mais longe, pois adoram viajar para conhecer "in loco" a melhor culinária vegana que rola no mundo. Conheça dez desses lugares.

Antes de planejar sua viagem, procure saber quais os países fazem a melhor cozinha vegana do mundo

Os veganos, por serem mais exigentes do que os vegetarianos, ainda têm dificuldades para escolher lugares onde se vende comida vegana confiável, porque nem todos o fazem. Ainda assim, as opções são muitas, porque a tendência sugere que o leque de restaurantes veganos vem aumentando.

Um a consulta criteriosa é importante, porque deve-se respeitar a cultura alimentar do país visitado

Alguns países possuem forte identidade carnívora, por exemplo, como Austrália, EUA, Argentina e Japão. A alimentação básica desses lugares é de origem bovina, suína e de outros animais. Por outro lado, a título de comparação, a culinária do Reino Unido tem seu forte no lado vegetariano, em parte, devido às imposições das crenças religiosas. Se for visitar outros países de culturas mais radicais, uma consulta mais meticulosa deve ser feita.

Controvérsias vegetarianas

Em termos de vegetarianismo, existe um desacordo de posturas com relação ao que pode ser ingerido ou não. Algumas alas admitem a ingestão de peixes e frutos do mar, ovos e produtos lácteos. Outras não. Alegam que tais variações possuem proteína animal. A controvérsia permanece, sem consenso.

O vegetarianismo clássico, no entanto, não permite a ingestão de qualquer produto de origem animal. O importante é respeitar a dieta vegetariana que é variada.

A dieta vegana não dá margem à qualquer variação

O veganismo não somente combate a ingestão de comida com proteína animal, como também a toda e qualquer utilização de produtos fabricados com partes de animais ou que sejam resultado de experimentos que os tenham usado como cobaia. Além disso, o veganismo luta pela proteção do meio ambiente.

Restaurantes veganos estão se alastrando rapidamente

É notável o crescimento exponencial do número de estabelecimentos veganos, como confirma o site Happy Cow, ótima fonte de consulta não somente para veganos, como para vegetarianos de todo o planeta

Conheça os restaurantes de dez países onde você pode comer a melhor comida vegana do planeta. 

1 - Zurique, Suíça

Situa-se numa das mais importantes cidades suíças o restaurante vegetariano mais antigo do mundo: Hiltl que abriu as portas em 1898 e atualmente recebe 1.500 clientes/dia. Outros restaurantes se sobressaem com top na slista dos melhores: Tibits, Elle’n’Belle, Marktküeche e Samses.

2 - São Paulo, Brasil 

A capital paulista é um dos maiores centros gastronômicos do planeta e por isso, “prato cheio” para vegetarianos e veganos. Muitas alternativas para essas tribos, destacando-se: Vegacy, Barão NaturalLoving Hut Casa Raw onde são servidos os melhores pratos raw vegan do país

3 - Berlim, Alemanha

O veganismo em terras germânicas cresce mais do que em qualquer lugar da Europa. Em menos de 5 anos teve um aumento de 800%. Por isso, Berlim ganhou o título de “capital vegetariana do mundo”, dado pela famosa revista vegetariana Saveur. A cidade conta com mais de 30 cafeterias, lanchonetes, restaurantes e lojas veganas, como o Veganz, a primeira rede de supermercados veganos da Europa, além dos famosos restaurantes, como: La Mano Verde, Sun Day Burgers, Lucky Leek e Cookies Cream.

4 - Ubud, Indonésia

A cozinha indonésia, seguindo os costumes do país não utiliza proteína animal em seus pratos principais. Existem mais de 50 restaurantes veganos e vegetarianos na bela cidade de Ubud que incluem outras culturas veganas do mundo em seus pratos. Seguindo essa linha, destacam-se: AlchemyYellow FlowerWulan VegetarianBali Buda e Kafe.

5 - Londres, Inglaterra

A capital britânica ser ve exmeplo mundial no combate a crueldade contra os animais, pois é considerada pela PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) uma legítima “vegan friendly city”. Grande variedade de estabelecimentos londrinos adotam a dieta vegana, como o famoso pub, The Coach & Horses. Entre as alternativas de restaurantes veganos, você vai curtir muito o The Palomar, The Dairy, Punjab, Wild Food Café, Mildreds e Ethos.

6 - São Francisco, USA

A mais bela cidade americana pode ser considerada também como uma das mais veggies do mundo. São Francisco conta com mais de 200 restaurantes que não usam a proteína animal nas suas comidas. Dentre eles, destacam-se: Kin Khao, Ike’s Place, Gracias MadreCurry Leaf.

7 - Chennai, Índia

A Índia é o berço do vegetarianismo e Chennai, situada no sul, a cidade mais “verde” do país. A maioria dos restaurantes só trabalha com a cozinha vegana e vegetariana, como o Vegan Village, Cafe Kripa e Cholayil Sanjeevanam

8 – Tóquio, Japão

A capital nipônica é considerada a segunda cidade do planeta que possui mais restaurantes veganos só perdendo para Nova York. Um de seus sucessos é o sorvete vegano, Ain Soph Ginza, assim como a pizza vegana de falafel encontrada no Cafe Rappa, além do famoso hamburguer do Hanada Rosso. Não pode faltar o tradicional lamen do T’s Tantan.

9 - Roma, Itália

Pastas e risotos já estão disponíveis em opções vegetarianas na culinária italiana, apesar da fama das suas almôndegas. Muito restaurantes já aderem à cozinha vegana também. Alguns dos melhores pratos veganos de Roma, são encontrados na troppo bella Bottega Nostrana (Bono). A saborosa panzanella pode ser encontrada na Hosteria Grapollo D’Oro, mas não se pode esquecer do apetitoso risoto de cogumelo do Alessio Ristoranti.

10 - Nova York

A “capital do mundo” conta com os maiores estabelecimentos 100% veganos do planeta. Entre cafeterias, raw food, padarias e bistrôs, alguns deles se destacam, como o Vegan Divas, Blossom du Jour, Peacefood Cafe, Dirt Candy, Green Roll e Taïm

Conclusão

Faça suas escolhas e seja feliz. Viajar é tudo de bom e saborear a culinária local de acordo com seu gosto, é melhor ainda. Esse é um privilégio para poucos. Por isso, curta ao máximo a sua nova experiência tanto para seus conhecimentos, quanto para seu paladar. Ser vegano é ser do futuro!