Veja como o "rock and roll" influenciou a moda!

Numa iniciativa da Banda Genesis, durante o Festival Live Aid, em 1985, o dia oficial do rock and roll passou a ser comemorado em 13 de julho. Desde então, esse dia é lembrado no mundo todo. Conheça mais sobre as origens do rock and roll e como esse estilo influencia a moda!  

 Uma breve história do Rock and Roll

O rock and roll (ou rock 'n' roll) pode ser traduzido, não literalmente, para "deita e rola". Esse estilo pintou, inicialmente, nas paradas musicais, nos anos 40 e 50. A música é um dos sub-gêneros do Blues, de origem afro-americana.  O estilo surgiu nas lavouras de algodão do sul dos Estados Unidos, quando os negros, enquanto trabalhavam, se comunicavam cantarolando.

Na verdade, o rock and roll começou a "rolar" nas primeiras colocações das paradas, porque surgiram muitos feras na época de ouro, tais como: Fats Domino, Ike Turner, Joe Turner, Louis Jordan, Ray Charles, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Chuck Berry, Bo Diddley, Buddy Holly e Elvis Presley.

Além do rock and roll, veja outros estilos gerados pelo blues:

  • Rhythm and Blues (R&B)

  • Country

  • Urban

  • Gospel

  • Soul

  • Bluegrass

  • Folk

  • Blues-Rock

  • Boogie Woogie

  • Jazz

Na década de 1990, o rock and roll começou a se modernizar. Isso aconteceu, a partir do surgimento do rock progressivo. Depois, vieram outros estilos com tons diferentes, desde o lento até o pauleira:

  • Grunge

  • Britpop

  • Indie

  • Heavy Metal

  • Softrock

  • Punk

Como a moda foi influenciada pelo rock and roll?

Sabemos que a moda “fala” com várias outras modalidades de manifestação cultural de qualquer povo. Não podia ser diferente com a música. O rock and roll exerceu grande influência na roupa desde que apareceu! Os estilistas adoraram a ideia e faturaram alto com suas novas criações para o mundo do rock!

Assim, por volta de 1950, os músicos passaram a se vestir de forma peculiar e ousada. Quanto mais extravagante, mais incrementada era a banda!

As bandas de rock and roll, além de exóticas, começaram a lançar moda também! A influência era total! E rolou mundo afora! Como ainda rola! A galera jovem, assim como seus pais, continuam curtindo - e se vestindo -, porque, afinal, rock and roll não tem idade! 

Veja as roupas, como marcas registradas de alguns dos astros do rock:

Elvis Presley

O Rei do Rock mostrou ao mundo seu estilo superdiferente de se vestir, como o jeans curto com barras dobradas e a jaqueta de couro. Estilo totalmente inovador na época, inspirado nos trabalhadores das minas da região, que usavam as calças dessa forma. Elvis também popularizou seu famoso gel no cabelo, com aquela franja batendo na testa.

Bob Dylan 

O lendário Dylan foi o cara que começou a lançar moda, com suas famosas jaquetas de camurça, botas cowboy e ternos justos. Uma de suas marcas, era o cabelo desgrenhado e os óculos Ray-Ban Wayfarer (lançado em 1952). Ele mostrou que vestir bem não tem nada a ver com vestir bonitinho!

The Beatles 

A banda mais famosa do mundo em todos os tempos, surgiram com um visual supermoderno para a época. Eles trajavam terninhos certinhos e tinham cabelos arrumadinhos. Tudo muito careta mesmo. A influência, claro, se espalhou e os jovens começaram a trajar esse tipo formal de roupa. E as noitadas de Liverpool, principalmente, ficaram, de certa forma, mais "elegantes".

The Rolling Stones

A imortal banda britânica, capitaneada pelo incansável Mick Jagger, também sempre arrasou no visual. Eram, porém, menos formais que os caras de Liverpool e a banda tinha estilos diferentes entre seus componentes. 

Jimi Hendrix

Um dos maiores guitarristas do mundo, também se tornou hit com seus lenços, estampas e calça boca de sino, no melhor estilo hippie. Fazendo coro com ele, outros do mesmo naipe, como Jim Morrison e Janis Joplin, ditavam moda com lenços, estampas e acessórios em couro.

David Bowie

David criou seu alter ego, Ziggy Stardust e pintou na década de 60 com o lançamento do glam rock que se tornou um estilo que se popularizou porque os caras sempre estavam muito enfeitados, com glitter, paetês, ombreiras e tecidos metalizados. A ideia era o visual andrógino, misturando roupas masculinas com femininas, maquiagem e cabelos repicados.

Solistas rockeiros também ditaram a moda no mundo! 

Foi no final da década de 70 que começou o movimento punk na Inglaterra. Ele surgiu a partir dos looks pesados criados por Vivienne Westwood com atitudes que defendiam o anarquismo e a crítica social. 

As bandas Ramones, Iron Maiden, The Clash e Sex Pistols, que faziam mais esse estilo, usavam jeans skinny rasgado, camisetas justas, tênis ou coturno e jaquetas de couro perfecto.

Movimentos,como dos hipsters, lumberjacks, hippies, punks e outros menos famosos, tabém influenciaram a moda entre jovens e adultos.

Na verdade, o mundo era uma coisa antes do rock e virou outra coisa, depois dele, não só na música, mas nos costumes!

A GREENCO também recorda das grandes bandas de rock and roll em suas camisetas! Vem conferir!