Trabalhar em casa: de boa para mente, corpo e bolso!
Com o avanço da tecnologia ficou mais fácil trabalhar em casa. Hoje em dia, como sabemos, tudo pode ser feito à distância. Obviamente, ainda existem algumas desvantagens. São poucas. A volta pro ninho, é fato, aumenta a produtividade!
Existe uma forte a tendência do home office, ou trabalho em casa, ser a única alternativa!
Trabalhar em casa, não é só mais econômico, como também - e principalmente - saudável em termos emocionais!
Energia que se poupa! Imagina ficar livre de um trânsito quase sempre caótico, pessoas insensíveis e de mau humor que cruzam seu caminho e, sobretudo, do risco de ser assaltado, dependendo do local e hora que for!
Estar em casa, já é motivo para aumentar a produtividade!
Donos de empresas já começam a rever seus conceitos, porque a tecnologia já permite o mínimo de deslocamento físico possível para se cumprir tarefas!
O problema que mais pesa é que ter um comptador, tablet ou smartphone, ainda é um luxo que nem todo mundo tem. Além do fato de que alguns não têm responsabilidade para o cumprimento do seu dever.
Por isso, é que a conscientizaçao geral, é fundamental para que todos assumam suas reponsabilidades, tanto líderes, como liderados!
Um home office legal precisa de um planejamento bem elaborado, com um cronograma e rotina rígidos.
10 vantagens de trabalhar em casa:
1 – Economia
Trabalhar em casa significa menos gastos com condução ou com combustível e oficina, se tiver carro. Gastos com alimentação também tendem a baixar. O mais importante, a economia reflete no menor gasto de energia física e mental também! Energia construtiva que vai sobrar para você "fazer acontecer"!
2 – Saúde
São vários os reflexos que você terá em sua saúde quando passar a trabalhar em casa! Os dois lados, físico e mental serão beneficiados! Isto é, ambiente familiar, somado à alimentação caseira, só podem fazer bem. O resultado não pdoerá ser outro, senão um trabalho bem feito.
3 – Rotina
Engana-se quem pensa que a rotina de trabalho tende a se afrouxar quando se trabalha em casa. Na verdade, acontece justamente o oposto. A pressão agora vem de você mesmo. Existe chefe mais exigente do que a sua própria consciência? Cobrar de si mesmo é uma atitude constante de quem é autônomo, pois ele sabe que se não cumprir suas tarefas nos prazos estabelecidos, não terá o lucro esperado!
4 – Disposição
Ter disposição em qualquer hora, é vital para o sucesso! Se surgiu um compromisso fora do previsto, seja ele familiar ou social, faça a tarefa em qualquer outro horário, desde que não atropele a rotina estabelecida. Isso implica que "qualquer hora é hora" para trabalhar! O aconchego de seu lar provoca o aumento da produção de endorfinas que se incumbirão de agitar a sua disposição!
5 – Tempo
Quando você está trabalhando na empresa e está sob pressão para cumprir um prazo, o tempo voa. Quando terminou uma tarefa, mas ainda falta muito tempo para ir embora, ele se arrasta. Em casa, será o contrário, o tempo absoluto inexiste, porque você é o seu criador! Você faz seu tempo do jeito que desejar. Estabelece o tempo para a família, o tempo de trabalhar e o tempo do laser! Tudo a seu tempo!
6 – Mobilidade
Trabalhar em casa, não significa trabalhar "literalmente" em casa. Significa que você pode produzir suas tarefas em qualquer ambiente onde se sente bem. Você poderá ficar plugado no restaurante, no parque, na praia, na livraria ou em qualquer outro lugar favorável onde suas ideias possam fluir. Basta estar acompanhado pela sua ferramenta inseparável: o laptop! Vale a velha máxima: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”!
7 – Conforto
Existe maior conforto do que você poder trabalhar vestindo a roupa que bem desejar? E melhor ainda: trabalhar, ouvindo uma maravilhosa música ecológica? Em casa, você é o dono do pedaço. Um fator importante para gerar uma boa produção, é ter conforto total. Poder sentir o calro da família por perto e se sentir a vontade, livre das amarras da roupa formal de trabalho!
8 – Flexibilidade
Mesmo tendo como chefe, a sua consciência, o importante é não ser radical na sua rigidez. Por isso, ser flexível em termos de rotina, é importante. Como foi dito, qualquer hora é hora, quando se trabalha em casa. Por exemplo, se pintar uma festa ou um compromisso inadiável no dia em que você teria que entregar um serviço. Das duas, uma: ou não vai ao evento, ou vai ter que se programar de trabalhar outra hora fora do comum, não importa se é feriado ou final de semana. O importante é a responsa e, claro, a própria reputação!
9 – Qualidade de vida
Ainda que a reponsabilidade para consigo mesmo e para com seu cliente tenham aumentado, sua vida melhorou radicalmente! Por que? Porque tem algo ainda almejado por muitos da área profissional, mas alcançado por poucos: a liberdade! Agora você é o mestre de suas ações! Sabe que o sucesso dependerá só de você. E sabe que, com qualidade de vida, tudo se facilita! Ou seja, ser bom e valorizado, só pode ser o resultado de uma boa vida particular e profissional!
10 – Mais tempo com as pessoas que você ama
Ter a oportunidade de trabalhar perto da família e, ao mesmo tempo, fazer dinheiro, é um privilégio. Ter a certeza de que você pode estar presente em qualquer hora, também não tem preço! Mesmo se trabalhar 12 ou mais horas por dia, mas dentro de casa, esse tempo vai ser compensado. Curta seu trabalho! Curta sua famíia! Tudo ao mesmo tempo!
O escritório de sua casa deve ser tratado como um escritório normal. Se for disciplinado, cumprindo suas metas, o sucesso acontecerá!
Na Greenco, o mais importante não é o local de trabalho, mas o seu resultado! Confira aqui o resultado de metas cumpridas!