Soja: um super-alimento que abastece o mundo inteiro!

A soja é rica em proteínas e nutrientes que fazem dela um alimento poderoso. Para você ter ideia, um grão de soja possui isoflavonas e ácidos graxos insaturados, excelentes na prevenção de doenças crônico-degenerativas. Veja agora outros benefícios desse super-vegetal!

A soja faz parte do grupo das leguminosas, junto com o feijão, a ervilha, a lentilha e o grão-de-bico.

Fonte de minerais, como ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B, o grão está presente em outros alimentos, sob a forma de óleo de soja, tofu, molhos, carnes à base de soja e até na ração animal!

O Brasil é um dos maiores produtores de soja do mundo!

  • No Brasil, a lavoura só emplacou com êxito, por causa das condições privilegiadas do nosso ecossistema que poucos ugares do mundo têm.

  • Por ser um país tropical, a soja encontrou clima e condições favoráveis para o plantio em larga escala.

  • A leguminosa desembarcou nos Estados Unidos no fim do século XIX, sendo, inicialmente, destinada somente à alimentação animal.

  • O mercado mundial de soja ultrapassa a produção 350 milhões de toneladas por ano!

A origem da soja

A soja (Glycine max), também conhecida como feijão-soja ou feijão-chinês, pertence à família Fabaceae. Seu cultivo leva entre dois e quatro meses, e a planta pode chegar a 1,5 metro de altura.

As flores são bem pequenas (até 8 mm de diâmetro), ficam localizadas na base dos ramos e têm coloração branca, púrpura ou roxa. A palavra "soja" vem do japonês "shoyu". Porém, a planta é originária da China.

A vagem da soja verde lembra, por sinal, a da ervilha. Suas sementes são lisas, ovais (ou em forma de elipse) e de cor verde, amarelada ou preta.

A partir do século XV, outros países, como o Japão, a Indonésia, as Filipinas, o Vietnã, a Birmânia, o Nepal e Índia, também passaram a cultivá-la. Somente no século XX é que a soja se tornou popular nos países do ocidente, principalmente, por causa de suas propriedades nutricionais. Porém, várias tentativas de cultivo em países muito frios, como Rússia, Inglaterra e Alemanha, fracassaram.

Um terço do volume mundial de soja é plantado em solo norte-americano. Outro terço, vem do Brasil. E o resto, do mundo!

Brasil e EUA se revezam no primeiro e segundo lugares em exportações, com cerca de 60 milhões de toneladas de grão, farelo e óleo enviadas por ambos ao exterior. 

Os mais destacados benefícios da soja:

  • evita perda de massa óssea;
  • reduz o colesterol ruim, o tal do  “LDL”, por ser rica em isoflavonas, que auxiliam na redução do colesterol sanguíneo;
  • aumenta os níveis do colesterol bom o “HDL”, porque o grão tem fartura de gordura poli-insaturada (ômega 6, principalmente);
  • diminui o risco de câncer de mama;
  • possui elevado teor de proteínas (38% a 42%) de baixo custo e de excelente qualidade.

Como se não bastasse tanta coisa boa que a soja nos oferece, até leite pode ser feito de seu grão! E dizem que, se bobear, supera o leite da vaca, porque serve para a galera que passa mal com a lactose, pois tem pouca gordura!

Leite de soja: pleno de vitaminas e minerais!

O leite de soja oferece, ainda, vitaminas do grupo B, como a B2, e a cada 250 ml apresenta 0,50 mg de vitamina D e aproximadamente 300 mg de cálcio. Um copo de leite, contém 4 gramas de gordura, ou seja,  só 0,5 gramas de gordura saturada e zero de gorduras trans.

 

A Greenco é como a soja, é o orgânico que prevalece. Coleções para todos os gostos e todos as idades! Confira aqui!