Sabe qual foi a cor escolhida pelo Pantone para 2020?
Depois de muito suspense, como acontece em todos os anos em suas redes sociais, o Instituto Pantone divulgou a cor do ano de 2020. Todo mundo gostou e aplaudiu o bom gosto! E você, vai usar uma roupa ou qualquer outro produto dessa cor neste ano?
Azul clássico (19-4052) é o Pantone 2020!
Tornou-se tradição determinar um padrão de cor todos os anos pelo Instituto Pantone. Como sempre acontece, para essa tarefa, Pantone teve a parceria de especialistas, estilistas e decoradores em geral.
A cor do ano virou must para muitos segmentos da indústria da moda, decoração e outros segmentos!
Outras referências, menos conhecidas, podem adotar a cor do ano, como em filmes de sucesso e na indústria de veículos. Essas influências exercem grande poder de persuasão na clientela, como em seus estilos de vida e nos fatores socioeconômicos. O azul clássico é também a cor da psique, que traz paz e serenidade.
Um pouco da história de Pantone
Por mais de 20 anos, a cor do ano, sempre escolhida pelo Instituto Pantone, é utilizada como inspiração que influencia o desenvolvimento e a compra de produtos em diversos setores. Os que mais se destacam são, sem dúvida o da moda, publicidade, decoração, embalagens, impressão e design industrial.
Para selecionar a cor do ano, é consultado, primeiramente, um complexo Sistema de Cores Pantone Fashion, Home + Interiors, reconhecido por renomados decoradores e estilistas. Nessa paleta, cada cor é identificada por um número e registrada como propriedade da Pantone. Critérios rígidos determinam a cor do ano, por fim.
O simbolismo místico e mítico da cor azul
Quando se imagina o azul, vem logo è mente, a imensidão do céu e do mar, além da paz que essas imagens nos trazem. Depois, pinta um lance forte de espiritualidade, pensamento, infinito, vazio, eternidade e transparência.
A cor azul em ambientes assemelha-se a mesma simbologia da cor branca e significa calma e reflexão!
Azul, é uma cor imaterial, por ser associada ao mundo dos sonhos!
A decoração em azul clássico, é super-tradicional. Você pode ficar imaginando o significado da combinação azul com branco, por exemplo, nas magníficas porcelanas chinesas, holandesas e portuguesas. Essa decoração sutil transmite familiaridade e confiança onde as pessoas se sentem seguras.
Por tudo isso, o azul é uma das cores mais curtidas no mundo todo. Se o verde é a cor da natureza, o azul é a cor da alma. Fusão ideal que agrada a todos, do místico ao materialista.
No Egito, as cenas da pesagem das almas eram pintadas com um fundo claro azul-celeste, pois os egípcios a consideravam como a cor da verdade. Para os budistas tibetanos, o azul relaciona-se com a sabedoria transcendente e com o vazio (vacuidade), o que decorre justamente nessa transferência de dimensões.
Outras sensações associadas ao azul clássico:
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Calma
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Frio
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Solidez
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Profissionalismo
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Seriedade
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Integridade
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Infinito
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Verdade
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Intelectualidade
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Compreensão
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Responsabilidade
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Sensibilidade
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Ordem
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Estabilidade
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Lealdade
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Confiabilidade
Não é legal, remeter a cor azul ao masculino e a cor rosa ao feminino. Atualmente, essa ideia está por fora! Afinal, cor não tem gênero.
Segundo Laurie Pressman, vice-presidente do Instituto Pantone, “O Pantone 2020 é uma cor sólida e confiável que expressa verdade, fé e proteção que são qualidades que despertam calma e confiança, oferecendo conotação um pouco diferente da Living Coral 16-1546, o Pantone 2019. O azul clássico, nos remete à busca pela alegria e a necessidade de otimismo, encorajando atitudes espontâneas.”
Na publicidade, o azul é muito usado quando se pensa em campanhas de conscientização. Ou, ainda, quando se quer estabelecer uma relação direta entre o que está sendo exposto e uma trend dahora!
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