Razões para não consumir carne vermelha!
Na história da humanidade, a carne vermelha foi intensamente consumida. Hoje, isso está mudando. Sabe-se que já existem alimentos que podem substituir o valor proteico da carne. Leia mais para saber como a carne pode não ser legal para as pessoas e meio ambiente!
Sabe por que a carne era mais nutritiva antigamente?
No passado, os animais eram abatidos para alimentar tribos e comunidades. A carne era mais nutritiva, porque havia espaço de sobra para eles se locomoverem e sua alimentação era mais frugal, como grama, insetos e outros alimentos naturais.
Hoje em dia, tudo mudou. A mecanização acabou com a naturalidade de antigamente. O animal que será abatido, fica confinado num ambiente apertado desde seu nascimento. Nesse local, é super-alimentado com ração balanceada e outros aditivos para que sua carne fique mais tenra. Além do mais, tem seu crescimento adiantado, por causa de hormônios e antibióticos.
Imagina o estresse que esses pobres animais ficam antes de serem abatidos? Acredita que esse tratamento vai resultar numa carne saudável?
Para piorar, a carne vermelha pode ser processada, defumada ou curada. E ainda recebe nitratos, conservantes e vários produtos químicos nocivos à saúde humana!
"Ao contrário dos alimentos orgânicos, estudos demonstram que a carne vermelha está associada ao risco de doenças cardiovasculares, câncer e outros males à saúde!"
Consumir carne vermelha, sem qualquer controle, principalmente para quem tem antecedentes genéticos e possua vícios, terá maior chance de morrer ou ficar seriamente doente.
O tipo de câncer mais comum, detectado em quem exagera no consumo de carne vermelha, é o câncer colorretal. Outro fator negativo, é o risco de doença cardíaca, por causa da liberação de lipídios no sangue e o aumento da pressão arterial. O lado positivo, é que na carne, você encontra muita proteína, como zinco, ferro e vitamina B12!
O negócio é evitar, na medida do possível, a carne vermelha gorda, pois ela é fonte primordial de gordura saturada, que obstrui a artéria, principal fator associado à doença cardíaca!
A melhor escolha é, poupar você e os animais, eliminando a carne vermelha do seu cardápio!
Com esse procedimento, você...
1. ... reduz o risco de ter câncer
O risco de câncer para quem tem o costume de ingerir carne processada, como linguiça, salame e salsicha, diminuiria. Segundo um alerta da Organização Mundial de Saúde, baseado num estudo realizado em IARC, na França, a carne vermelha foi classificada, muito provavelmente, como cancerígena, sendo classificada no grupo de risco 2A. A carne processada, também classificada como cancerígena, foi classificada no grupo de risco 1A.
2. ... ajuda o planeta
Certamente, você passaria a integrar a galera do consumo consciente. Sem o consumo de carne, seria reduzido não só abate indiscriminado de animais, como o consumo de água e a emissão de gases que alimentam a camada de ozônio.
3. ... salva a vida de muitos animais silvestres
A produção industrial de carnes, como dito acima, afeta a fauna, o habitat, a qualidade do ar e do clima. Vários animais silvestres, como lobos, ursos, alces e outros, deixariam de pagar com suas vidas para satisfazer humanos carnívoros.
4. ... evita o sofrimento animal
A morte dos animais que servem de alimento é extremamente cruel. Você leu sobre o abate do ganso ou do pato para lhes extrair o fígado, não? É por aí... Sejamos adeptos do movimento do cruelty free, e dar uma basta nessa matança descontrolada e impiedosa de animais!
5. ... impede a propagação das superbactérias
O contágio de animais infectados, é totalmente possível de acontecer. Se um animal fica doente quando faz parte de um rebanho que pasta sempre junto, o efeito pode ser devastador! Pior, se for doença contagiosa. Lembra da tal da “vaca louca”? Por isso, é comum o uso de antibióticos na pecuária, como profilaxia, ou seja, para evitar doenças. É aí que entra o problema da resistência das bactérias e se torna um dos mais preocupantes problemas de saúde pública no mundo!
6. .... emagrece com mais facilidade
Queira ou não queira, mas, é óbvio que o consumo de carne vermelha e seus derivados, ajuda você a ganhar peso mais depressa. Pergunte se ingerimos os hormônios, usados para a engorda e crescimento rápido dos animais? É claro que sim! Esses aditivos, pra lá de nocivos, também entram no nosso sistema e dificulta o emagrecimento. Reveja seus conceitos, caso queria emagrecer com saúde!
7. ... reduz a fome no mundo
Quem sabe, se todos os humanos fossem vegetarianos, o índice da fome seria menor do que atualmente? A razão é simples para essa questão: como a pecuária requer muito mais recursos naturais do que a agricultura, a produção de cereais, leguminosas, frutas e verduras, seria superior à produção de carne.
Para o pesquisador, John Potter, "Os efeitos negativos no planeta, por causa do excessivo consumo de carne, poderá ter consequências mais graves do que imaginamos. Devido a abundância e a má distribuição de recursos, temos de decidir se devemos agir agora para reduzir o consumo humano de carne! Ou vamos ter uma saúde global mais pobre, social e humana."
A Greenco, definitivamente, não compactua com os exageros, principalmente na alimentação! Ter equilíbrio, é a essência da felicidade plena! Confira os produtos orgânicos!