Respeitando e protegendo a natureza desde cedo! Essa é a criança ecológica!
A criança ecológica nasce conectada com o Universo! Institivamente, ela ama e respeita os animais, as plantas e tudo que vem da natureza! Os exemplos vêm de cima e, por isso, é dever dos pais, apontar os caminhos para seus descendentes. É essa geração que ditará os rumos do planeta no futuro!
A criança ecológica aprende, desde cedo, que a natureza precisa ser amada e precisa de proteção!
Desde seus primeiros passos, é importante passar para a criança sobre a importância que a natureza tem sobre nossas vidas!
Se já vive no campo, será mais fácil se tornar uma criança ecológica, pois poderá colher os benefícios que a natureza poderá lhe oferecer.
O contrário, pode-se dizer da criança da cidade grande. Nesse caso, será necessário que a futura criança ecológica tenha lições de educação ambiental, uma vez que na prática, fica mais fácil demonstrar a ela o quanto é importante a natureza!
A criança que nasceu perto das plantas e animais, automaticamente, vai adquirir hábitos mais saudáveis, como aprender a plantar e alimentação mais nutritiva.
Por estar em contato com a natureza desde cedo, a sensibilidade da criança fica mais aguçada!
Quando aprende a sentir a natureza, a criança depura seus cinco sentidos:
-
Olfato: sente o aroma energizante do mato
-
Tato: sente contato direto com a terra ao ficar descalça ou quando está plantando
-
Audição: escuta o canto dos pássaros e outros sons da natureza
-
Visão: se encanta com a paisagem das florestas, dos parques, das montanhas, do mar e de todos recantos em que a natureza caprichou
-
Paladar: se delicia com o sabor autêntico de uma alimentação saudável, sem agrotóxicos e com procedência conhecida, como é a comida orgânica
Ao adquirir qualidades especiais ou mesmo refinar as que já existiam, a criança ecológica irá levar esses atributos para sua vida adulta, passando esse legado aos seus descendentes!
Viver junto com a natureza, será possível para a criança ecológica:
Adquirir os primeiros conceitos científicos
A jardinagem é uma maravilhosa ferramenta que integra a criança ao mundo da ciência, como a botânica, biologia e química. Quando planta suas sementes, a curiosidade é aguçada e o interesse pela pesquisa é ativado. Então, ela passa a monitorar o desenvolvimento do seu projeto. Na medida que o tempo passa, percebe os resultados do impacto da luz solar e da água no crescimento de uma planta, dentre outras descobertas.
Valorizar mais a união da família
A criança que aprende a plantar junto com sua família, percebe o valor que seus amados têm, pois sabe que a união faz a força! Ter a noção de que está sendo incentivada, certamente, irá estreitar ainda mais seu relacionamento com a família.
Perceber a importância da natureza e aumenta o senso de responsabilidade
A jardinagem é excelente ferramenta para dar noções de responsabilidade à criança! Monitorar o processo de crescimento da planta, eleva sua auto-estima, tornando-se mais responsável pelas suas obras. Esse senso de responsabilidade aumenta, a partir do momento em que a criança passa a elaborar sua própria checklist e cronogramas. Na inspeção, ela confere o progresso de suas plantações.
Desenvolver habilidades matemáticas
Plantar não é tão fácil como se imagina. Na jardinagem, a criança ecológica aprende a calcular a quantidade de terra e o volume de água ideais para a planta. Calcula a área de plantação, o número de sementes e de frutos que irão germinar. Adquire, também, noções de geometria, quando passa a observar as formas que a planta adquire com o passar do tempo!
Aprender a “cultivar” a paciência
Uma das maiores lições que a jardinagem oferece aos meninos e meninas, é o exercício da paciência. Eles percebem que sem paciência, não haverá trabalho bem-feito. Haverá tempo para tudo: plantar, regar e colher. Saber esperar o momento certo é sempre o melhor conselho. No futuro, essa qualidade será importante nas grandes decisões. A famosa máxima, "a pressa é inimiga da perfeição", se tornará o lema da criança ecológica!
Apurar o senso de planejamento
Ao monitorar o desenvolvimento de suas plantas, a criança irá perceber que, se não houver um plano bem estruturado, seu trabalho pode não dar certo. Nada mais eficaz do que saber exatamente o que fazer, como data e horas certas de cada etapa. Assim, a criança desenvolve sua própria metodologia de trabalho. Esse aprendizado, com toda certeza, terá ótimos reflexos na fase adulta da criança!
Aprimorar o desenvolvimento cognitivo
Uma análise bem estruturada das informações sobre a plantação, permite à criança saber mais sobre a preparação do solo, remoção de ervas daninhas e outras ações necessárias para que o processo da plantação tenha sucesso. Dessa maneira, o pequeno agricultor conhecerá melhor suas plantas, identificando e diferenciando raízes, caule, folhas, flores e sementes.
Ter atividade física constante
A criança ecológica que tem contato mais direto com a natureza, tem atividade física mais intensa do que aquelas que vivem nos grandes centros. Não só durante suas plantações, mas poder correr e brincar num lugar onde o verde prevalece, torna-se um privilégio para poucos! Por outro lado, isso também poderá ser oferecido aos meninos que vivem na capital. Basta que seus pais os levem mais aos parques, praças, clubes e outros locais onde ainda existe verde e espaço!
A participação dos adultos é fundamental para o desenvolvimento físico e mental da criança!
O respeito pela natureza fortalece o senso de justiça de toda criança! Essa aprendizagem desde seus primeiros momentos na Terra, vai refletir ao longo de suas vidas, formando indivíduos conscientes da importância da sustentabilidade para a proteção do planeta!