Fique ligado na prática que cura: o contato direto com a natureza!

A ideia de que a imersão na natureza tem um efeito curativo nas pessoas, não é mito ou conto de fadas. É pura verdade. Está cientificamente comprovado que o aroma da floresta, o abraço na árvore e o contato com a água corrente, são super-benéficos para a saúde física e mental! 

A ecoterapia é a forma de se curar a partir da reconexão com a natureza!

Em contato direto com a natureza, você volta a estabelecer uma ligação poderosa com seus elementos, porque nesse estado de imersão, poderá ouvir os sons da floresta povoada pelas árvores, rios, plantas, pássaros e insetos. 

Esse link está mais para reconexão do que para conexão, porque o homem surgiu ligado diretamente com a natureza e depois se afastou. Em outras palavras, a integração com a natureza, restabelece a unidade.

 “A recarga enérgica dos lençóis freáticos, a reciclagem dos nutrientes do solo, a limpeza das águas das chuvas e os sons do éter, religam a alma humana à alma da natureza!”

O contato direto com o meio ambiente recompõe o elo que foi quebrado no momento em que começou o êxodus para os centros urbanos. A partir de então, o homem passou a conviver com a pressa e a pressão. Acabou a paz de antes!

Está cientificamente comprovado aquilo que antes se pensava ser folclore ou rumor apenas para atrair as pessoas a voltar a viver no campo. Não é mais necessário viver fora das cidades. Um contato mais frequente com a natureza e os resultados positivos vão aparecer - ou reaparecer.  

Nem sempre o tratamento alopático cura totalmente uma pessoa doente. A alopatia ataca os fins e omite os meios que, na verdade, seriam os reais causadores da anomalia, seja de fundo orgânico ou mental.

Se a cura não foi integral, o paciente parte para a "Naturopatia" que oferece outros tratamentos alternativos:

  • fitoterapia

  • acupuntura

  • homeopatia

  • aconselhamento nutricional

  • aromaterapia

  • cromoterapia

  • meditação tradicional ou mindfulness

  • desintoxicação, etc.

Reconexão com a natureza, o melhor remédio!

Caminhar em locais arborizados, em trilhas, nas montanhas, perto dos rios, lagos ou mar, reduz citocinas inflamatórias e revitaliza o sistema imunológico, reduzindo a predisposição para sensações desconfortáveis, como ansiedade, estresse, pânico ou irritabilidade.

Resultados de diversos estudos feitos para comprovar que o contato com a natureza, realmente, cura:

  • Uma equipe de voluntários ficou 3 dias completos (72 horas) num lugar cheio de árvores. Foi constatado que as funções do sistema imunológico aumentaram por até 7 dias, diferente do mesmo tempo dispendido por voluntários que ficaram acampados numa praça pública. 
  • O resultado dos exames de sangue feitos em voluntários que participaram de estudos desenvolvidos pela Nippon Medical School, Japão, mostrou um significativo aumento de fatores fisiológicos protetores, diferindo do resultado da turma que fez caminhadas urbanas. Os que caminharam na floresta, tiveram importante aumento do hormônio dehidroepiandrosterona, responsável pela prevenção de doenças cardíacas, obesidade e diabetes, além da adiponectina, que ajuda a prevenir a aterosclerose.
  • Pesquisas feitas com camundongos detectaram que a bactéria Mycobacterium vaccae, abundante em áreas florestais e montanhosas, ajuda a impulsionar o sistema imunológico, na prevenção da depressão grave, pensamentos suicidas e outras disfunções imunológicas crônicas. 
  • A Universidade de Harvard revelou, após estudos feitos com crianças do campo e da cidade que as que têm pouco contato com a natureza, não desenvolvem funções imunes adequadas para protegê-las à medida que envelhecem. Isso tem que mudar, pois, ainda de acordo com a pesquisa, gastamos mais de 90% do nosso tempo, enfurnados em espaços fechados. 

Essa espécie de “enclausuramento obrigatório” (muito mais nos dias atuais, por sinal), faz a pessoa desenvolver o “Transtorno do Déficit de Natureza”, conceito criado pelo escritor americano Richard Louv, autor do livro “A última criança na natureza”:

"Por causa do aparecimento da Internet, vídeo games online, dentre outras formas de lazer virtuais, as sociedades ocidentais se recolheram e passaram a ficar mais tempo imersas nessas tecnologias, distanciando-se do meio ambiente." 

Por fim, Roger Ulrich, pesquisador, mostrou que o distanciamento da natureza, definitivamente, não faz bem para ninguém. Ele verificou que o estado psíquico de um indivíduo que passa mais tempo entre quaro paredes, é diferente daqueles que vivem expostos à natureza.

Na verdade, para reafirmar essa tese, basta pesquisar o tempo médio de vida de um cara que vive no campo, com aquele que vive na cidade. Simples!

5 dicas legais para se reconectar com a natureza:

  1. Caminhar, respirando profundamente

  2. Sentir o aroma das árvores e das flores

  3. Fazer um exercício físico entre as árvores

  4. Olhar para o céu e observar os pássaros e os insetos, ouvindo os seus sons

  5. Parar para relaxar, recostando-se numa árvore para puxar um rápido cochilo ou para ler um livro, ouvindo uma boa música 

Pode ter certeza de uma coisa: sua vibe vai ficar mais forte, depois que você abraçar forte a grande amiga de todos e da natureza! 

Abrace uma árvore!

Abraçar uma árvore é uma experiência quântica, pois acontecerá uma autêntica transmutação de energias!

Está demonstrado que, em seu núcleo, todo átomo vibra intensamente. Como todos objetos possuem átomos, esses vibram em freqüências diferentes. No caso das árvores, essas vibrações são altamente benéficas!

As árvores possuem padrões vibracionais únicos que causam mudanças positivas no nosso emocional, alterando nosso comportamento biológico, para melhor, quando houver o contato mais prolongado.

O ato de abraçar aumenta os níveis do hormônio oxitocina, responsável pelos sentimentos de calma e tranquilidade. 

O sentimento de paz profunda que nos envolve após o contato com a natureza, é indescritível! Comunidades rurais ou que estejam próximas a leitos d'água ou do litoral, possuem resistência maior a doenças, do que as que moram nas selvas de pedra.

Frequente e curta a natureza. Uma forma de sentir seus efeitos, é conhecer as coleções Greenco. Produtos feitos “diretamente dela"! Confira.