O esmalte de unhas pode ser prejudicial à sáude! Sabia disso?
O Brasil é o segundo maior consumidor de esmalte de unhas do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Rara, é a mulher que não tem unhas bem pintadas e vistosas! O problema, é que poucas sabem que esmaltes podem fazer mal, por causa de sua toxidade. Veja como evitar esse pergio para sua saúde!
“Fazer unha”, é prática comum, tanto para as mulheres, quanto para os homens!
Umas, gostam de embelezar suas unhas num salão de beleza e outras preferem suas casas, contratando manicures ou pedicures. Geralmente, os homens gostam de reforçar suas unhas com uma base.
O esmalte de unhas contêm substâncias químicas tóxicas nocivas à saúde humana!
Um estudo realizado pela Duke University e pelo Environmental Working Group, constatou que diversas marcas de esmalte de unhas prejudicam a saúde por causa de sua composição química que, em conjunto, funciona como um coquetel altamente perigoso.
Substâncias nocivas do esmalte e seus efeitos:
- Tolueno: a exposição periódica dessa substância causa irritação nos olhos e no nariz. O usuário tem tonturas, dores de cabeça, insônia e outras alterações, conforme sua predisposição. Mulheres grávidas devem evitar o uso do esmalte de unhas, pois a inalação de tolueno, está associada a defeitos de nascimento e de desenvolvimento do bebê.
- Dibutilftalato (DBP): sua exposição prolongada causa irritação nos olhos e no nariz. Se a pessoa for alérgica, pior. a substância é um plastificante utilizado para melhorar a durabilidade do polimento e para o esmalte não lascar facilmente. O composto está associado à menopausa precoce.
- Formaldeído: a substância causa erupções cutâneas e se for excessiva a sua aplicação, aumenta o risco de câncer de garganta, nariz e de sangue.
- Cânfora: a substância é o conteúdo principal da acetona. Seu aroma é tóxico e a exposição prolongada causa náuseas, tontura, dores de cabeça e várias reações alérgicas.
Precauções para você cuidar melhor de suas unhas e da saúde:
- Contrate uma manicure ou pedicure de confiança, com boas referências e evite salões de beleza muito cheios.
- Na hora do escalda-pés, escolha o que tenha um sistema de filtragem eficiente. Prefira a água sanitária na bacia.
- Se preferir o salão de beleza, leve seus próprios instrumentos, ou certifique-se de que o material foi esterilizado por autoclave. Repita o processo com relação à manicure ou pedicure.
- Evite raspar/depilar as pernas 24 horas antes de ir à pedicure.
- Na retirada de cutículas, tenha certeza de que os instrumentos estão devidamente esterilizados. Recuse o uso de instrumentos do salão na limpeza sob as unhas.
E as crianças que adoram um esmalte nas unhas? Como controlar essa situação?
Evite que as crianças tenham contato com esmalte de adultos e opte pelos esmaltes infantis!
Para ser caracterizado como infantil, o esmalte de unhas deve ser à base de água e não conter nenhuma substância tóxica. Esse procedimento segue as exigências do “Guia de Cosméticos infantis", da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa.
Outra dica, é migrar para a linha de cosméticos naturais e orgânicos, que não prejudicam à saúde e ainda ajudam o meio ambiente!
Evite, porém comprar esmalte ou qualquer outro cosmético que tenha sido fabricado na China. O problema é que naquele país não se respeita o trabalhador, além de, na maioria da vezes, terem sidos testados em animais! Como as leis chinesas são brandas, justamente, para aumentar seu poder de concorrer no mercado internacional, a saída é, definitivamente, banir o esmalte chinês!
A Greenco, fiel aos seus princípios, recomenda cosméticos cruelty free! Confira as camisetas, tênis e vestidos feitos de material orgânico!