Lumberjack, estilo de vida que se espalhou pelo mundo!


O estilo lumberjack foi influenciado pela cultura hipster.  É um estilo de vida que, como os hipsters, identifica a personalidade forte e o modo de vestir. Poderia ser uma espécie de hipster mais elegante. Conheça melhor esse estilo americano que faz sucesso mundo afora!

Como começou o estilo lumberjack

Pode-se dizer que o lumberjack seja uma versão mais moderna do hipster. Foi em 2008 que os Estados Unidos tiveram sua maior crise financeira, desde a Grande Depressão, em 1929. Guardadas as proporções, a crise gerou um desemprego em massa na América. Empresas sofreram reestruturação em massa, promovendo uma pesada  mudança organizacional.

Todo esse rebuliço fez com que os americanos baixassem a bola e, por isso, foram forçados a economizar. A grana ficou curta para gastar a toa como antes. A classe média murchou. Já não podiam mais se dar ao luxo de viver uma vida de excessos, viagens ao exterior nas férias, etc. A exigência por produtos de melhor qualidade aumentou.

Foi a partir desse momento complicado, que pintou a nova tendência da moda masculina e na aparência em geral. Os consumidores do sexo masculino passaram a exigir roupas robustas e bem trabalhadas, a partir de um processo de fabricação de qualidade.

Surge o estilo lumberjack, versão modernizada do estilo hipster.

No ano seguinte após a crise econômica, surgiram várias marcas de sucesso resolveram investir nesse nicho.

Desde então, as roupas inspiradas na moda workwear ficaram intimamente associadas à escolha feita em tempos difíceis no aspecto econômico.

E o mundo aderiu à autenticidade, sensualidade e despojamento do estilo lumberjack! A moda pegou em todos os cantos do planeta.

A atitude e o estilo conservador do lumberjack,  virou moda e ditou o padrão de exigência. Veja alguma delas:

  • Comprar produtos somente do local onde você mora. Assim, apoiar o mercado dos pequenos produtores.
  • Plantar o próprio alimento e criar um jardim orgânico.
  • Beber só cerveja fabricada na região (foi assim que a artesanal decolou).
  • Vestir no estilo lumberjack, ou seja,  roupa simples, barba espessa, cabelo comprido e um respeitoso coque.
  • Ouvir música country ou folk (o gênero começou a bombar na América, desde então).

A maneira lumberjack de ser, viralizou mundo afora, a partir de 2014. Ficou, assim, reforçada a imagem do lenhador urbano que também conhecido como lumbersexual.

No Brasil, a moda lumberjack já pegou! Veja o vestuário típico de um lumberjack:

1. Camisa

É a peça coringa do estilo porque se trata da providencial camisa xadrez, de preferência, vermelho e preto. Você pode ainda usar uma camiseta por baixo da camisa e, nos dias mais frios, um moletom com capuz.

2. Calça

Estilo jeans, tipo surradas ou lisas coloridas. As cores mais usadas são o bege, preto, vinho e verde musgo. Um lance maneiro é deixar a barra da calça dobrada.

3. Bota

Preferencialmente, modelos militares em tons terrosos, que são fáceis de combinar e ficam bem legal com qualquer peça. O uso de botas, enfim, é uma das características mais marcantes do lumberjack legítimo. Elas dão um toque de imponência no visual “machão, mas com boas intenções”!

Pronto, a rapaziada já pode ir à caça! Sem machismo e de boa! Sempre respeitando as mulheres de igual pra igual!

Nessa auto-confiança toda, a Greenco te ajuda a vestir ainda mais descolado e com pose de sério! Confira!