Lixo eletrônico é um problema crônico dos tempos modernos!

Com a revolução tecnológica, surge o inevitável lixo eletrônico, composto de eletrodomésticos e outros aparelhos descartados. Poucas pessoas têm ciência de que o tratamento com este tipo de lixo, é diferente do lixo comum. Por isso, fique bem informado

O lixo eletrônico está contaminado de substâncias tóxicas, além de plástico, metais e vidro!

Esses materiais demoram muito tempo para se decompor no solo. Resultado: por causa de seus resíduos tóxicos,  o lixo eletrônico contamina o lençol freático.

A poluição das águas subterrâneas, por atingir o subsolo também, chega às lavouras, às florestas, além de rios, lagos e mares. Essa intoxicação química causada pelo lixo eletrônico atinge o meio-ambiente e às pessoas!

Jogue seu eletrônico no lixo certo!

Por causa desse grave problema da nossa atualidade, foi instituído no Brasil o Programa Nacional de Resíduo Sólido. O programa cria a "responsabilidade compartilhada" por parte dos geradores de resíduos que resulta na chamada "logística reversa".

O que é logística reversa?

São os critérios de seleção do lixo eletrônico. Bem diferente do lixo tradicional. Sabemos que o ciclo de vida dos produtos eletrônicos é limitado.

Por isso, 5 "atores" dessa ação precisam viabilizar sua coleta e, se necessário, sua posterior reutilização (ou reciclagem de lixo), com critério e responsabilidade.

Quem são esses 5 "atores"?

  1. fabricantes
  2. importadores
  3. distribuidores
  4. comerciantes 
  5. consumidores  

Considere doar seu aparelho antigo, caso ele seja aproveitável ainda. Faça isso para alguém mais necessitado ou para entidades sociais

Gerenciamento de resíduos e reciclagem:

  1. Coleta do material por pessoal especializado e devidamente treinado.
  2. Com roupas de proteção, terá início ao processo da logística reversa.
  3. Desmonte dos aparelhos descartados e todos seus componentes são classificados.
  4. Classificação do material tóxico presente
  5. Neutralização da toxicidade das através de diversos processos físico-químicos.
  6. Materiais classificados sem riscos, são reprocessados e viram matéria-prima para novas produções.

Você sabia?

  • Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo.
  • Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico.
  • A cada ano, o Brasil descarta cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores, 2,2 mil toneladas de celulares e 17,2 mil toneladas de impressoras.
  • Um simples chip eletrônico, menor que a unha de um mindinho, exige 72 gramas de substâncias químicas e 32 litros de água para ser produzido.
  • O Ministério do Meio Ambiente acredita que, entre 1996 e 1999, tenham sido descartadas, em todo o Brasil, 11 toneladas de baterias. Cerca de 80% delas tinham a combinação de níquel e cádmio, a mais tóxica (detalhe: isso foi antes da era da Internet e dos smartphones).
  • Por ano, são produzidos 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico no mundo 5% de todo o lixo gerado pela humanidade.
  • Ao todo, foram vendidos 1,47 milhão de computadores somente nos últimos três meses de 2017. Desse total, 66% foram laptops e 34% desktops.
  • Estima-se que mais de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes sejam descartadas no país por ano. Deste total apenas 6% são reciclados.

O importante, enfim, é ficar bem esperto antes de jogar no lixo seu celular, tablet, vídeo-game, etc. Tratar bem do meio-ambiente e, claro, da própria saúde, é fundamental para a vida no planeta!

A Greenco apoia a sustentabilidade, não só na moda, mas também na tecnologia! Veja algumas novidades aqui!