Já ouviu falar do selo 'eureciclo' e o que ele representa?

Na sua próxima compra, não esqueça de verificar primeiro, se a embalagem tem o selo “eureciclo”. Se sim, está liberado. Sinal que seu produto foi reciclado. Assim, você está contribuindo com a preservação do meio ambiente e, claro, com um futuro mais seguro para o planeta.

Na reciclagem, são reaproveitados os materiais descartados para a confecção de um novo produto.

A reciclagem também permite renovar o produto após um tempo de uso, tornando-o novamente útil ("upcycling"). 

De acordo com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), a geração total de resíduos sólidos urbanos ainda não está no ponto ideal. 

Por isso, o surgimento de novas empresas de reciclagem é condição necessária para não só atender a demanda crescente, como para reduzir a quantidade de resíduos dos aterros, centros urbanos, oceanos, rios, florestas, etc.

O selo "eureciclo" tem por objetivo conectar marcas de bens de consumo com recicladores


O selo "eureciclo" certifica as empresas de bens de consumo de acordo com as regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) a partir da logística reversa de suas embalagens em concordância com a legislação ambiental vigente.

“O Sistema de Compensação Ambiental, alinhado ao selo ‘eureciclo’ funciona através de uma plataforma que rastreia os dados da cadeia de reciclagem no território brasileiro, certificando o trabalho das cooperativas de reciclagem. esse processo permite que os materiais recicláveis sejam destinados aos recicladores finais.  Essa supervisão evita a duplicidade na contagem.”

Em outras palavras, essa tecnologia permite contabilizar os dados de reciclagem sem margem de erro.

A contabilidade correta dos dados dão origem aos créditos de logística reversa análogos aos créditos de carbono adquiridos pelas marcas de bens de consumo, como a Greenco, por exemplo..

Como funciona o Sistema de Compensação Ambiental

  1. As marcas informam quantas toneladas de plástico, vidro, papel ou metais geraram com a venda dos seus produtos

  2. O selo eureciclo calcula a sua pegada ambiental equivalente

  3. Calculado o valor, as marcas pagam pelo serviço ambiental de forma proporcional à quantidade de embalagens que venderam, adquirindo o crédito de logística reversa equivalente

  4. O pagamento pelo serviço é destinado às cooperativas de reciclagem que devem comprovar formalmente, que a operação de reciclagem dos resíduos equivalentes, em massa e material, aos das embalagens, está sendo efetivamente realizada 

  5. As empresas recebem o selo que fica colado nas embalagens, informando ao consumidor a efetivação do seu processo de reciclagem, atestado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). 

Em síntese, o SCA compensa a pegada de carbono, além de  possibilitar a valorização das cooperativas e catadores. 

No Brasil a taxa de reciclagem ainda está aquém do necessário (em torno de 3%). A meta é aumentar progressivamente esse valor, de acordo com a taxa exponencial abaixo:  

  • 34% em 2023
  • 40% em 2027
  • 45% em 2031

Veja aqui as certificações da Greenco