A incrível influência que a Lua exerce no meio ambiente e nos seres vivos!

Todo mundo sabe como é forte a influência da Lua no nosso planeta. Não precisa ser instruído ou letrado, para ter essa certeza. A influência é vital! Sem a Lua, o desequilíbrio da natureza afetaria todos os seres vivos! Conheça mais sobre esse fenômeno!  

 

A Lua é fundamental pela sobrevivência dos seres vivos e pela própria “fisiologia” da Terra!

Na agricultura, por exemplo, o efeito lunar faz toda a diferença. Caso contário, as previsões de colheita seriam totalmente fora de controle.

Cada fase da Lua exerce um tipo de influência durante o plantio!

  • Lua crescente: nesse período, a seiva é atraída para cima e as partes aéreas – aquelas que estão acima do solo – crescem com mais vigor. Momento legal para o plantio, transplante e enxertia. Época também favorável para o corte da grama e aplicação de humus. 
  • Lua cheia: a capacidade de atração do nosso satélite, quando atinge seu grau máximo de luminosidade, é impressionante! A seiva fica mais viscosa nas raízes e tem fluxo intenso. A perda de nutrientes é menor.
  • Lua minguante: período de pouca a influência da Lua sobre a Terra. Por causa disso, surgiu a máxima: “Lua minguante é quando as coisas que crescem da terra para fora minguam e as coisas que crescem de fora para dentro vigoram (as raízes)”.
  • Lua nova: nessa fase, as plantas ficam mais suscetíveis aos ataques de pragas. Por isso, fortaleça as defesas da planta dando um capricho bacana na adubação do solo, evitando a incidência de ervas daninhas. O melhor é evitar plantar nesse período.

A influência da Lua nos animais

Cães e gatos

A influência da Lua cheia em cães e gatos, é pesada. Nessa fase lunar, eles correm maior risco de se envolverem em acidentes. Ambos, ficam muito irrequietos durante esse ciclo. Eles podem mudar, de repente, de humor e ficam ressabiados também. Dê mais carinho a essa galera quando a Lua ficar cheia.  

Leões

Os leões e outros predadores, na maioria das vezes, atacam mais na semana seguinte à lua cheia. O motivo é que nessa fase as presas se escondem por causa da claridade da noite. Essa falta de comida é que faz aumentar a fome dos leões e outros predadores felinos. Quando acaba a lua cheia, a farra volta! Que se cuidem as pobres presas!

Morcegos

Contrariando o mito, os morcegos que se alimentam de sangue, atacam menos nas noites de lua cheia. É uma forma de defesa pela preservação, pois  sabem que durante a lua cheia, estariam mais vulneráveis aos predadores. 

E se a Lua não existisse? 

Numa hipótese quase impossível, caso a Lua deixasse de existir, aconteceria o seguinte:

  • As marés ficariam 1/3 mais fracas. Somente o Sol exerceria influência nas marés.
  • O conceito de “mês” deixaria de existir. Confusão total para contar nosso tempo, porque dividimos o ano em meses, que é o período que a Lua demora para dar uma volta na Terra.
  • O planeta Terra giraria mais rápido. Com a velocidade mais alta, os furacões se formariam mais rápido, causariam tempestades mais frequentes e bem mais violentas.
  • Você envelheceria mais rápido. Imagina um dia com 4 horas de duração! Doido, não? Como boa parte dos seres vivos dorme à noite, a alternância dia-noite-dia seria mais rápida. Logo, essa aceleração faria o corpo trabalhar com maior rapidez. Haja metabolismo para aguentar essa parada!
  • A data em que cada estação do ano começa, mudaria sempre. O que determina as estações é a inclinação da Terra. E quem deixa essa inclinação estável é a Lua. Instabilidade que deixaria o clima maluco: um dia seria inverno, outro, seria verão.
  • Não haveria outras influências místicas e folclóricas ligadas à Lua. Fim dos rituais, fim do romantismo ligado à Lua e, claro, fim das suas belas paisagens! 
*Por Marco Aurélio Gomes Veado: PENSE MAIS VERDE