Feng Shui, técnica milenar para redirecionar as energias do ambiente

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Feng Shui é uma técnica chinesa, que tem como propósito o reordenamento das energias (chi) visando harmonizar um ambiente em favor do bem-estar físico e mental das pessoas. Continue lendo para compreender melhor sobre essa prática de mais de três mil anos.

O Feng Shui é geomancia chinesa que, literalmente, significa a água do vento que flui como uma corrente que energiza

O Feng Shui pode se integrar com outras atividades, tais como, astronomia, arquitetura, cosmologia, geografia e topografia. O rearranjo de ambientes com base nas áreas citadas tem como objetivo "imitar" o perfeito equilíbrio da natureza sustentável, desde que não tenha interferência negativa do ser humano.

Mapa Baguá para orientar o Feng Shui

Feng Shui: especialista explica como energizar a casa com a técnica milenar  chinesa | Mercado Imobiliário do Interior | G1

O que é Baguá?

O termo “baguá” possui  duplo significado: “bá” quer dizer "oito" e “guá” é "lado", ou seja, "oito lados" (octógono), oito objetivos aplicados na planta baixa do local que será reordenado com a energia Chi (pronuncia-se “ti”), sempre tendo em vista os pontos cardeais. 

O Feng Shui utiliza o Baguá como se fosse uma bússola que divide a planta baixa em oito áreas com propósitos e funções distintas de acordo com as intenções do cliente e as disponibildiades possíveis. A escolha é pela melhor localização, tipo de construção e características arquitetônicas dos ambientes. 

Para evitar preconceitos e enganos sobre a técnica do Feng Shui, leve em conta os 4 “NÃOS”:

  1. NÃO é uma forma de ficar rico da noite para o dia.

  2. NÃO é uma mera reposição de objetos ou remodelação dos espaços da casa, sem objetivos pré-determinados.

  3. NÃO é feito para prejudicar ninguém, pois sua função é ajudar e não fazer o mal.

  4. NÃO está limitado a nenhuma classe social, religião ou ideologia.

Outro mito que confunde as pessoas

O Feng Shui é uma técnica milenar que se incumbe da reposicão de móveis de acordo com o Baguá, além da redecoração do ambiente. É, ainda, enganoso pressupor que o Feng Shui recomende o descarte de objetos que "supostamente" dêem azar. O mesmo procedimento com relação aos números.  

As técnicas do Feng Shui se baseiam num conjunto de conhecimentos da metafísica chinesa, que engloba conceitos que somente agora estão começando a ser alcançados pelo mundo científico ocidental.

Os especialistas entendem que o fluxo de energia de uma casa ou qualquer outro recinto, com base nas áreas de pressão, pode ser alterado com efeito positivo no bem-estar dos moradores ou frequentadores do local.

O uso das cores na reconfiguração da casa é muito importante para obter os efeitos desejados 

No Feng Shui, a cor vermelha é usada como representação do elemento fogo que, dependendo da combinação das energias presentes no local, pode trazer vários benefícios.

Cada um dos Cinco Elementos utiizados pelo Feng Shui, acupuntura, medicina chinesa e artes marciais, está associado às formas, cores e materiais. 

Objetos quadrados, retangulares e triangulares são associados aos elementos Terra, Madeira e Fogo, respectivamente

 

Conclusão

A incorporação dos princípios do Feng Shui em seu projeto de casa ou em outros ambientes, poderá ser uma experiência transformadora e revigorante, pois ao adotar técnicas simples como a decantação usando cores suaves e incorporando texturas naturais, você terá condição de criar um espaço tão pacífico quanto bonito. Ao focar no fluxo de energia, ou "chi", você conseguirá seu relaxamento, rejuvenescimento e, sobretudo, o bem-estar, assim como daqueles do seu convívio.