Empresas do Sistema B: uma nova mentalidade no mercado digital!

A Greenco é mais uma empresa brasileira a se certificar com selo do Sistema B, tornando-se membro de um grupo de apenas 213 “Empresas B” no Brasil. Continue lendo para entender como essa missão é importante!


As Empresas B sabem que seus negócios estão diretamente comprometidos com o desenvolvimento das comunidades em todos os setores

No mundo inteiro, são menos de 5 mil empresas certificadas (veja a relação aqui) fazendo cumprir os objetivos das “B Corps”.

O Selo B foi criado pelo B-Lab nos EUA em 2006 e tem como proposta a redefinição dos seus rumos comerciais. Agora, não somente visando o lucro, mas distribuindo-o com a sociedade mais carente. 

A missão de uma Empresa B

Outro objetivo das Empresas B é construir um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta. Em outras palavras, plantar agora para colher no futuro: esse é o mote das Empresas B. 

Você notou que ainda são poucas as empresas do mundo que se credenciaram com o Certificado B. Como as exigências englobam uma gama de responsabilidades e compromissos, poucas conseguem atingir seus objetivos. A Greenco faz parte deste grupo seleto.

Direitos e deveres que passam a fazer parte da cartilha das Empresas B

É necessário comprovar o comprometimento social e ambiental, transparência e responsabilidade fiscal, coadunados com saúde financeira e outros propósitos definidos para qualquer empresa postular à certificação ao Sistema B.

A empresa candidata deve demonstrar que está apta a partir do preenchimento de 5 requisitos fundamentais:

  1. Governança: respaldo ao compromisso de considerar os posicionamentos dos stakeholders nas tomadas de decisões, desde que estejam afinados aos objetivos econômicos, sociais e ambientais da empresa. 
  2. Trabalhadores: respeito aos direitos fundamentais dos funcionários, condição precípua para o seu bem-estar, segurança e certeza de que estão sendo valorizados e protegidos.
  3. Comunidades: participação efetiva em campanhas, movimentos e outras atividades de amparo ás comunidades mais necessitadas. Implementar ações a partir das necessidades detectadas no âmbito social, ambiental e econômico. 
  4. Clientes: transparência evidenciando a autenticidade e a seriedade da empresa ao comprovar o uso de matérias-primas que contribuam para a redução de impactos negativos ao meio ambiente.
  5. Meio Ambiente: desenvolvimento de produtos com materiais orgânicos, reciclados e naturais, atendendo aos consumidores conscientes. 

A metodologia empregada para a aferição do candidato é a  Avaliação de Impacto B (BIA), que permite analisar e acompanhar a evolução da performance da empresa de acordo comos padrões de excelência acima especificados.

Atendidos os critérios do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), novas missões passam a fazer parte da agenda da Empresa B: 

Liderar (criar) movimentos locais, estaduais, nacionais e internacionais

Liderar movimentos e campanhas e se tornar exemplo para que outras empresas também possam aderir à certificação B. O lema: “Uma empresa PARA o mundo e não DO mundo”.

Construir e fortalecer relacionamentos produtivos

As Empresas B passam a fazer parte de uma comunidade de empresas líderes que acreditam na força da união visando combater os impactos negativos no meio ambiente e as injustiças sociais. União que fortalece o comprometimento mútuo na construção de relacionamentos sólidos e produtivos. 

Reverberar a missão e os valores  

As Empresas B compartilham as características que as diferenciam, participando de eventos, fóruns, seminários e redes sociais. Sua credibilidade está apoiada não só pelo selo B, mas também na Avaliação de Impacto B (BIA), que certifica seus produtos como legítimos e confiáveis. Tais requisitos fortalecem a confiança dos investidores, colaboradores, fornecedores e consumidores.

Promover alianças comerciais sólidas

As Empresas B têm métricas comparáveis, verificáveis e confiáveis que trazem consistência ao diálogo com investidores de impacto e investidores ESG (Environmental, Social e Governance), criando também a oportunidade de gerar alianças comerciais transparentes para que o sucesso seja recíproco e onde todos sairão ganhando, principalmente pessoas e meio ambiente.

Conclusão

Uma Empresa B se destaca no contexto mundial porque atendeu aos rígidos requisitos que a credenciaram. Nesse sentido, a Greenco sobe mais um degrau na sua escala de valores, onde o ser humano e o meio ambiente são o centro dos objetivos.