No Dia Mundial dos Oceanos, vamos eliminar o pior dos predadores: o plástico!

No dia 8 de junho, o mundo comemora o dia dos oceanos. Nossos mares são uma das maravilhas da natureza. Mas, eles estão sendo mal cuidados! O lixo suja praias e, principalmente acaba com a vida marinha! O plástico se tornou o seu maior predador! Vamos ajudar a acabar com essa praga? 

Vamos despoluir nossos mares!

Segundo a ONU, o objetivo desta data, é informar a todos, sobre o impacto das ações humanas nos oceanos e procurar desenvolver um movimento mundial de cidadãos e mobilizar e unir a população mundial em um projeto para o manejo sustentável do bioma marinho!

Estima-se que a pesca e a agricultura juntas asseguram a subsistência de 10 a 12% da população mundial, e que quase 200 milhões de pessoas dependem dos recifes de corais para protegê-los de tempestades e ondas.

Ocupando, 71% da superfície da terra, sendo que mais da metade deste enorme território tem mais de 3.000 metros de profundidade, os oceanos abrigam espécies ainda desconhecidas pela Ciência.

Além do mais, nossos mares absorvem CO2 e, assim, ajudam a limpar atmosfera desse gás nocivo à saude de todo ser vivo. Mas, existe outro poluidor. 

O problema dos plásticos nos oceanos foi detectado há muito tempo, mas a solução ainda está longe!

 O volume calculado de plástico nos oceanos é estimado em mais de 8 milhões de toneladas ao ano!

A Terra tem 6 enormes redemoinhos em alto-mar, conhecidos como “gyres oceanic” ou "garbage patch". Suas correntes se encontram e atraem todo detrito existente nessas águas. A luz solar decompõe os restos e o plástico sobe para a superfície que fica super-espessa. A primeira grande "mancha de lixo", foi descoberta no Oceano Pacífico, no início da década dos anos 90. 

Trata-se de um autêntico lixão em alto-mar, contendo, além de plástico, detritos de origens diversas.

A pior consequência, é que grande parte desse resíduo plástico, vai parar no estômago de animais marinhos. Sem contar, a destruição gradual da flora marinha!

Além dos animais marinhos, pássaros são encontrados mortos, enroscados em detritos de plástico. Quem consegue sair dessa, geralmente, fica com sequelas graves!

“Há evidências de que animais marinhos, do plâncton às baleias, ingerem grandes quantidades de plásticos carregados de poluentes que poderão se incorporar à sua cadeia alimentar!”, alerta o cientista Reisser, PHD do UWA Oceans Institute.

O estrago que o lixo plástico causa nos nossos oceanos:

  • Os 192 países com costa na fronteira com os oceanos Atlântico, Pacífico e Índico,  Mediterrâneo e Negro, produziram acima de 2,5 bilhões de toneladas de resíduos de plástico;

  • O consumo global de plásticos pode chegar a quase 400 milhões de toneladas por ano, até 2025;

  • Bilhões de microplásticos, conhecidos como microbeads, são adicionados em pasta de dentes e em produtos de limpeza abrasivos;

  • Microplásticos podem ser encontrados em poços artesianos. Foi detectada a sua presença em todos os 5 continentes. 

Felizmente, "robôs aquáticos" foram lançados em todos os oceanos, programados para coletar exclusivamente detritos e resíduos plásticos! 

Para salvar nossos mares, mais providências urgentes devem ser adotadas!

  • Responsabilidade Pessoal: todos devem assumir responsabilidades e limitar o uso de plástico comum, alimento e outros resíduos na praia ou em barcos. Substituir canudinhos, copos, garrafas, vasilhas de plástico, por material biodegradável, pode ser uma boa saída. 

  • Educação Ambiental: a obrigatoriedade de educar crianças e adultos sobre os cuidados, principalmente, na praia, é fundamental para que a conscientização seja geral e permanente.   

  • Campanhas Periódicas: os movimentos deste 8 de junho, devem ser frequentes, em favor da sustentabilidade de nossos oceanos. Limpeza de praias e até em alto-mar, devem ser mensais e com o apoio das comunidades e autoridades competentes.   

O movimento pela salvação dos oceanos deve ser em escala mundial, porque é vital para todos! O bioma marinho deve ser poupado o quanto antes!

Para ajudar a defender essa causa, a Greenco lançou muitas camisetas saudando essa maravilha da natureza, o planeta água! Confira!