Dia 8 de junho é o Dia Mundial dos Oceanos. Qual é a sua contribuição?

Tempo estimado de leitura: 3 a 4 minutos

Hoje, 8 de junho, a humanidade consciente comemora o "Dia Mundial dos Oceanos". Mas, parece que boa parte continua desrespeitando o bioma marítimo do planeta. Detritos diversos despejados em alto-mar, pesca ilegal e outras irregularidades continuam ocorrendo em larga escala. Você pode ajudar também. Continue lendo. 

Tema de 2022 do Dia Mundial dos Oceanos: "Revitalização: ação coletiva para o oceano.”.

Ações coletivas conscientes são empreendidas neste dia 8 de junho para salvar os oceanos e suas praias dos predadores, compreendidos como o homem mal-educado e os gananciosos que visam o lucro fácil e ilegal.

Em outras palavras, as ações de conscientização civil feitas durante o dia mundial dos oceanos devem ser empreendidas, necessariamente, ao longo do ano, como a coleta periódica de lixo em praias e no ambiente marítimo.

Campanhas de proteção ambiental, exposições e palestras sobre a importância dos mares, fazem parte da agenda deste dia especial para o ecossistema marinho.

O Dia Mundial dos Oceanos foi criado durante a Rio-92 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrida no Rio de Janeiro. A ONU (Organização das Nações Unidas) oficializou a comemoração em 2008.

Desde 2014, o Dia Mundial dos Oceanos tem um tema diferente:

  • 2022: "Revitalização: ação coletiva para o oceano.”
  • 2021: "Os oceanos: vida e subsistência."
  • 2020: "Inovação para um oceano sustentável."
  • 2019: "Juntos, podemos proteger e renovar o nosso oceano."
  • 2018: "Oceanos - Sensibilizar para agir, Proteger para valorizar."
  • 2017: "Nossos oceanos, nosso futuro."
  • 2015 e 2016: "Oceanos saudáveis, um planeta saudável."
  • 2013 e 2014: "Juntos temos o poder para proteger os oceanos."

A comemoração deste dia, também presta homenagem aos oceanógrafos, profissionais que se dedicam a estudar - e a salvar - os oceanos do planeta:

  • Pacífico

  • Atlântico

  • Índico

  • Glacial Antártico

  • Glacial Ártico 

Os oceanos são vitais para a sustentabilidade do meio ambiente do planeta Terra

Estima-se que a pesca e a agricultura juntas asseguram a subsistência de 10 a 12% da população mundial, e que quase 200 milhões de pessoas dependem dos recifes de corais para protegê-los de tempestades e ondas.

Ocupando 71% da superfície da Terra, sendo que mais da metade deste enorme território tem mais de 3.000 metros de profundidade, os oceanos abrigam espécies ainda desconhecidas pela Ciência.

Além do mais, os mares absorvem CO2, ajudando a limpar a atmosfera. No entanto, um poluidor voraz poderá por tudo a perder: o plástico.  

O problema dos plásticos que infestam praias e mares ainda está longe de ser resolvido.

 O volume de plástico nos oceanos é estimado em mais de 8 milhões de toneladas/ano! E tende a aumentar. Os redemoindos em alto-mar comprovam essa triste tendência.

Autênticos lixões contendo plástico e outros resíduos bóiam em alto-mar. 

A Terra tem 6 enormes redemoinhos em alto-mar, conhecidos como “gyres oceanic” ou "garbage patch". Suas correntes se encontram e atraem todo detrito existente nessas águas. A luz solar decompõe os restos e o plástico sobe para a superfície que fica super-espessa. Um problema que atormenta os ambientalistas! Até quando?

Para piorar esse quadro, grande parte desses resíduos vai parar no estômago de animais marinhos, como as tartarugas e outros peixes. Os pássaros também não são poupados. Se não morrem por ingerir plástico, ficam com sequelas.

Se são salvos, correm risco de sequelas graves.

 “Há evidências de que animais marinhos, do plâncton às baleias, ingerem grandes quantidades de plásticos carregados de poluentes que poderão se incorporar à sua cadeia alimentar!”, alerta um cientista do maior instituto australiano de pesquisa, o Oceans Institute.

3 atitudes que podem fazer a diferença. Veja como você poderá contribuir:

    1. Responsabilidade Pessoal: nunca leve qualquer peça feita de plástico ou outro material poluente para a praia e quando for navegar em alto-mar. 

    2. Educação Ambiental: divulgue nas suas redes sociais que o ensino sobre o meio ambiente deve ser obrigatório nas escolas em todos os níveis. A preservação da flora e fauna marinha deve ser de conscientização geral, da criança ao adulto.    

    3. Campanhas Periódicas: o dia 8 de junho é o dia escolhido para que as pessoas não só dêem valor aos mares do planeta, mas que façam parte desse time para ajudar a preservá-los. As campanhas, movimentos, mutirões, exposições, palestras e seminários devem ser ações periódicas nas cidades litorâneas ou não, pois todos precisam ter a noção da importância dos oceanos para a manutenção da sustentabilidade do planeta.   

    Se você ama o mar, conjugue um só verbo: a(mar). Veja aqui que camiseta legal para você homenagear os oceanos!