Depois de usados, óleos alimentares viram produtos de limpeza!

Após seu uso normal, como óleos de cozinha, esses produtos, também conhecidos como óleos alimentares, viram produtos de limpeza, além de uma boa fonte de renda adicional! Então, você contribui com o meio ambiente e se ajuda! Veja as dicas para que isso aconteça!  

Evite que o óleo, depois de usado, vá direto para o lixo, pois se tornará poluente perigoso!

Para você ter uma ideia do estrago de um óleo alimentar no lixo, bastará um litro de óleo para contaminar até um milhão de litros de água! Como óleo e água não se misturam, em contato com a água, ele cria uma película que impede sua oxigenação regular.

Esse tipo de envenamento do meio ambiente causado pelos óleos alimentares após seu uso, tem como ser evitado.

Uma promotora de cursos ministrados pelo  CPT – Centro de Produções Técnicas, reforçou essa dica legal: “Existe uma variedade grande de produtos que podemos fabricar em casa, e no caso de pequenas produções, não necessitamos de equipamentos ou instalações sofisticadas”.

Conheça as peças que podem ficar limpinhas com a reutiliação dos óleos alimentares: 

  1. Mobiliário de madeira: para fazer seu próprio polidor de móveis, junte 2 copos de óleo vegetal ou azeite virgem com o sumo de 1 limão. Misture e aplique nos móveis, limpando com um pano macio. Seus móveis vão ficar um brinco!
  2. Mobiliário de vime: este tipo de mobiliário tende a secar, rachar ou partir facilmente. Para que fique sempre conservado, aqueça um pouco de óleo vegetal ou de girassol e pincele toda a peça com o mesmo. Depois, passe um pano para garantir que o óleo seja bem absorvido.
  3. Panelas de ferro fundido: para lavar mais facilmente essas panelas, evitando que nela fiquem restos de comida agarrados, prepare uma pasta à base de sal grosso e óleo vegetal, esfregue em toda a panela e depois lave normalmente com água quente.
  4. Superfícies em aço inoxidável: para assegurar o brilho em qualquer superfície de aço inoxidável, verta um pouco de azeite virgem num pano macio e puxe o brilho. Uma limpeza verde, sem recorrer a produtos tóxicos!
  5. Sapatos de pele: se tem sapatos de pele marcados e riscados pelo uso, aplique uma gota de óleo vegetal num pano e esfregue nos sapatos de pele até as marcas desaparecerem. Depois, puxe o brilho com um pano seco e macio.
  6. Mãos pintadas: uma das formas mais fáceis e ecológicas de retirar tinta das mãos é esfregá-las com um pouco de óleo vegetal antes de lavar com sabão.

Óleos alimentares se tornam nova fonte de renda!

10 dicas para você ter sucesso no seu novo negócio:

  1. Qualidade: lembre-se que os consumidores estão cada vez mais exigentes e cientes de seus direitos. Para conquistá-los, seu produto terá que ter o selo ecofriendly e não se ligar nessa parada errada chamada de greenwashing!
  2. Preço de venda: o preço de venda de cada produto pode ser o seu custo multiplicado por três. Por exemplo: no caso do amaciante, se foi gasto R$ 0,47 para fazer um litro, pode-se vender, no mínimo, por R$ 1,00 cada litro de amaciante pronto.
  3. Matéria-prima: se fizer uma quantidade maior de produto, você pode pagar barato pela matéria-prima e, assim, aumentar os seus lucros.
  4. Pontos de venda: os pontos de venda para esses produtos podem ser simples, mas devem ser muito bem organizados para atrair a atenção. 
  5. Padronização: você deve colocar os produtos em galões de um determinado volume. O ideal é que sejam padronizados para uma boa apresentação. Cada galão com as devidas etiquetas, para a rápida identificação.
  6. Marketing: ao lançar a sua linha de produtos no mercado, considere o marketing um fator importante para o sucesso do seu negócio. O marketing é muito importante - talvez fundamental - no desenvolvimento do seu negócio. Faça bem feito. Faça para o seu cliente. Deixe bem claro que seu produto é ecofriendly! Crie um blog ou um website!
  7. Mercado: busque conhecer primeiro o que rola no mercado de produtos de limpza domésticos. Assim, você definirá o seu alvo com mais facilidade. Forme um nicho de mercado para atuar.
  8. Cliente: uma etapa importante a ser citada é a conscientização sobre seu valor e sua seriedade ao cliente. Deixe bem claro que seus objetivos inspirem a confiança dele.
  9. Lucro: lembre-se que a lucratividade não pode ser considerada como primeiro objetivo. Primeiro, a natureza! Deixe isto bem claro para seus clientes! 
  10. Marca: crie uma marca forte. Agregue valores a esta marca. Faça o cliente conhecê-la, respeitá-la e, claro, consumí-la com a noção de ter feito a compra certa. Crie novas embalagens chamativas, seguras, originais e práticas. Um selo bem aparecido de ecofriendly é primordial!

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