Conheça os costumes no Réveillon de 12 países

 Tempo estimado de leitura: 5 minutos

A virada do ano, festa conhecida como “réveillon”, é um momento simbólico para o mundo inteiro. Celebração que representa um novo recomeço, novas oportunidades e expectativas positivas. Conheça os costumes da passagem de ano em 12 países. Mais uma volta que o Sol completa em torno da Terra!

O Réveillon no mundo tem tradições típicas do local, mas o propósito é sempre o mesmo: paz, amor, saúde e prosperidade no ano que se inicia!

O que significa o termo “réveillon”.

A palavra “réveillon” vem do francês réveiller e significa "acordar" ou "reanimar" (sentido figurado). Assim, réveillon representa despertar do novo ano”.

Antigamente, o termo “réveillon” era usado para descrever uma refeição noturna para impedir as pessoas de dormir e poder curtir alguma festa. Depois, a palavra foi usada para a ceia da véspera de Natal. No século XVII, "réveillon" era o nome das festas da nobreza francesa que rolavam noite adentro. Anos depois, os nobres de outros países copiaram o costume. Com o tempo a palavra passou a designar a festa da passagem de ano.

Origem da festa que abre o novo ano

As comemorações para celebrar a chegada do próximo ano, começaram na Mesopotâmia, uns 4 mil anos atrás. A celebração acontecia no fim do inverno e início da primavera que no Hemisfério Norte rola entre os dias 22 e 23 de março.

Persas, assírios, egípcios e fenícios comemoravam o seu ano novo em setembro e os gregos no mês de dezembro.

Conheça como é o réveillon em 12 países:

1 - Brasil  

O estilo brasileiro é a ceia de ano-novo na própria casa, de amigos, parentes, no restaurante ou em clubes fechados para o evento. As festas de réveillon mais badaladas do país são, pela ordem de grandeza: Rio (RJ), Camboriú (SC), Jericoacoara (CE), Fernando de Noronha (PE) e Ilha do Mel (PR).

O hábito de usar roupas brancas no Réveillon brasileiro foi difundido pelos praticantes de Candomblé. Uma forma de buscar purificação e proteção para o ano seguinte. A roupa de baixo, porém, pode ser colorida, de acordo com o gosto de cada um. 

Como o brasileiro é supersticioso por natureza, cada um tem sua simpatia favorita que é aplicada exatamente à meia-noite. Conheça as mais famosas:

  • Pular sete ondas: hábito usado nas cidades litorâneas, quando o pedinte precisa pular sete ondas e fazendo seus sete pedidos enquanto pula. 
  • Oferendas para Iemanjá: a prática de presentear a protetora das águas, vem de rituais das religiões africanas.
  • Lentilha e romã: comer lentilha na ceia de final de ano vai trazer sorte no novo ano. A semente de romã atrai prosperidade e fartura para o ano que se inicia. 

2 - Estados Unidos

O estilo americano é parecido com o dos brasileiros. A comemoração mais famosa é a de Nova York, no coração da Times Square. Na tarde do dia 31 de dezembro, as ruas começam a encher de gente. Mais tarde, milhares de pessoas fazem a contagem regressiva para a chegada do ano novo.

3 - Austrália

A festa de fim de ano mais famosa no país que fica do outro lado do mundo, acontece na Baía de Sydney, perto da Harbour Bridge, quando todos assistem os belos fogos de artifício. 

4 - Inglaterra

O local mais badalado para curtir a passagem do ano em Londres, é ficar próximo do famoso Big Ben, esperando pelas 12 badaladas que decretam a chegada do ano novo.

5 - Escócia

O Réveillon escocês é visto pelo seu povo como mais importante do que o Natal e acontece em Edimburgo. Sua origem é viking e dura três dias, passando a ser conhecido pelo nome de Hogmanay, quando são trocados biscoitos, atrair boa sorte no ano que chega. 

6 - Rússia

A festa que fecha o ano no país, é a sua comemoração mais importante. Antes da meia-noite, os russos ficam com a família, mas depois disso, vão para as ruas de Moscou celebrar a chegada do novo ano. Existem dois Réveillons russos porque o país adota o calendário gregoriano e juliano, cuja festa da virada acontece no dia 14 de janeiro.

7 - Japão

A rito de celebração da passagem de ano no mundo japonês é sagrado, por isso, os nipônicos preferem ficar reclusos nessa transição que dura três dias. Nos minutos finais do dia 31 de dezembro, um ritual budista tem início com 108 badaladas dos sinos dos templos. Cada badalada representa um desejo e a sua própria purificação.

8 - França

O "point" mais famoso  para passar o Réveillon francês é na Champs-Élysées, onde você pode curtir a queima de fogos que ilumina a Torre Eiffel. A festa continua nos restaurantes e nos barcos que navegam pelo rio Sena todo iluminado.

9 - Grécia

Imagine curtindo um Réveillon na Praça Sintagma, em Atenas, tendo ao fundo a Acrópole, além do Parthenon! Chic não? Nas comemorações, os gregos trocam um bolo parecido com o panetone, onde é colocada uma moeda de ouro. Depois de distribuído aos convidados, quem ficar com o pedaço onde está a moeda, terá sorte durante o ano todo. 

10 - Alemanha

Em Berlim, um grande palco é montado em frente ao portão de Brandenburgo, onde, à meia noite, os fogos de artifício iluminam os céus germânicos. Em volta, várias barraquinhas vendendo comida típica e muita cerveja para comemorar.

11 - Bulgária

O tapinha nas costas é o costume mais famoso entre os búlgaros e serve para anunciar a chegada do novo ano. Essa tradição tem início com as crianças que vão de casa em casa para felicitar os moradores, desejando saúde e riqueza no ano novo. 

12 - China

O ano novo chinês começa no 23º dia do último mês lunar, sendo dedicado a um animal do signo chinês. A queima de fogos, na tradição chinesa, atrai sorte e afasta as coisas negativas no ano que começa. Nessas comemorações, trocam presentes com os familiares que ficam em envelopes vermelhos (geralmente, com dinheiro dentro).

Réveillon Sustentável

Réveillon é sinônimo de festejos, mas também uma oportunidade de dar exemplos de consciência ecológica, como jogar no lixo as latinhas de cerveja (reciclagem), garrafas, talheres, papéis e as embalagens dos fogos de artifício que, preferencialmente, devem ser daqueles silenciosos que não prejudicam os animais, como os cachorros que sofrem com o barulho incessante a partir da meia-noite. Comece bem seu novo ano mostrando que tem respeito por todos e pelo meio ambiente!