Conheça os 18 nootrópicos que podem turbinar seu cérebro!

Os nootrópicos, apesar do nome, pouco conhecido, são usados pelos seres humanos há milênios, quando eram apenas substâncias naturais. Sua função principal é aumentar a capacidade cognitiva cerebral. Além dos naturais, existem os nootrópicos sintéticos. Leia mais. 

Os nootrópicos são estimulantes cognitivos e são considerados “drogas inteligentes”.

As primeiras pesquisas científicas sobre a ação dos nootrópicos no cérebro humano, foram feitas em pessoas que tinham deficiência mental, com resultados bastante positivos. Por causa disso, as pesquisas foram estendidas às pessoas saudáveis, igualmente, com resultados surpreendentes, principalmente, com relação à eficiência da memória e do raciocínio. 

Inicialmente, os nootrópicos foram recomendados para os mais idosos, devido à gradual deterioração neuronal. Na verdade, a perda da capacidade cognitiva atinge mais de 80% das pessoas a partir dos 30 anos de idade por causa da redução do hormônio chamado de pregnenolona.

Esse hormônio é o precursor da maioria dos hormônios esteróides, como os sexuais e os adrenais. À medida que a pessoa envelhece, a pregnenoloma começa a diminuir e, em consequência, advém a perda de memória.

No ano de 1950, o Dr. Edward Anderson, um célebre neurofisiologista, publicou no Jornal de Endocrinologia: “O hormônio conhecido como pregnenolona parece ter nítidos benefícios e merece a atenção do meio médico, além de não terem sido evidenciados nenhum efeito adverso na fisiologia endócrina e sua ação mostrou-se promissora no tratamento das doenças correlacionadas ao processo de envelhecimento“.

Existem dois tipos de nootrópicos, os sintéticos e os naturais. A ingestão dos sintéticos requer moderação e supervisão médica. Como sempre, o perigo maior está na dependência química do paciente. 

Os nootrópicos sintéticos mais conhecidos são:

  • Ritalina

  • Anfetamina

  • Modafinil

  • Piracetam

Apesar do bem que os nootrópicos sintéticos podem fazer, a melhor pedida é a utilização dos nootrópicos naturais!

Lista dos 18 nootrópicos naturais e seus benefícios:

1-Cafeína 

Assim como outros nootrópicos naturais e também populares, como chocolate e tabaco, a cafeína simula o neurotransmissor adenosina que tem um papel inibitório no cérebro, por se tratar de um dos metabólitos da quebra do ATP, quando de sua escassez no cérebro.

2-Huperzine A

Substância extraída da erva chinesa, Huperzia serrata que tem o poder de inibir por 3 horas a enzima que degrada a acetilcolina, deixando esse neurotransmissor mais tempo ativo, aumentando a memória. 

3-Fosfatidilserina

Trata-se de uma substância lipídica que, ao ser incorporada nas membranas de todas as células cerebrais, melhora a sua comunicação, garantindo mais agilidade e menor esforço ao cérebro. 

4-Ginkgo biloba

Famosa planta, cuja substância, ajuda a reduzir os sintomas de ansiedade, além das chances de adquirir a doença de Alzheimer, por causa do aumento do fluxo sanguíneo no cérebro.  

5-Guaraná

Sua versão em pó, reduz a ansiedade, a taquicardia e baixa a pressão arterial.

6-Ômega-3 

Esse nootrópico popular no mundo todo, auxilia no desenvolvimento cerebral, especialmente nas crianças, bem como na preservação da função cerebral normal em adultos. É, geralmente, encontrado em sementes de chia, linhaça, nozes e, sobretudo nos peixes de água fria e profunda, como sardinha, atum, salmão, cavala e na cavalinha.

7-Ginseng 

O ginseng é uma raiz com propriedades medicinais e sua função principal é estimular as células cerebrais, melhorando a concentração e a capacidade para atividades cognitivas. Outro benefício, é a redução de estresse nos mais jovens, que reduz sua capacidade da memória, tão comum nos dias atuais. 

8-Vinpocetina

Nootrópico processado a partir de um extrato das sementes da pervinca, planta muito popular na Europa e Japão. Dizem que é mais poderoso do que a ginkgo biloba. Trata-se de um poderoso vasodilatador cerebral.

9-L-Tirosina e L Fenilalanina

Esses nootrópicos, são dois aminoácidos precursores de dopamina e sua função é aumentar a capacidade de concentração e raciocício lógico. 

10-Piracetam

Essa substância pertence à classe dos "racetams", com efeito imediato nas funções do cérebro relacionadas à memória de longo prazo. 

11-Hydergine

Outro nootrópico com função vasodilatadora, sendo a cordergogrina, sua substância ativa que age na preservação dos neurônios, retardando o processo de deterioração.  

12-Selegilina

Nootrópico muito utilizado no tratamento do Mal de Parkinson, pois ajuda a inibir a enzima “MAO B”, que acelera a evolução dessa doença.

13-Creatina e Coenzima Q10

Esses nootrópicos são recomendados para acelerar a movimentação sináptica, turbinando a funcionamento do cérebro. 

14-Rhodiola Rosea

Raiz encontrada na região do Himalaia, famosa por causa de suas propriedades adaptogênicas que ajudam na queima de gordura, além de reduzir a fadiga mental. 

15-Bacopa Monnieri

Essa planta é muito utilizada pela medicina ayurvédica e sua função principal é melhorar o desempenho cerebral, aumentando a capacidade de aprendizagem, facilitando a retenção de informações. 

16-Curcumina

Nootrópico extraído do açafrão-da-terra, uma raiz super-poderosa, antioxidante que previne danos causados por radicais livres decorrentes do estresse e da alimentação com deficiência de nutrientes. 

17-Ashwagandha

Nootrópico originário dessa planta nativa da Índia que pode ser encontrada também no norte da África. Sua suplementação permite a formação de novos dendritos e novas extensões neuronais que transmitem e propagam informações entre os neurônios, com maior celeridade.

18-L-Teanina

Aminoácido encontrado nas folhas de chá verde que estimula a produção de serotonina, dopamina e GABA, neurotransmissores que influenciam diretamente no humor, memória e aprendizagem. 

Se deseja que sua engrenagem cerebral seja eficiente, escolha a versão mais pura de nootrópicos, porque a sintética pode conter ingredientes alérgenos, além de possuir maior toxidade.