Conheça melhor o chá e o óleo de alecrim e seus incríveis benefícios!

O alecrim pertence à família da hortelã e seu nome científico é “Rosmarinus officinalis”. O cheiro do óleo de alecrim é pura cânfora e o torna super-energético. O chá também tem muitos benefícios, tanto para o corpo físico, como para o mental. Conheça melhor esses efeitos incríveis!
  

O óleo de alecrim é um óleo essencial muito poderoso, usado para diversos males do corpo físico e emocional

Povos antigos como os egípcios, romanos, hebreus e gregos consideravam o alecrim como uma planta sagrada, pois era usada por curandeiros em rituais e para amenizar outros males. A planta é nativa da região do Mediterrâneo. 

No Brasil, o alecrim é conhecido como alecrim do campo ou também de vassourinha, por causa de sua utilização na produção de vassouras. O alecrim do cerrado, por exemplo, é a fonte vegetal mais importante da própolis verde brasileira, reconhecida pela sua efetiva ação antisséptica. 

O óleo de alecrim é excelente no combate à calvície e outras formas mais comuns de queda de cabelo.

Homens e mulheres produzem testosterona e como a produção masculina é maior, o uso do óleo de alecrim poderá ajudar a exterminar alguns fungos e bactérias responsáveis pela queda de cabelo se a causa for alguma infecção no couro cabeludo.

O chá de alecrim pode lhe oferecer uma grande quantidade de benefícios!

Benefícios do chá e óleo de alecrim:

Relaxante do corpo e da mente

O óleo de alecrim ajuda a reequilibrar as energias do ar com seu aroma poderoso de cânfora. Esse astral positivo baixa a sensação de fadiga provocada pelo estresse. O relaxamento é maior ainda, quando o óleo é usado durante o banho ou numa massagem revigorante.

Outros benefícios do chá e do óleo de alecrim: 

Digestão facilitada

O chá de alecrim faz muito bem após as principais refeições, pois facilita o esvaziamento da vesícula, ajudando na digestão, principalmente se a comida for mais gordurosa, uma vez que a bile liberada pela vesícula participa da queima de gorduras. 

Repelente e vermicida natural 

O cheiro de cânfora do óleo de alecrim ajuda a repelir insetos. Ele possui, ainda, propriedades vermicidas poderosas e consegue exterminar vermes perigosos como o schistosoma, causador da esquistossomose. Com seu poder larvicida, ajuda a destruir ovos de rhipicephalus microplus, conhecido como carrapato-de-boi. O óleo de alecrim também combate a infecção urinária, gastroenterites e outras infecções.  

Diurético poderoso

O chá de alecrim evita, com êxito, a retenção de líquidos no corpo, pois ele aumenta a produção de urina, estimulando o corpo a eliminar o máximo de líquidos retidos e toxinas. Contudo, não se deve abusar, a fim de evitar o aumento da eliminação de sódio e potássio na urina. A melhor dica, é consultar uma nutricionista ou um médico especialista. 

Inibidor de doenças do cérebro 

Os benefícios do óleo de alecrim para melhorar o funcionamento cerebral foram comprovados por estudos, devido à sua ação antioxidante. O óleo ajuda a inibir a COX-2, um tipo de enzima inflamatória que aparece em níveis elevados em pacientes portadores do Mal de Alzheimer.  

Proteção do fígado 

Devido à alta composição em compostos fenólicos e como possui ação antioxidante, o chá de alecrim ajuda a proteger o fígado contra o aparecimento de doenças hepáticas, como acontece com o chá de boldo, por exemplo. 

Prevenção da diabetes

Em alguns estudos feitos em animais, o chá de alecrim foi capaz de manter os níveis de glicose no sangue sob controle, podendo servir como complemento no tratamento da diabetes.

Redução de infecções 

O chá de alecrim é um poderoso antibiótico natural, pois ajuda a fortalecer a imunidade do corpo, reduzindo a incidência de infecções, devido a presença do ácido rosmarínico, como no caso da gastrite, inflamação no estômago. Por sua vez, o óleo de alecrim ajuda no tratamento das inflamações ortopédicas, como tendinite e dores musculares diversas. 

O alecrim pode ser usado também na culinária, como em pratos tradicionais que contenham batatas, carnes variadas, peru ou frango!

Como fazer óleo de alecrim caseiro

Diferente do óleo essencial de alecrim, é possível fazer o óleo de alecrim em casa. Veja essas 3 dicas: 

  1. Aquecer alguns raminhos de alecrim fresco no seu óleo preferido (pode ser azeite, óleo de coco, óleo de semente de uva, entre outros).
  2. Utilize ramos secos de alecrim que devem ser misturados no óleo escolhido e depois, colocado numa jarra de conservas em um local ensolarado. 
  3. O óleo de alecrim doméstico tem prazo de validade e, por isso, deve ser usado só por uma semana, para não ficar rançoso. 

Quando for tomar um chá de alecrim ou sentir o aroma do óleo de alecrim, pode estar certo de que você está se conectando com a natureza e tirando proveito positivo de seus benefícios. Isso é muito legal!

Tudo que vem da natureza é saudável! O consumidor consciente sabe disso. Então, venha curtir os produtos orgânicos e sustentáveis da GREENCO! Confira aqui.