Conheça as maravilhas do delicioso e poderoso alho-poró!
O alho-poró, conhecido cientificamente por Allium porrum, pertence à família das cebolas e dos alhos. Ele tem outros nomes, como alho-francês, alho-macho, porro-bravo ou porro-hortense, os mais conhecidos.
Quanto à consistência, o alho-poró tem uma textura bem crocante e pode ser consumido inteiro, fatiado, refogado, cozido ou assado. O ideal será sempre de acordo com o gosto do chef. Uma dica importante, porém, é deixá-lo mais al dente, para preservar o seu paladar e sua crocância natural.
Diferença do alho comum com o alho-poró
Mesmo tendo nomes iguais, um não tem nada a ver com o outro. Ambos possuem características diferentes, como no formato e no tamanho.
O alho-poró não possui bulbo arredondado e é caracterizado por um cilindro de folhas, de cor branca na parte que fica subterrânea e de cor verde-escuro nas folhas.
O alho comum pode ser chamado de cabeça de alho, com seus "dentes" característicos. Quando cru, o alho comum tem cheiro e sabor mais fortes do que o alho-poró (não é a toa que os vampiros, morrem de medo do alho!).
Um pouquinho de história
O alho-poró começou a ganhar notoriedade no Reino Unido, onde seu cultivo foi adaptado para as temperaturas mais baixas. Tornou-se popular, principalmente, no País de Gales, onde virou símbolo de sua nacionalidade, porque era usado nas batalhas contra os saxões, onde eram colocados sobre os elmos dos seus guerreiros, a fim de se diferenciarem dos adversários.
Essa apetitosa hortaliça é cultivada na Ásia Central e na Europa, há milhares de anos!
Por fazer muito bem à garganta, os antigos gregos, egípcios e romanos, comiam alho-poró antes de seus famosos e eloquentes discursos. Assim, por ajudar a manter a voz forte e imponente, o alho-poró era fundamental na dieta dos grandes imperadores e oradores da época.
A parte branca do alho-poró, é a mais utilizada na culinária. As folhas, são bastante apreciadas no Oriente Médio!
Como possui alto teor de ácido fólico, o alho-poró é recomendado às mulheres grávidas, pois esse ácido é importante na formação do tubo neural do feto, região importante no desenvolvimento do sistema nervoso da criança.
O alho-poró, além de poderoso antioxidante, tem baixo teor de carboidratos e gorduras e é rico em minerais e vitaminas, como a vitamina A, C e do complexo B, bem como ferro, fósforo, potássio e cálcio.
Os antioxidantes inibem a oxidação de outras moléculas e combatem os radicais livres. As fibras do alho-poró ajudam no processo digestivo, na eliminação de toxinas e líquidos extras do corpo.
5 benefícios do alho-poró:
-
Melhora o desempenho do sistema cardiovascular
-
Fortalece o sistema imunológico, como o risco de doenças inflamatórias crônicas
-
Melhora o desempenho do sistema digestivo
-
Auxilia no processo de emagrecimento
-
Combate o câncer nos estágios iniciais
Já provou aquela sopinha apetitosa feita de alho-poró?
Macetes para plantar o alho-poró na sua horta ou num vaso
- Jogue as sementes do alho-poró no canteiro, numa profundidade mínima de 1 cm e num espaço que se torne permanente, isto é, para evitar a remoção da planta antes do tempo.
- Se não tiver alternativa e tenha que fazer o transplante do alho-poró, este só poderá ser realizado, quando as mudas estiverem com pelo menos 10 cm de altura, o que pode acontecer por volta de 2 meses depois do início do processo.
- Se o alho-poró for cultivado num vaso, a profundidade da semente será no mínimo 25 cm.
- A colheita é feita, geralmente, entre 120 e 150 dias após o plantio, caso a planta tenha sido regularmente aguada e resguardada na mudança de clima.
- Quanto ao clima, plante seu alho-poró em local onde receba luz solar por algumas horas por dia. Dá para cultivar em sombra parcial, mas jamais sem qualquer luminosidade.
A Greenco curte demais esses verdes vegetais que só melhoram a nossa saúde! Aproveite e confira as camisetas, vestidos e tênis! Você vai amar!