Como será o mundo daqui 30 anos?

Chegando ao fim deste super-bizarro ano de 2020, aos poucos as coisas vão voltando ao normal. O retorno à rotina será mais lento em função dos estragos pós-pandemia. Por isso, o momento é de religar o otimismo e esperar anos melhores pela frente. Veja o que dizem os futuristas para 2050.

Você sabe qual é a diferença entre futurista e futurólogo?

A futurologia está ligada às adivinhações com base em "leituras" de objetos variados (bola de cristal, cartas, conchas, palma da mão, etc) ou na interpretação de sonhos ditos premonitórios. 

O futurismo, por sua vez, se baseia, exclusivamente, nas tendências e nos impactos gerados por variados segmentos. Nesse desenho de cenários, é necessária a utilização de modelos matemáticos e estatísticos.

Singularidade é o termo usado para englobar um conjunto de antecipações futuristas, em geral, otimistas

A singularidade é um termo "emprestado" da Física pelo futurista Ray Kurzweil e se trata de uma analogia aos fenômenos singulares ocorridos nos buracos negros.  

Algumas projeções positivas para 2050 

 Cidades

  • População - Aproximadamente 9,8 bilhões de pessoas na Terra. Índia ultrapassa a China e a Nigéria toma a terceira posição dos Estados Unidos. O mundo terá mais idosos serão, como nunca antes.
  • Transportes - Mais de um bilhão de veículos elétricos, movidos à energia solar, a gás ou por combustível orgânico estão circulando nas ruas do mundo. Carros com motores de combustão são peças de museu ou de colecionadores. 
  • Escolas - O modelo presencial não existe mais. As aulas, via videoconferência ainda resistem, mas a tendência é aula via holograma. Agora, o professor vai ao aluno e não o contrário. O professor pode ser humano ou um robô. 
  • Residências - A casa é totalmente controlada por Inteligência Artificial. Cada equipamento doméstico é uma espécie de entidade viva. A geladeira, por exemplo, diz que falta um determinado alimento. O banho é auto-regulável de acordo com seu gosto. A Internet das Coisas” (IoC) conecta pessoas e objetos. Breve, conectará humanos com animais e plantas. 
  • Moda - Você tem duas opções na compra da sua roupa desejada. Antes, pode prová-la, via holograma ou montar seu molde predileto pela impressora 3D.  

Ciência e Tecnologia 

  • NeurologiaO cérebro humano possui capacidade de processamento de cerca de 1.026 cálculos por segundo. Esse processo aumentou porque o mapeamento do código cerebral está concluído. O próximo passo será desvendar como são formados os pensamentos. 
  • Medicina - Nanobots (robôs em escala molecular), vasculham o corpo humano, via vasos capilares, para o diagnóstico. Biochips programados se encarregam de corrigir o problema. A Inteligência Artificial está presente em todas as áreas da Medicina. 
  • Cibernética - Os cérebros humanos podem se conectar diretamente a nuvens de dados para obter informações ou transferência da memória. A técnica se chama "Brain Machine Implant" (BMI). Os telefones celulares, no formato de um chip, podem ser implantados e seu funcionamento é holográfico. 
  • Internet - A realidade é formada por artefatos concretos ou virtuais, dependendo do gosto do freguês. A velocidade é instantânea, pois os cabos óticos estão submersos nos oceanos do mundo. A água não só funciona como condutor, mas como servidor, pois tem memória infinita para armazenar dados.
  • Astronomia - Telescópios quânticos acessam regiões do universo nunca antes alcançadas pelo olho humano. O astrônomo, se desejar, poderá explorar o espaço no "modo holograma", isto é, ele visita o local desejado e faz sua pesquisa. 
  • Ufologia - A vida inteligente em outros planetas ainda não foi comprovada em termos científicos, mas a expectativa é que essa descoberta aconteça ainda neste século. Provavelmente, ainda falta "coragem" por parte dos extraterrestres.

Meio-Ambiente

  • Poluidores - A pegada de carbono ou o efeito estufa estão sob controle por causa da ampla utilização das energias alternativas que não são mais opcionais e sim comuns. O plástico está extinto. Um composto sintético semelhante o substitui. É a nova consciência global. 
  • Agricultura - A Biotecnologia de Vegetais, Animais e Microbianos é a área que permite a detecção de surtos de doenças precoces com a utilização de ferramentas tecnológicas de alto nível. Por isso, existe a readequação da mão de obra agrícola. O trabalho humano ainda é importante e insubstituível. A tecnologia também é útil no controle do clima, principalmente nas regiões mais áridas do planeta. Não existe mais perda de safras no mundo em 2050. 
  • Alimentação - A nutrição é, rigorosamente, individual, pois é de acordo com o biotipo das pessoas. Aparelhos específicos "medem" as deficiências protéicas e recomendam o que deve ser consumido com exatidão precisa. Existe um rígido controle na produção de alimentos transgênicos. Por outro lado, o consumo de carne in natura é baixo, o que determina maior controle da taxa de natalidade dos animais de corte. O movimento "cruelty free" determina as regras do mercado de alimentação animal, ainda que rara. O melhor caminho, continua sendo consumir alimentos produzidos na própria horta orgânica.

10 cenários que resumem 2050

  1. Haverá mais avós do que netos.

  2. A classe média na Ásia e na África Subsaariana vai superar os EUA e a Europa juntos.

  3. A economia global será impulsionada pelo consumidor não ocidental pela primeira vez na história moderna.

  4. Haverá mais riqueza global de propriedade de mulheres do que dos homens.

  5. Haverá mais robôs do que trabalhadores.

  6. Haverá mais computadores do que cérebros humanos.

  7. Haverá mais moeda virtual do que dinheiro em espécie.

  8. Haverá mais alimento sintético do que natural.

  9. As taxas de natalidade e de mortalidade serão reduzidas drasticamente.

  10. Os trabalhos físicos serão reduzidos e isso poderá implicar na atrofia muscular das pessoas, caso não sejam tomadas providências que evitem o chamado “comodismo tecnológico”. 

Desde o início, a Greenco sonha com um mundo mais sustentável. Esse desejo se transformou em uma marca. Assim deve ser o hoje e o futuro. Confira as novidades e as promoções!