Conheça os benefícios do poderoso óleo de coco!

O coco é uma fruta super-nutritiva! Por sua vez, o mercado de produtos orgânicos não para de inovar. E surgiu o milagoso óleo de coco, produto rico em triglicerídeos. O coco tem gorduras de cadeia média, aquelas metabolizadas de forma diferente das outras gorduras. Leia mais!

O coco é a terceira fruta mais consumida do Brasil, o quarto maior produtor de cocos do mundo!

A extração do óleo de coco é feita por prensagem, mas existem outros processos caseiros. Apresenta-se na forma de azeite ou de manteiga. Faz muito bem às pessoas da dita "terceira idade", pois fortalece o sistema imunológico, ajudando na absorção de nutrientes!

Tipos de óleo de coco

Virgem

Diferente do óleo de coco seco, esse tipo é mais conhecido como “copra”. Sendo um ótimo ingrediente culinário, faz apetitosos bolos, doces, cremes, molhos, mousses, sorvetes e chocolates caseiros. Quando a temperatura ambiente está mais baixa, o óleo de coco apresenta aspecto pastoso.

Refinado

Extraído de grãos de cocos secos, pressionados em uma prensa hidráulica aquecida. Praticamente, se obtém quase todo o óleo do coco, ou seja, mais de 60% do seu peso. Trata-se do óleo de coco "bruto" que, por sinal, não é apropriado para o consumo, porque contém contaminantes. Recomenda-se mais aquecimento e maior filtragem.

Hidrogenado

Tendo em vista que o óleo virgem e refinado derrete a uma temperatura de 24°C, alimentos contendo óleos de coco tendem a derreter em climas quentes. Por isso, é recomendável aumentar o ponto de fusão nos climas mais quente. Esse ponto de fusão do óleo de coco hidrogenado, varia entre 36 e 40 °C.

12 benefícios do óleo de coco

  1. Hidratante para os lábios: quando aplicado nos lábios, elimina rachaduras que aparecem mais no inverno.
  2. Previne e trata danos causados aos cabelos: trata os fios danificados, evitando a perda de proteínas. Serve, ainda, como um filme lubrificante.
  3. Melhora os níveis de gordura: reduz o colesterol total, baixando o risco de doenças cardiovasculares.
  4. Previne a doença de Alzheimer: age, diferente das gorduras saturadas de origem animal, pois possui ácidos graxos de cadeia média, os únicos absorvidos e metabolizados pelo fígado. Depois, esses ácidos são convertidos em cetonas, importantes fontes de energia alternativa para o cérebro.
  5. Melhora diabetes: o óleo de coco virgem ajuda muito na melhora dessa doença. Ele reduz, drasticamente, o nível de glicemia em jejum, aumentando a tolerância à glicose.
  6. Evita gengivite e formação de placa nos dentes: ótimo adjuvante na diminuição da formação de placa e inflamação da gengiva. Forte aliado na higienização bucal diária.
  7. Aumenta a oleosidade da pele: ninguém gosta de ter pele áspera ou ressecada. Essa anomalia epidérmica que contagia muitas pessoas, geralmente, está associada ao mau funcionamento da barreira de proteção natural da pele. O óleo de coco é ótimo hidratante para a pele porque apresenta efeitos antissépticos duradouros, sendo mais eficaz que óleos minerais.
  8. Limpa integralmente a maquiagem: basta um cotonete embebido com um pouco de óleo de coco, para retirar toda a maquiagem da pele. Além do mais, irá hidratar sua pele! O resultado será ainda melhor, quando você misturar o óleo com a borra de café!
  9. Queima as calorias: ingerir regularmente óleo de coco ajuda a queimar as calorias. Melhor que muito remédio que presta a essa função. O óleo de coco deve fazer parte da receita de todo regime para emagrecer!
  10. Mata microorganismos nocivos: o ácido láurico, presente no óleo de coco, ajuda a matar patógenos nocivos, como bactérias, vírus e fungos. Essa ação germicida, potencialmente, ajuda a prevenir infecções.
  11. Reduz a fome: que tem o costume de beber óleo de coco, observa que ele ajuda a diminuir a fome. Aliado às qualidades do produto, seu regime será ainda mais eficaz. O responsável por isso, é a presença dos ácidos graxos. O processo está relacionado à forma de metabolização das gorduras, pois cetonas ajudam a reduzir o apetite.
  12. Eleva o bom colesterol (HDL): por causa das gorduras saturadas naturais presentes no óleo de coco, a presença de HDL irá aumentar no seu corpo. Além do mais, o óleo de coco pode ajudar a transformar o mau colesterol (LDL) em uma forma menos prejudicial à saúde, o que é muito bom para o coração!

A Greenco se empenha em divulgar o que a natureza nos oferece! Aproveite e verifique as camisetas personalizadas que divulgam o que é saudável e faz bem ao ser humano e ao meio ambiente!