Tenha sua hortinha doméstica, aprendendo a arte da jardinagem orgânica!
Se você é uma pessoa que gosta de uma alimentação saudável, tá na hora de ter sua hortinha particular. O assunto é jardinagem orgânica. Nada de fertilizantes ou pesticidas. Veja como se tornar seu próprio agricultor. Arregace as mangas e plante saúde!
Explorar o solo de forma indiscriminada, traz sérios problemas ecológicos, sociais e energia!
"A natureza é sábia, pois quando os homens destroem o solo, as matas se refazem! O esgoto contamina as águas do mar e ele reage, trabalhando para se descontaminar!"
Microrganismos e reações bioquímicas naturais ou cultivados em laboratório cuidam desses fenômenos.
Dessa forma, cientistas sensatos aprendem com a natureza e direcionam suas pesquisas para protegê-la.
Se você é uma pessoa consciente, comece logo sua plantação, seguindo essas regrinhas básicas:
- Selecione as plantas que podem melhor se adaptar no seu jardim. As plantas ficam felizes quando sentem a energia positiva do lugar: o astral do ambiente!
- Não escolha as plantas que exigem a presença do sol direto. O mesmo com relação à umidade. O meio-termo, nesses casos, é o ideal.
- A cobertura vegetal no seu jardim, pode ter várias finalidades. Ela combate ervas daninhas, conserva a água, regula a temperatura do solo, alimenta o solo e impede a erosão.
- Crie uma espécie de diversidade no seu jardim. Uma mistura bem variada de plantas vai atrair insetos mais benéficos.
- Conheça bem suas plantas, a fim de ser capaz de detectar eventuais problemas com elas, porque, como todos sabem, a natureza é cíclica e aprender como funcionam as mudanças sazonais modificam suas plantas. E você vai poder antecipar problemas.
5 benefícios da jardinagem orgânica:
- Sabor - Mesmo que todas as frutas e verduras não tenham as mesmas características orgânicas e visuais, no seu jardim orgânico, elas serão bem mais deliciosas do que aquelas que você compra no super-mercado ou no sacolão. Nada melhor do que frutas fresquinhas tirada do pé ou verduras colhidas na hora sem o emprego de pesticidas e similares! Nada de cozinhar! Tem que comer as hortaliças diretamente do seu jardim!
- Saúde - Como a jardinagem orgânica dispensa qualquer agrotóxico, seus frutos e legumes não vão prejudicar sua saúde. Ao contrário, porque foram colhidos diretamente da terra, naturalmente, sem “ajuda química”! Não se esqueça do velho ditado, "nós somos o que comemos".
- Economia - Plantar seu próprio jardim orgânico, vai fazer você economizar, porque, é claro que o custo dos alimentos será bem inferior aos praticados por lojas que vendem produtos orgânicos. Se bobear, sua economia poderá ser de até 50%! Além do mais, você vai evitar gastar combustível e, melhor de tudo, estará livre do stress do trânsito!
- Espírito - Pergunte a qualquer jardineiro, o que ele sente quando está lavrando o solo, plantando sementes, ou puxando as ervas daninhas do jardim! Você poderá ouvir respostas mais ou menos assim: "é o momento em que estou conectado comigo mesmo e com a natureza!”; "trabalhar com o solo e ver meu jardim crescer, me faz sentir que sou parte de algo maior!"; "esta é minha hora de orar ou de meditar...".
- Meio-Ambiente - como a jardinagem orgânica dispensa a utilização de agrotóxicos, inseticidas químicos, herbicidas, ou fertilizantes, então, nenhum produto químico vai se misturar com a água que você usa e assim, além das plantas, aves, insetos e os animais, não serão prejudicados. E mais, o perigo de erosão em terrenos vizinhos, além do seu, não ocorrerá, por causa, justamente da nutrição constante do solo. Em outras palavras, a jardinagem orgânica beneficia o ecossistema maior. Um jardim orgânico saudável é, por natureza, um lugar diversificado, cheio não só com legumes, mas flores, pássaros, insetos, anfíbios, abelhas e borboletas. É um porto seguro para os seres vivos, por isso, está em equilíbrio perfeito com a natureza!
Algumas curiosidades:
- Na China, as pessoas têm crescido com comida organicamente idêntica à alimentação de 4 mil anos atrás!
- Em 1945, um homem chamado Albert Howard escreveu um livro intitulado, "O Solo e a Saúde".
- A linha-mestra do livro é: solo saudável dá origem a plantas saudáveis, que dão origem a pessoas saudáveis.
Até as formigas ajudam na jardinagem orgânica!
Você sabia que as formigas, ao que contrário do que muita gente pensa, são benéficas para seu jardim e para as plantas? As saúvas não se alimentam das folhas coletadas. Na verdade, elas as utilizam para que fungos se desenvolvam para servir de alimento.
A título de comparação, é como se as saúvas fizessem um "curral" de fungos para posterior abate e consumo. É graças ao consumo desses fungos, entre outros fatores, que o solo mantém-se sempre nutrido e arejado.
Caso haja uma infestação de saúvas em seu quintal, descubra a trilha delas! Observe quais espécies elas estão atacando e use esta descoberta para melhorar as condições do seu jardim. Note que, no entorno da trilha que as saúvas fazem, geralmente em um gramado, não há ramos, flores, plantas!
Plantas medicinais e alimentícias podem ser cultivadas na jardinagem orgânica!
São utilizadas para produção de repelentes naturais, sucos, chás, saladas e demais produtos orgânicos. O princípio básico da agricultura natural consiste na liberação plena da potencialidade das forças naturais do solo.
Consumir alimentos sintéticos, seria como tentar sobreviver ingerindo pílulas de vitamina.
A partir da jardinagem orgânica, você fica ainda mais conectado com a natureza! Como tudo na Greenco é orgânico, confira aqui as camisetas orgânicas, que vão cair no seu gosto!