Aprenda a plantar com técnica e muito amor!
Plantar é uma arte que requer técnica e pesquisa, para se aprimorar com as novidades que sempre surgem. Como a utilização de pesticidas continua alta, o jeito é se alimentar do que se planta. Ou conhecer a origem do alimento. Conheça alguns macetes para plantar assim!
Num país onde a natureza foi tão pródiga, ensine as crianças a plantar também!
No solo deste país, em se plantando, tudo dá! Quanto mais alimentos naturais e menos industrializados, melhor para a saúde e para o meio ambiente!
Do que adianta saborear seu vegetal favorito, para depois ficar sabendo que foi aplicado agrotóxico no seu cultivo! Então, o jeito é pesquisar a procedência antes de comprar qualquer alimento!
A boa notícia para interromper essa corrente de agrotóxicos: já existe fertilizante natural. Trata-se de um composto que substitui o glisofato, principal ativo dos pesticidas.
Continua alta a agricultura de verduras que levam pesticida!
Alimentos que recebem pesticidas no seu cultivo:
-
Alface
-
Abacaxi
-
Beterraba
-
Cenoura
-
Morango
-
Pepino
-
Pimentão
A solução é a produção própria ou conhecer a origem dos alimentos que consome.
Não se discute que ter a própria plantação de frutas, legumes e verduras, ainda é um esporte caro. Mas, se a moda pega, a tendência, é baixar os preços dos alimentos mais convencionais!
“Quanto maior a procura, menor o custo de produção e de comercialização. Desse modo os produtos orgânicos estarão ao alcance de todos, ocm a própria horta ou conhecendo a procedência!”
Apesar da tendência dizer o oposto, ainda se consegue achar produto orgânico com preços legais. Pesquise melhor. Muitos bairros contam com vendinhas ou feiras de orgânicos com preços bem atraentes. E você ainda pode entrar nessa parada, vendendo o que produzir! Todo mundo ganha!
Etapas para começar a própria horta:
- Escolha do local: primeiro de tudo, escolha onde sua hortinha vai ficar. O lugar escolhido deverá receber luz solar pelo menos durante 5 ou 6 horas por dia. Evite locais onde bate muito vento.
- Tipo de solo: o solo deve ser “fofo” para que a entrada de nutrientes coincida com o crescimento do sistema radicular. Não deixe de irrigar a terra, periodicamente, mas não a deixe encharcada para que não ocorra a proliferação de fungos ou bactérias. Para plantar em vasos, use a terra que é conhecida como substrato, que já é preparada, isto é tem a adubação orgânica correta.
- Tipo de adubo: existem vários tipos de adubaçãoe Bokashi é nome do adubo orgânico, rico em nutrientes. Outro tipo de adubação pode ser feito com casca de ovos ou borra de café, dentre outros.
A arte de plantar!
- Revolva a terra de forma a esta estar preparada para receber as sementes de orgânicos;
- Misture o adubo ou a compostagem orgânica, na terra preparada;
- Com um ancinho alise toda a terra de forma a que ganhe um contorno arredondado;
- O seu canteiro tem que ficar 20 cm acima do nível do terreno;
- A largura do canteiro deverá ser no máximo 1,20 m.
- Capine sempre que necessário para retirar ervas daninhas que podem querer roubar os nutrientes da galera que você plantou.
- Faça um monitoramento do crescimento das plantas. É legal registrar e fotografar o processo de desenvolvimento do seu futuro alimento!