Amazônia: o que você pode fazer por ela?

O dia 5 de setembro foi escolhido para ser o dia da Amazônia, porque é a data da criação da Província do Amazonas (hoje, estado do Amazonas), em 1850, portanto, exatos 170 anos atrás. A data, claro, é simbólica. Devemos lembrar da Amazônia o ano inteiro, pelo que representa para o Planeta Terra! Você quer ajudar a Amazônia?

O momento para lembrar da Amazônia e sua importância vital, não é só de reflexão, mas de ação!

Essa imensidão verde, corresponde a um conjunto de ecossistemas que envolve a bacia hidrográfica do Rio Amazonas e Floresta Amazônica.

A data de 5 de setembro reforça o convite para "olhar com olhos" mais atentos e fiscalizar melhor, pois ainda é dado tratamento secundário pelos governantes há tempos. Entra governo, sai governo e o desprezo não muda.

Medidas mais rígidas precisam ser tomadas já. E essa responsabilidade não é somente das autoridades, mas de todos que se engajarem nessa luta!  

O desmatamento e o avanço da exploração agrícola (conversão ilegal da floresta em pastagens e áreas de agricultura) na Amazônia, além de outras ilegalidades, como exploração de mão de obra escrava, tráfico de drogas e garimpo ilegal, ameaçam as comunidades de ribeirinhos e de indígenas que nela residem. 

A ameaça se estende ao ecossistema da região, como a  fauna e a flora, gerando desequilíbrios e crises ambientais, sem precedentes no local e em todo o mundo!

Qualquer mudança no ecossistema da Amazônia, deflagra o aumento das secas e daí, acontecem as reações em cadeia, como aquecimento fora do normal do planeta, aumento da pegada de carbono, dentre outros impactos graves ao meio ambiente. 

Em outras palavras, é preciso dar um basta contra os desmandos causados não só por brasileiros mal intencionados, mas por estrangeiros exploradores e inconsequentes, pois se as perdas continuarem nesse ritmo alarmante, as florestas deixarão de existir e esse desequilíbrio vai refletir em todo o planeta.

Felizmente, nem tudo está perdido...

Por sorte, como a Amazônia é um mundo verde grandioso, ainda estão intactos em torno de 80% da sua floresta!


Mas, não é hora de cantar vitória, porque os criminosos só vão parar se houver maior vigilância e rigor nas penalidades contra esses vândalos que destroem a natureza e se esquecem que estão comprometendo seu próprio futuro.

Alguns dados sobre o poder colossal da Amazônia:

  • A Floresta Amazônica possui uma área de 5,5 milhões de quilômetros quadrados (2,1 milhões de milhas quadradas) que é superior à área de todos os países da União Européia e equivale a mais da metade dos Estados Unidos. 

  • O Rio Amazonas, com todos os seus afluentes, contém 20% da água doce que flui do mundo.

  • Mesmo cobrindo cerca de 4% da superfície da Terra, a Amazônia contém um terço de todas as espécies de plantas terrestres, animais e insetos conhecidas.

  • Somente a floresta, produz mais de 50% de toda a chuva que cai na região amazônica e, certamente, afeta os padrões de chuva fora da América do Sul.

  • A floresta amazônica pode abrigar cerca de 30 milhões de pessoas. Cerca de 1,6 milhão desses habitantes são indígenas e pertencem a mais de 400 tribos diferentes. 

  • A fauna da região amazônica conta com mais de 30 milhões de espécies e a flora é  constituída por árvores, ervas, arbustos, lianas e trepadeiras. Algumas espécies, desconhecidas, por conseguinte, não foram catalogadas pela ciência botânica.

A Amazônia não é só importante para o mundo inteiro, mas também paras as comunidades que, como os ribeirinhos, sobrevivem dela!

Por se tratar de um ecossistema frágil que requer permanente vigilância, a Floresta Amazônica depende de seu tamanho maciço para sobreviver.

O desmatamento sem fiscalização, tem por motivo a extração de madeira clandestina que enfraquece a capacidade da floresta em produzir chuvas e resguardar sua fauna e flora. Sem contar o risco que correm indígenas e populações ribeirinhas que vivem no local!

Como resultado, caso as providências não sejam tomadas o mais rápido possível, até 65% da Amazônia corre o risco de se transformar em savana nos próximos 50 anos.  

Assim, todos devem, sim, comemorar, o dia da Amazônia e, apesar dos pesares, agradecer que esse mundo verde continua resistindo bravamente aos maus tratos dos irresponsáveis e criminosos. 

Saia da zona de conforto e faça a sua parte:

Fundação Amazonas Sustentável

Salve a Amazônia

SOS Amazônia

Faça a sua parte, como a Greenco e grite ao mundo que você está nessa luta para preservar um dos maiores tesouros do Planeta Terra! Não cruze os braços e espere pelo pior! Aproveite o embalo e compre sua camiseta em homenagem a Amazônia! 

 

Amazon t-shirt