A forte influência da música na atividade física!

A música exerce forte influência durante uma atividade física, porque suas ondas sonoras ajudam a equilibrar a adrenalina com as endorfinas que rolam na hora do exercício. Esse processo aumenta a disposição, aliada com o prazer. Veja como isso acontece. 

A música estimula a energia criativa e sua influência se estende a todos os seres vivos! 

No esporte, a música aumenta o rendimento do esportista, pois aumenta a produção de endorfias. A freqüência cardíaca aumenta, devido ao estímulo no sistema endócrino, liberando mais hormônios.

Em outras palavras, quando toca uma música que agrada, ocorre um aumento da oxigenação dos tecidos musculares do atleta, fazendo com que sua resistência aumente.

Testes foram feitos com voluntários, a fim de obter uma medição mais acurada da influência da música. Eles revelaram que a utilização dos fones de ouvido durante o treino, ajuda os atletas a suportarem treinos mais pesados, mesmo que estejam apresentando sinais de exaustão física.

Zanolli, um famoso pesquisador britânico em fisiologia, verificou que:“Em exercícios de baixa intensidade, a música pode inibir a sensação de cansaço, tornando o treino mais prazeroso. Para ele, esse “desligamento”, conhecido como uma espécie de dissociação, reduz em 10% a percepção de esforço durante uma corrida na esteira, realizada numa intensidade de até 75% da freqüência cardíaca máxima.”.

    A forte influência da música, está relacionada ao bioritmo dos seres humanos!

    As trilhas sonoras não são nada mais, do que caminhos rítmicos e emocionais a serem percorridos pelos ouvidos e filtrados pelo cérebro.

    Música: fundamental na inspiração e na transpiração!

    A musicóloga, Cynthia Tibea, tem uma observação interessante sobre a influência da música na atividade física: “Todo ser humano é dotado de ritmo, que se manifesta antes mesmo do nascimento, através dos batimentos cardíacos, depois pela respiração, pela fala e que está presente também nas formas básicas de locomoção. Por isso, o ritmo é considerado um elemento da música que está mais associado ao movimento humano e, claro, de todo ser vivo. Isso acontece com mais intensidade ainda, durante a atividade física!”.

    Efeitos da música nas pessoas:

    • Sensação de felicidade

    • Ânimo elevado

    • Redução das emoções negativas

    • Nostalgia saudável

    • Ambiente descontaminado dos problemas externos

    Como a música tem relação com o estado psicofisiológico das pessoas, das plantas e dos animais, ela gera sensações que influenciam no desempenho individual!

    Sinta a vibe da música na coleção de rock da Greenco e nas outras produções! Entre nessa frequência e ative sua sintonia fina!