5 formas de ensinar sustentabilidade para crianças em casa

Veja como é possível ensinar sustentabilidade desde cedo para as crianças, desenvolvendo a consciência ambiental de toda a família. 

As crianças são o futuro. Parece clichê, mas é a verdade: os pequenos da Geração Alpha atual serão os tomadores de decisão, consumidores e principais atores da nossa sociedade daqui a poucos anos.

Por isso, educar as crianças sobre sustentabilidade é importante não apenas para melhorar a vida delas e de suas famílias, mas sim de todos nós, gerando impacto no futuro coletivo.

Como ensinar os filhos sobre sustentabilidade? 

Ao mesmo tempo em que as escolas têm uma grande responsabilidade na formação das crianças como cidadãos com consciência ecológica, é em casa que os pequenos aprendem a partir de exemplos e criam hábitos que levarão para o resto da vida. Por isso, a família também tem uma função importante na educação para a sustentabilidade.

 A seguir, veja 5 maneiras de incentivar hábitos sustentáveis e estimular as crianças a desenvolverem o cuidado com o meio ambiente desde cedo: 

1. Reciclar o lixo 

Aprender a separar o lixo para a coleta seletiva é um passo importante para as crianças refletirem sobre o que acontece com aquilo que consumimos, ou seja, que todos nós produzimos resíduos e isso tem impacto direto no planeta. Ensine a criança a separar o lixo reciclável do orgânico e converse com ela sobre a importância desse hábito. 

2. Prestar atenção à alimentação 

Falando em consumo, aquilo que comemos também tem impacto no meio-ambiente. Desde cedo, a criança pode ser incentivada a optar por alimentos naturais, menos industrializados e sem embalagens plásticas. Ir à feira, por exemplo, pode virar um passeio divertido e permite que a criança escolha alimentos que tenha curiosidade de experimentar. Outras formas de incentivar a sustentabilidade através da alimentação é ensinar a criança a reutilizar cabos de verduras e sementes para criar uma mini horta em casa. 

3 - Consumo consciente no dia a dia 

Além de cuidar do lixo e da alimentação, existem muito mais hábitos cotidianos de consumo consciente que são importantes para um modo de vida mais sustentável. A criança pode aprender a economizar água fechando a torneira para escovar os dentes, não tomando banhos demorados e reutilizando a água da máquina de lavar para lavar o quintal. A economizar energia, apagando as luzes, tirando carregadores da tomada e desligando aparelhos eletrônicos quando não estão sendo usados. Além disso, evitar o desperdício de qualquer recurso. Por exemplo, usando os dois lados do papel, ou não colocando no prato mais comida do que consegue comer. 

4. Brinquedos reciclados 

Latas de leite, garrafas pet, caixas de papelão e muitos outros materiais que seriam descartados no lixo podem virar brinquedos reciclados divertidos e educativos, que ensinam muito sobre sustentabilidade para as crianças. Até mesmo um rolo de papel higiênico, pode ser transformado em uma coroa de príncipe ou princesa, ou um bracelete do super-herói ou super-heroína preferidos. Veja aqui essas e outras ideias de brinquedos reciclados para fazer em casa com os pequenos.

5. Livros infantis sobre sustentabilidade

 

Ler para as crianças é uma forma de incentivar diferentes aprendizados em cada idade. Existem diversos livros infantis que tratam sobre ecologia e sustentabilidade com a linguagem das crianças, despertando o interesse dos pequenos. Uma dica é o livro personalizado Melhores Amigos do Planeta, uma história onde a própria criança vira personagem e participa de uma aventura que ensina sobre sustentabilidade, dando exemplos de cuidado com a natureza, reciclagem e economia de água. 

 

Este post foi produzido pelo blog Dentro da História (parceiro Greenco), dedicado a ensinar leitura, família, educação, diversão e atividades às crianças.