5 dicas para você curtir a Serra da Canastra!
Que tal um passeio na Serra da Canastra? Local maravilhoso, onde o ar da montanha é ainda mais puro. É o conhecido "ar das Alterosas"! A serra abriga a vegetação da sagrada Mata Atlântica e do Cerrado! Flora e fauna ricas! Conheça mais esse paraíso!
Na Serra da Canastra, o contato com plantas nativas, flores de rara beleza e animais silvestres, é direto!
De repente, você poderá dar de frente com um lobo guará, um tamanduá bandeira, um tatu canastra ou com um veado campeiro! É o habitat natural! de todos eles. Um paraíso, não?
Essa linda serra, atrai praticantes de esportes de aventura, como o trekking e toda galera que apoia o montanhismo consciente. No Parque Nacional da Canastra acontece uma das mais famosas festas juninas do estado e, quem sabem do país, porque faz parte do catálogo das festas mais populares do Brasil!
Se você é chegado numa cachoeira, na Serra da Canastra tem de montão!
Falando em cachoeira, a mais famosa delas é a Casca D’Anta, com 186 metros de queda, além de outras de menor porte, mas igualmente, lindas: Cachoeira do Rolinho, Cerradão, Gurita, Fundão!
O rio São Francisco nasce na Serra da Canastra!
5 dicas sinistras para você poder tirar o máximo do seu passeio "lá pirtim do céu":
- Escolha bem a época em que quer viajar - De novembro a março, é tempo de chuva na região e isso complica um pouco, se você for fazer trilha. O ideal, então, é viajar entre abril e outubro, que é o período da seca.
- Visite a Fazenda Agro Serra - Visitar a serra sem dar uma chegada numa das fazendas produtoras do famoso queijo Canastra, é um pecado imperdoável! Na Fazenda Agro Serra, é possível ver a fabricação dessa delícia mineira!
- A Casca d'Anta é de tirar o fôlego: Você vai ficar de queixo caído com a beleza da cachoeira Casca d'Anta. Sinistro! O macete é visitar a cachoeira, tanto pela parte baixa da serra, quanto pelo ponto alto, de onde se pode ver uma queda livre de 186 metros! Bom que o local é de fácil acesso, por uma das três portarias do Parque.
- Faça turismo de aventura - Para aproveitar ao máximo o contato e a energia da natureza, nada melhor do que estar o mais perto possível dela, concorda? Pelas inúmeras trilhas, você vai chegar poder ver as cachoeiras que permitem a prática do rapel e canoismo. A dica é ir na Cachoeira do Capão Forro e a Cachoeira do Nego, que fazem parte do circuito das cachoeiras da região. Outra dica legal são os passeios de motocross ou de jeep, serviços oferecidos pelos moradores da região.
- Conheça o Circuito Turístico da Serra da Canastra - Para completar o tour, visite as cidades que fazem parte do circuito, como São Roque de Minas, Araxá, Bambuí, Campos Altos, Ibiá, Medeiros, Perdizes, Sacramento, Tapira, Tapiraí e São João Batista do Glória. Vai poder conhecer novas cachoeiras, termas, fazendas centenárias e tudo o mais que compõe o rústico cenário da Mata Atlântica.
E agora, a grande estrela da Serra da Canastra!
Queijo Canastra: feito artesanalmente e com leite cru, super-puro!
O queijo é produzido há mais de 200 anos, sendo primo distante do queijo da Serra da Estrela, de Portugal.
A receita do queijo foi trazida pelos imigrantes da época do Ciclo do Ouro. Por causa do clima da serra, mais os pastos nativos e as águas cristalinas, o seu sabor é diferenciado! Este é forte, meio picante, denso e encorpado.
Desde maio de 2008, o queijo canastra é "Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro"!
Esse título foi concedido pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Então, galera, siga nossas dicas e boas aventuras nas alturas da Serra da Canastra, onde vai poder curtir energia pura e fortificante!