5 dicas para diminuir os impactos ambientais da volta às aulas
Chegou a hora de retornar às aulas. Momento de rever os amigos, voltar à escola depois de tanto tempo e aprender a conviver com novos hábitos. A conscientização agora é de todos. Veja o que você pode fazer para continuar ajudando na redução dos impactos ambientais. De boa!
O preparo emocional é tão importante quanto os protocolos sanitários na retomada às aulas pós-pandemia.
Não é fácil quebrar uma rotina e muito menos voltar à ela depois de um intervalo tão prolongado, não só pelo lado emocional, mas em termos educacionais que envolve tantos personagens.
O momento agora é de readaptação.
Pais voltam ao trabalho, crianças, adolescentes e adultos voltam às suas escolas. A volta é gradativa até que a nova rotina esteja bem assimilada. Em outras palavras, é tempo de “ressignificar”, de assumir novas posturas e de curtir plenamente o novo ciclo que se inicia.
Ressignificar é atribuir um novo sentido à vida, a partir de uma nova visão de mundo!
Ressignificando novos valores com novos costumes e rotinas, em benefício próprio, dos outros e do meio ambiente.
Além das medidas de higienização obrigatória, hábito adquirido ao longo deste quase um ano de pandemia, todos terão que se “reinventar”.
Novos valores, nova visão de mundo! Nova escola!
Momento de agradecer aos profissionais de ensino que, heroicamente, participaram do processo e venceram!
A situação foi - está sendo - semelhante no mundo inteiro. E a volta à normalidade, começa pela volta às aulas e, gradativamente, às rotinas do dia-a-dia. Sem pressa, sem ansiedade e com a colaboração de todos.
As medidas seguem às leis vigentes em cada país, mas as regras de higienização, não aglomeração e vacinação, são para todos.
Em outras palavras, em todos os lugares do planeta, o retorno terá que seguir um rígido protocolo de saúde e higiene no interior das escolas:
- novas carteiras com proteção nas salas
- tendas de desinfecção dos alunos na entrada
- controle de temperatura
- uso de máscaras
- lavagem de mãos
- instalação de torneiras
- diretrizes em caso de notificação da contaminação de alunos ou professores após o reinício das aulas.
5 dicas para diminuir os impactos ambientais da volta às aulas:
-
Uniforme: usar roupa feita de algodão orgânico, sustentável, além dos sapatos ou tênis.
-
Material escolar: levar lapiseira com borracha; cadernos com papéis reciclados; fichário de qualidade feito de material reciclado. Enfeitar o fichário, os cadernos e os livros com retalhos descartados.
-
Material descartado: coletar os papéis das provas antigas e juntar tudo num só pacote, para dar força aos catadores do bairro.
-
Livros antigos: promover uma campanha na escola para doar livros didáticos aos colegas mais carentes ou a instituições onde sua distribuição a quem precisar, é garantida.
-
Merenda: levar prato, copo e canudinho próprios, feitos de alumínio ou de material reciclável (biodegradável).
Então, é vida que se segue! Arregace as mangas e bola pra frente porque atrás vem gente! Levanta e sacode a poeira porque a escola destá de volta!