Dia 27 de maio é o dia da Mata Atlântica! Sua preservação é vital para todos!

Dia 27 de maio é o dia escolhido para não só homenagear a Mata Atlântica, como também para se engajar na luta contra o seu desmatamento e recuperar o que já foi degradado. Faça a sua parte, porque ainda dá tempo!

A Mata Atlântica é um dos biomas mais antigos do Brasil e que está vivo (ainda) há mais de 70 milhões de anos!

O dia 27 de maio foi escolhido, para homenagear Padre Anchieta que, nessa mesma data, no ano de 1560, escreveu a “Carta de São Vicente”, onde descreve, pela primeira vez, as belezas das florestas tropicais do Brasil!

“Floresta Ombrófila”: nome científico da Mata Atlântica 

"A Mata Atlântica é um mundo verde que corresponde a 15% do território brasileiro. Está distribuída em 17 Estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe), pegando uma parte da Argentina e Paraguai."

Apesar da grande importância econômica e ecológica, trata-se do bioma mais degradado do Brasil, restando apenas 12,4% de floresta virgem ou seja, ainda intocada pelo homem.

Grande parte da distribuição geográfica da Mata Atlântica é pela costa do Oceano Atlântico, daí o seu nome.

Segundo ambientalistas e pesquisadores, parte da devastação da Mata Atlântica, tem suas origens no surgimento dos grandes centros urbanos  e, infelizmente, por causa das máfias que se "locupletam" em detrimento do meio ambiente e das pessoas ou até mesmo, por causa de uma fiscalização ineficiente  (ou corrupta).

A Mata Atlântica ainda preserva cerca de 370 espécies de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes! Mas, muito deles estão ameaçados de extinção, caso não sejam tomadas providências para deter a matança e outros desequilíbrios ecológicos.

Quanto à flora, estima-se que existam na mata mais de 15 mil espécies. Dessa quantidade, 218 são de famílias diferentes de samambaias e licófitas.

Para que você tenha ideia da imensidão da Mata Atlântica, sua extensão territorial corresponde à França e Espanha juntas!

Por sorte, valorosas instituições e organizações não-governamentais lutam pela preservação e proteção da Mata Atlântica!

A fim de incentivar a presença de outros heróis nessa luta, várias iniciativas foram tomadas. Elas visam estabelecer objetivos e metas para a recuperação das áreas degradadas.

A agenda de proteção da Mata Atlântica inclui:  

  • Recuperação das nascentes e da biodiversidade no Maciço Central de Vitória, realizando atividades de reflorestamento envolvendo escolas e comunidades

  • Disseminação da prática da meliponicultura (criação de abelhas nativas sem ferrão, importantes polinizadoras da Mata Atlântica)

  • Promoção de cursos de Educação Ambiental com foco em resíduos sólidos

  • Realização de caminhadas ecológicas, banho de floresta, campanhas para angariar recursos do setor privado e outros eventos para incentivar a proteção do bioma.

Preservar a Mata Atlântica significa proteger as comunidades locais, os animais e as plantas! 

Os 6 maiores benefícios que a Mata Atlântica nos lega:

  1. Regula o fluxo dos mananciais hídricos
  2. Assegura a fertilidade do solo da região
  3. Controla o equilíbrio climático
  4. Protege escarpas e encostas das serras
  5. Produz alimentos e plantas medicinais
  6. Gera renda para os nativos, graças ao ecoturismo local

Participe dessa luta! Não permita a destruição lenta e inconsequente desse paraíso que abriga a vida e ajuda o mundo a respirar melhor.

Faça ecoar este dia 27 de maio e o transforme em todos os dias da Mata Atlântica. Dessa forma, sua ajuda poderá evitar catástrofes ecológicas, econômicas e sociais!