13 alimentos que podem baixar e regular o açúcar do seu sangue

O excesso de açúcar no sangue é uma porta aberta para doenças, como diabetes, por exemplo. Uma dieta suplementada por alimentos que ajudam equilibrar o controle do açúcar no sangue, já será um bom começo. Leia mais para conhecer melhor os segredos de uma alimentação saudável.

 

Consumir alimentos que combatem o excesso de açúcar no sangue, é a melhor alternativa para evitar doenças graves e sobrepeso. 

Existem alimentos que, além de baixar a taxa de glicose, trazem inúmeros benefícios para a mente e para o corpo. Essa é a melhor forma de evitar remédios e até suplementos ditos naturais que podem ter efeitos colaterais, dependendo da resposta de cada organismo.

Assim, faça suas escolhas e acrescente na sua dieta diária um ou mais desses desses 13 alimentos:

1 - Brócolis

Melhor consumir brócolis, picado ou moído, a fim de evitar a reação entre o composto glucosinolato e a enzima mirosinase. O suco de brócolis tem efeito antidiabético, pois ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina, reduzindo, consequentemente, o excesso de açúcar no sangue, além dos marcadores de estresse oxidativo. 

2 - Frutos do mar

Os frutos do mar mais indicados para ajudar a reduzir a taxa de açúcar no sangue, são peixes e mariscos, fontes de proteína, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e antioxidantes. Esses alimentos retardam a digestão, porque evitam os picos de açúcar no sangue após a refeição, além de equilibrar a perda excessiva de gordura corporal.

3 - Abóbora

A abóbora (e sementes) é um poderoso antioxidante. No México e no Irã, por exemplo, ela é um remédio natural para diabéticos. A fruta é rica em carboidratos, chamados polissacarídeos, super importantes na função de equilibrar o nível de açúcar no sangue. Suas sementes moídas produzem um vigoroso extrato com inúmeras funções, como perda de peso, aumento da massa muscular e outros benefícios para o corpo.. 

4 - Amendoim e amêndoas 

Um estudo feito com 25 voluntários com diabetes tipo 2, demonstrou que o consumo diário de amendoins e amêndoas, pode suplementar uma dieta pobre em carboidratos, que ajuda a reduzir o açúcar no sangue em jejum ou pós-refeição. O mesmo se aplica às nozes e sua manteiga.

5 - Quiabo

Fonte de compostos, polissacarídeos e antioxidantes como os flavonóides, importantes redutores de açúcar na corrente sanguínea. O polissacarídeo do quiabo, chamado rhamnogalacturonan, é considerado um poderoso composto antidiabético. Na Turquia, a semente de quiabo é considerada poderoso remédio contra muitas doenças.

6 - Linhaça

As sementes de linhaça são ricas em fibras e em gorduras saudáveis que combatem o diabetes tipo 2. Numa experiência feita com voluntários, aqueles que consumiram, diariamente, 200 gramas de iogurte contendo 30 gramas de sementes de linhaça,  tiveram diminuição de açúcar no sangue, em comparação com aqueles que consumiram iogurte comum.

7 - Feijões 

Feijões são ricos em nutrientes, magnésio, fibras e outras proteínas. As fibras e o amido ajudam a retardar a digestão, melhorando a resposta do açúcar no sangue após as refeições. Uma experiência em 12 mulheres divididas em 2 grupos, mostrou que feijão preto e grão-de-bico, reduziu os níveis de açúcar no sangue do primeiro grupo, quando comparado com as mulheres do segundo grupo que consumiram somente arroz.

8 - Chia 

O consumo diário de sementes de chia já foi comprovado que reduz o açúcar no sangue, devido à melhora da sensibilidade à insulina. Por isso, a chance de contrariar diabetes fica mais difícil.

9 - Abacate

O abacate é rico em gorduras saudáveis, fibras, vitaminas e minerais. Estudos descobriram que a fruta, além da redução do açúcar na corrente sanguínea, protege contra o desenvolvimento da síndrome metabólica, conjunto de condições que inclui a pressão alta e outras doenças cardíacas.

10 - Aveia 

O alto teor de fibras solúveis contido no farelo de aveia, ajuda bastante da redução do nível de açúcar no sangue. O alimento, além de ajudar na digestão, pode ser adicionado em outros tipos de comidas, como por exemplo, na banana amassada e assim por diante. Sua criatividade é quem manda.   

11 - Frutas cítricas

Embora muitas frutas cítricas sejam doces, elas são consideradas de baixa glicemia e, por isso, não aumentam a taxa de açúcar no sangue. As laranjas e toranjas possuem fibras, além de compostos vegetais como naringenin, que é um polifenol com propriedades antidiabéticas poderosas.

12 - Ovos

Os ovos, contrário ao que já foi erroneamente propagado, são ideais para a redução de açúcar no sangue, porque são fontes de proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e antioxidantes. 

13 - Maçãs

As maçãs contêm fibras solúveis e compostos vegetais, como a quercetina, ácido clorogênico e ácido gálico que ajudam a reduzir o açúcar no sangue e proteger contra riscos de doenças, como o diabetes. 

Estes são os 13 alimentos recomendados para pessoas que têm o costume de ingerir açúcar em excesso, correndo o risco de contrair diabetes ou outras condições que afetam a boa saúde. Em síntese, qualquer dieta somente terá valor se você conseguir equilibrar o controle do açúcar no sangue.