10 benefícios do café cientificamente comprovados

Tempo estimado de leitura: 3 minutos
São poucos no mundo os que não apreciam um cafezinho, não importa a hora ou de como é servido: doce, amargo, quente ou frio. E, para coroar, ele tem muitos benefícios. Continue lendo e conheça 10 deles. Antes, passe seu café, porque o aroma está no ar!

O café pertence à família botânica Rubiaceae. São mais de 500 tipos e milhares de espécies.

Coffea arabica (café arábica) é a espécie mais produzida no mundo e sua qualidade tem a ver com o modo de torrefação. Fazem a diferença também os compostos do grão, como proteínas, lipídios, carboidratos e outros.

A cafeína é uma das substâncias psicoativas mais populares do mundo.

Por isso, a cafeína é a commodity mais negociada do que o chá e os refrigerantes de cola. Se consumida com moderação, a cafeína é um estimulante benéfico para a saúde física e mental. 

O café mais caro do mundo é o café de civeta 

O  café Kopi Luwak é produzido na Indonésia e é produzido a partir das fezes de um marsupial chamado civeta que engole grãos de café, liberando na defecação.  O quilo do café de civeta custa mais ou menos US$ 2.880. Por outro lado, o movimento cruelty-free não aprova o tratamento dado aos animais utilizados para esse fim.

Top 10 do mundo em produção de café 

De acordo com a Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), de Franca, São Paulo, os 10 maiores produtores de café do mundo são: 

  1. Brasil

  2. Vietnã

  3. Colômbia

  4. Indonésia

  5. Etiópia

  6. Índia

  7. Honduras

  8. México

  9. Uganda

  10. Guatemala 

10 benefícios do café comprovados pela Ciência

1 - Problemas cardíacos

Uma pesquisa realizada com 140 mil pessoas na Harvard Public Health School, Estados Unidos, demonstrou que quatro doses/dia de café reduzem os riscos de insuficiência cardíaca.

2 - Emagrecimento

Um estudo publicado nos jornais, International Journal of Sports NutritionScandinavian Journal of Medicine and Science, revelou que a cafeína aumenta o nível de adrenalina no sangue, auxiliando na queima de gordura. 

3 - Problemas respiratórios

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café, a cafeína tem efeito broncodilatador, reduzindo a fadiga dos músculos respiratórios. Os consumidores moderados de café reduzem em 30% a chance de ter asma se comparados aos não-consumidores.

4 - Câncer

O Instituto di Ricerche Farmacologiche Mario Negri, na Itália, divulgou um estudo revelando que o consumo de café reduz em até 41% a inscidência de câncer de fígado, com relação a quem não consome a bebida.

5 - Memória

 A cafeína turbina a memória em até 24 horas após seu consumo. Essa foi a conclusão de um estudo conduzido pela University Johns Hopkins, Estados Unidos e publicado no periódico Neuroscience.

6 - Pedras nos rins

O cálculo renal é uma formação de massa sólida nos rins e nos canais urinários. A Universidade Católica do Sagrado Coração, na Itália, conduziu uma pesquisa envolvendo mais de 200 mil voluntários. Os consumidores de café reduziram em 31% o risco de ter pedras nos rins quando comparados aos não-bebedores..

7 - Depressão

A cafeína melhora o humor do seu consumidor, reduzindo as chances de uma eventual depressão. No estudo, conduzindo pela Harvard Public Health School, Estados Unidos, foi detectado que as mulheres que tomam de 2 a 3 xícaras de café/dia diminuíram em 15% o risco de depressão. 

8 - Mal de Parkinson e de Alzheimer

Um estudo publicado na Journal of Neuroinflammation mostrou que a cafeína protege o sistema nervoso central de substâncias químicas que afetam o funcionamento do cérebro.

9 - Acidente Vascular Cerebral

O consumo regular de café reduz as chances de ter AVC, devido ao seu efeito antioxidante. A conclusão foi revelada num estudo desenvolvido pela Nurses Health Study, Estados Unidos.

10 - Cérebro

Além de evitar as doenças acima citadas, a cafeína ajuda a disparar substâncias como a adenosina, aumentando a produção de dopamina, importante mediador cerebral, responsável por estímulos como o prazer.

Depois da água, o café é a bebida mais consumida no mundo, superando o chá, refrigerantes e os sucos!

 Curtiu os 10 benefícios do café cientificamente comprovados por instituições respeitadas no mundo inteiro? Se tomar seu cafezinho esperto sem exagero, pode ter certeza que sua expectativa de vida vai aumentar!

Agora, como bom amante de café, aproveite o embalo e clique abaixo para completar essa receita de puro sucesso! Alvíssaras!