Conheça 4 dicas para aderir ao veganismo. Que tal mudar seu estilo de alimentação?

Tempo estimado de leitura: 3 a 4 minutos

O veganismo tem três pilares: poupa os animais das crueldades humanas, ajuda o meio ambiente e faz bem para a saúde. Querendo mudar seu estilo de vida? Leia mais e conheça 4 dicas para entrar nesse mundo saudável.

 O Dia Mundial do Veganismo é comemorado em 1º de novembro. 

A origem do Veganismo

A mais importante instituição veganista do planeta, The Vegan Society, foi fundada em 1944. A ideia surgiu para aumentar as opções de alimentação, por causa da escassez que a Segunda Guerra Mundial provocou no mundo todo, principalmente na Europa.

A proposta do movimento veganista, contudo, vai muito além de somente a ingestão de vegetais. Seu objetivo, além de uma "dieta mais purificada", sempre será a luta intransigente pela emancipação dos animais, livrando-os do sacrifício para servir e satisfazer aos caprichos humanos.  

3 pilares do Veganismo

1 - Para os animais

Se os animais são seres sencientes, devem ter direito à vida. Ser vegano, significa não consumir nada que tenha origem animal, seja para alimentação, no vestuário, produtos de limpeza e de beleza (que tiveram animais como cobaia). Vale para peixes, crustáceos, insetos, aves e produtos lácteos em geral. 

Em síntese, a criação de animais para o abate ou para testes, não é apenas um ato insano de crueldade,  mas também causa danos irreversíveis ao ecossistema, como desequilíbrio da biodiversidade, escassez de água doce e poluição de uma forma geral.

2 - Para a saúde 

A dieta vegana, quando bem planejada, tem todos os nutrientes que o corpo humano necessita. Segundo estudos desenvolvidos pela British Dietetic Association e American Academy of Nutrition and Dietetics, não existe prova científica de que o ser humano necessita da proteína da carne. Uma dieta vegana é benéfica para manter a pressão arterial em níveis normais, baixar o colesterol, evitar o diabetes e alguns tipos de câncer.

Em síntese, o consumo de grãos integrais, frutas, nozes, sementes e vegetais, ricos de fibras benéficas, vitaminas e minerais, "purificam" o organismo humano.

3 - Para o meio ambiente

O consumo somente de plantas e seus derivados é uma forma de sustentabilidade, pois a produção de comida vegana só necessita de 1/3 da terra necessária se comparada com a dieta de carne e leite. O movimento vegano é, ainda, um dos grandes responsáveis pela redução da pegada de carbono.

Em síntese, com a crescente insegurança alimentar e hídrica global, devido a uma infinidade de problemas ambientais e socioeconômicos, o veganismo surge com uma salvação para o planeta e as pessoas. 

A dieta vegana é rica em proteínas

Mitos contra a dieta só de vegetais foram cientificamente derrubados

Está caindo por terra o mito que a proteína da carne não pode ser substituída pela vegetal. Ledo engano. Apesar de algumas diferenças, leia sobre 5 mitos sobre o vegetarianismo. O fato é que a indústria da carne e do vestuário à base de produtos animais, não querem perder espaço.

Vence o consumidor que perceber que a alimentação vegetal supre suas necessidades proteicas. A gota, por exemplo, é uma doença que pode ser amenizada com a redução do consumo de carne.

Para o bioquímico nutricional, Roger Williams, PhD, que cunhou o termo 'individualidade bioquímica', "o veganismo não pode ser visto como uma dieta que enfraquece as pessoas, porque, não existe um organismo rigorosamente idêntico ao outro. Em outras palavras, as pessoas requerem diferentes nutrientes com base em sua composição genética que é única,"

4 dicas para você entrar no mundo do veganismo:

  1. Pesquise seguro:  consulte fontes que sejam referendadas por pesquisadores sérios. Existem aproveitadores nessa área também como os chamados "greenwashers" (falsificam dados para obtenção de lucro fácil) que enganam os menos precavidos. Fique atento a eles.
  2. Consulte um profissional: antes de aderir a uma drástica mudança alimentar, é vital consultar um nutricionista que vai receitar a dieta ideal de acordo com seu biotipo após exames que detectarão suas carências nutricionais.
  3. Adquira produtos orgânicos de locais com reputação comprovada: somente compre produtos orgânicos ou frequente restaurantes veganos se esses forem referendados pelo mercado. Portanto, antes de frequentá-los, uma boa pesquisa também é recomendada.  
  4. Sempre existirá o mau-informado ou crítico ácido: quando um assunto é controverso, sempre receberá ataques de quem o ignora. A melhor dica, não é retrucar, mas mostrar a esse leigo o porquê está enganado. Forneça os links para que se inteire melhor sobre o veganismo e fale de seus benefícios indiscutíveis. 

Quem tem uma dieta vegetal e frugal se caracteriza por comer menos do que a média. Ou seja, se alimenta moderadamente ou come pouco. Isso é ótimo para o organismo. Não o força e as proteínas são iguais àquela alimentação pesada da dieta carnívora. Corpo leve significa mente livre e pronta para ter novas e produtivas ideias. Tente. Não custa muito. A escolha é sua.

 

    Confira a Coleção Vegan da Greenco e faça parte deste movimento. Os animais agradecem!