Setembro é o mês da moda e das flores! Aproveite!

Para os estilistas de moda, setembro é o mês mais importante do ano. É o momento em que novas criações são lançadas e quando as revistas especializadas montam suas maiores edições do ano. Novas tendências marcam o início da estação. Grandes desfiles vão rolar! Moda e flores: tudo a ver!

Tradicionalmente, os estilistas lançam novas coleções em setembro!

Novas tendências sao lançadas no mundo da moda, a partir de setembro. Para acompanhar as mudanças e os caprichos, o calendário da moda é seguido pelas agências das principais capitais do mundo.

A ideia de adotar o mês de setembro para os lançamentos surgiu porque a indústria percebeu que é na mudanças de estação que as pessoas procuram novas peças de roupas.

Nos lançamentos de setembro, os profissionais da moda se baseiam em 3 requisitos:

  1. Tipo de tecidos (reciclados, prontos, orgânicos)
  2. Pigmentos ideais para dar cores a esses tecidos
  3. Tecnologia e mão-de-obra especializada, além de outras técnicas de primeira linha na produção de roupas. 

A mudança de vestuário, acompanha as mudanças climáticas

Mesmo nos países, como o Brasil, onde as variações climáticas não são tão bruscas, o calendário de lançamento de coleções para setembro continua mantido.

Quando a tradição da moda começou?

Tudo começou a partir do século XIX, quando o estilista Charles Worth (1826–1895), instituiu a alta-costura, que a ideia do calendário da moda pintou. Ele sentiu a necessidade de mostrar as suas criações ao público ao promover os lançamentos das coleções em duas temporadas.

O sistema proposto por Worth, concentrava a criação de acordo com as estações, primavera/verão e outono/inverno. Mas, só foi nas edições de setembro, que as revistas de moda passaram a divulgar o trabalho dos estilistas e dos fabricantes. 

No Hemisfério Sul, o mês de setembro marca o início da Primavera, estação das flores que passou a ser uma espécie de "abre-alas" que saúda a nova temporada da moda!