Não permita a extinção das abelhas! Elas são importantes para o meio ambiente!

O crescimento desordenado de agriculturas intensivas, mais a urbanização do campo, são motivos, dentre outros, que contribuem para a extinção das abelhas. Isso é um grande prejuízo para a humanidade e para a natureza! Ainda dá tempo de evitar esse desastre ambiental! Veja como.

Eficientes polinizadoras, as abelhas ajudam, direta e indiretamente, na alimentação de pássaros, répteis, anfíbios e peixes!  

Além de colocar em risco a nutrição desses animais, uma eventual extinção das abelhas, também seria altamente prejudicial para a agriculttura.

Elas visitam as plantações de soja, coletam néctar contaminado e retornam às sua colméias. Se uma plantação estiver contaminada com agrotóxico, o envenenamento é iminente, pois o produto mata por contato e ingestão. E o desastre será em cadeia, pois qualquer outro inseto que encostar nessa abelha contaminada, morrerá também!

Na Europa e nos Estados Unidos, as abelhas também correm sérios riscos de extinção!

Um estudo encomendado pelos 28 países da União Européia, concluiu que os pesticidas representam um grave risco para diferentes tipos de abelhas, dentre eles o famigerado fipronil, apontado como assassino de milhões de abelhas. Na França, esse agrotóxico já foi banido para uso na agricultura.

Por sua vez, nos Estados Unidos o excessivo uso de herbicidas, diminuiu  a produção de mel em 9%. Os apicultores americanos também lutam para proteger suas colméias de parasitas, vírus e outras ameaças.

O herbicida "dicamba", é outro vilão responsável pela mortandade de abelhas! Tanto no Brasil, como nos Estados Unidos, ele já destruiu milhões de hectares de soja, milho e trigo!

No Brasil, a situação não é diferente!

Se no mundo, a situação não está nada legal para as pobres abelhas, o Brasil não fica atrás.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, cerca de 80% dos casos de mortandade de abelhas, são decorrentes da ingestão ou contato com o inseticida fipronil.

Esse produto é usado no país com o "objetivo" de proteger sementes de soja contra insetos, como o bicudo. O efeito colateral é devastador! Outros produtos à base de fipronil estão sendo usados na fase da floração da cultura.

Agricultura intensiva também contribui para a extinção das abelhas!

A agricultura intensiva ajuda a destruir árvores e arbustos, pois faz uso descontrolado de fertilizantes sintéticos e pesticidas!

O professor Dave Goulson da Universidade de Sussex, no Reino Unido, reforça esse alerta sinistro: “Deve ser uma grande preocupação para todos nós, pois os insetos estão no centro de toda teia alimentar, eles polinizam a grande maioria das espécies de plantas, mantêm o solo saudável, reciclam nutrientes, controlam as pragas e muito mais. Ame-os ou deteste-os, mas nós humanos não podemos sobreviver sem insetos”.

Simplificando, as abelhas mantêm plantas e culturas vivas! Sem elas, os seres humanos não terão muito que comer. Os cientistas estimam que 80% da biomassa de insetos, desaparecerá em 25 a 30 anos!

Ainda podemos salvar as abelhas?

Felizmente, já existem esforços para evitar a extinção das abelhas e de outros polinizadores. Uns anos atrás, foi criada pelo então Governo americano uma força-tarefa batizada de "Polinização Saudável” ou Pollinator Health Task Force.

Esse programa tem como escopo principal, o de incentivar apicultores com recursos adicionais, caso tenham prejuízos com suas criações. Na época foram liberados mais de 8 milhões de dólares para os apicultores. Não foi uma solução definitiva, pois cada um pode fazer a sua parte. 

Veja como você pode ajudar!

Crie seu próprio jardim para atrair os polinizadores! Quanto mais a diversidade de flores, mais serão chamadas as abelhas, beija-flor, dentre outros salvadores da natureza! 

A Terra é a nossa casa! O momento é agora para evitar a extição das abelhas! Não podemos permitir que o homem acabe com elas, por causa da sua ganância e irresponsabilidade! 

Proteger o planeta é tarefa que requer vigilância constante!

Uma das primeiras tarefas, é educar as crianças e outras pessoas sobre o problema. Mostrar-lhes como poderão contribuir para uma solução imediata e eficaz. Cada um colaborando da sua forma! Somente com essas atitudes, é que poderemos salvar as abelhas da extinção!

A Greenco tem camisetas em homenagem às abelhas. Vamos salvar abelhas, porque ainda dá tempo!