Dia Mundial do Meio Ambiente: lute hoje e sempre pela natureza!
O Dia Mundial do Meio Ambiente, também chamado de Dia da Ecologia, foi criado em 1972 pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, capital da Suécia.
O dia é celebrado de inúmeras maneiras, em mais de 100 países, quando são promovidas diversas ações que, depois, são replicadas ao longo do ano, como limpeza de praias, ruas, parques e plantio de árvores.
Não podemos mais “deixar para amanhã", o que pode ser feito hoje!
A sociedade precisa, de uma vez por todas, saber que a natureza não pode esperar mais! Sim, ações efetivas já vêm acontecendo com mais intensidade do que nunca, pois as informações atualmente atingem mais a população mundial. Por isso mesmo, esse momento se torna ainda mais crucial para que as ações tenham reflexo imediatamente e no futuro.
Se cada um, que esteja consciente da realidade ambiental, fizer da sua parte, certamente teremos mudanças significativas.
O momento não deve ser só de ação, mas de reflexão!
Todas as questões relacionadas ao meio ambiente e à ecologia, viraram questões fundamentais para a existência do mundo como um organismo vivo que serve de habitat para humanos, animais e plantas.
Essa preocupação pelo meio ambiente, apesar de não parecer, é antiga. Começou a se intensificar a partir da revolução Industrial, período que deu início ao desenvolvimento tecnológico.
No século XIX, o biólogo alemão Ernst Haeckel (1834-1919), precupado com os efeitos da revolução industrial no meio ambiente, criou formalmente uma disciplina que estudava a relação dos seres vivos com a natureza e, em 1866, propôs o termo "ecologia", um novo ramo da biologia.
A comemoração da data, é sempre um motivo forte para jamais nos esmorecermos! A luta não é só para que todos estejam conscientes de que o meio ambiente pede socorro, mas também contra os gananciosos que não querem saber de nada, a não ser na obtenção de lucro em cima da destruição gradual da natureza!
Todos devemos lutar em favor da conscientização em favor do meio ambiente e contra os ganaciosos que o destróem!
Chefes de estado, secretários, ministros e outras autoridades, têm a obrigação de oferecer à sociedade, instrumentos e meios, a fim de poder estabelecer regras rígidas de proteção e preservação dos recursos naturais. O objetivo é apontar caminhos para que todos lutem por um planeta mais sustentável.
Por que devemos nos preocupar com o meio ambiente?
Os alimentos que comemos, o ar que respiramos, a água que bebemos e o clima que torna nosso planeta habitável, são “presentes” da natureza. A preservação dos recursos naturais, já considerados como inesgotáveis, se tornou vital para o planeta e seus habitantes
Estamos conectados por uma rede complexa que faz reverberar cada ação que praticamos! É uma espécie de “efeito borboleta”: se estraga aqui, reflete acolá!
O que você pode fazer para ajudar a proteger o meio ambiente:
- Preservação das florestas: na época de seca, a situação das florestas, fica ainda mais perigosa, por causa das queimadas. Faça campanhas para prevenir a galera que gosta de parques para atentar aos cigarros jogados fora da lixeira, por exemplo.
- Limpeza dos rios, lagos e mar: verifique se o número de lixeiras nesses locais, é suficiente. Principalmente, em tempo de férias.
- Preservação da fauna e flora: animais e plantas que habitam a natureza, merecem respeito e especial atenção. Lute em sua defesa e impeça qualquer ação que venha prejudicá-los.
- Pescaria somente quando permitido: deixe bem claro aos seus amigos que gostam de pescar que isso deve ser feito somente quando for permitido e em quantidade pré-estabelecida. É terminantemente proibido pescar em época de reprodução dos peixes.
- Caçar em tempo algum: saia dessa roubada. Ninguém merece essa maldade que, além de tudo, pode apressar a extinção de uma determinada espécie. Que essa prática seja proibida onde ainda é permitido.
- Proteger todos os animais que sofrem: se souber de algum rodeio perto de onde você mora, vá em frente e lute para que ele não aconteça. O mesmo procedimento com relação a circos e zoológicos.
- Não jogar lixo na rua: dê exemplo e mostre que quando não existe lixeira por perto, a alternativa será guardar o lixo na bolsa, sacola ou no bolso, para depois descartá-lo em local apropriado.
- Evitar desperdício de água: a água é um bem natural tão precioso e sagrado que deve ser utilizado na medida certa para que não haja desperdício. Evite gastar água além do necessário. Um dia, você poderá precisar dela e ela estar escassa. Tente armazenar a água da chuva, reaproveitando-a para regar as plantas, por exemplo.
- Evitar consumo excessivo de eletricidade: adquirir o hábito de desligar a luz e os aparelhos elétricos que não estejam sendo utilizados, é fundamental para o meio ambiente, porque assim será evitado mais CO2 na atmosfera.
- Escolher alimentos orgânicos: optar por alimentação saudável, também gera menor impacto ambiental, porque esses são produzidos sem adição de produtos químicos que causam danos também à saúde.
- Escolher roupas, sapatos e cosméticos cruelty-free: grite um grande “não” para as empresas que não respeitam os animais e os usam como cobaias ou como fontes para produção de vestuário em geral.
Espalhe essa vibe e ajude o meio ambiente!
Promova debates públicos na sua região e difunda a educação ambiental nas escolas a partir do ensino fundamenta! Levante recursos financeiros e logísticos, com o apoio de voluntários dispostos a irem à luta, como você!